Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
Os antagonistas beta-adrenérgicos não seletivos, como o propranolol, são empregados com segurança em pacientes hipertensos e asmáticos, visto que o mecanismo de redução da pressão arterial correlaciona-se ao bloqueio dos receptores beta-1 adrenérgicos cardíacos e beta-2 adrenérgicos vasculares.Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
O captopril, inibidor da enzima conversora de angiotensina, reduz a conversão de angiotensina I em angiotensina II e isto, por sua vez, resulta em vasodilatação arteriolar e redução da resistência vascular periférica; logo, observa-se queda na pressão arterial de pacientes hipertensos.Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
A hidroclorotiazida atua no túbulo contorcido proximal, local responsável pela maior parte da absorção renal de sódio e água, no entanto, apesar da eficácia diurética clinicamente comprovada, a hipopotassemia, hipocalcemia e hiperuricemia configuram os principais efeitos adversos associados ao respectivo uso.Paciente, gênero feminino, 49 anos de idade, casada, bancária, IMC 31 Kg/m2, asmática, mas em tratamento, foi atendida no serviço de cardiologia do Hospital Universitário de sua cidade, queixando-se de fortes cefaleias de localização occipital associadas a escotomas cintilantes. A paciente mencionou que, há uma semana, procurou uma farmácia e aferiu a pressão arterial por três dias consecutivos, e os resultados revelaram aumento significativo na pressão arterial. Após a anamnese e aliado aos exames complementares, chegou-se ao diagnóstico de hipertensão arterial.
Considerando o caso clínico apresentado e com base nos fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir.
Enquanto a redução das correntes de cálcio nas artérias correlaciona-se ao mecanismo vasodilatador e antihipertensivo dos bloqueadores de canais de cálcio do tipo L, por exemplo, a nifedipina, a taquicardia reflexa, o edema maleolar e o rubor facial configuram as principais reações adversas associadas ao uso desse fármaco.Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A piperacilina, entre as penicilinas de uso hospitalar, compreende o representante da classe com maior espectro de ação contra infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa. Além disso, essa penicilina é comercializada em associação com o tazobactam, um inibidor de betalactamase, capaz de ampliar ainda mais o espectro de ação da piperacilina.
Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A gentamicina pertence à classe dos aminoglicosídeos, cuja ação bactericida está associada à inibição da síntese proteica bacteriana, no entanto, pode produzir ototoxicidade com emprego de doses fracionadas e elevadas.
Um dos grandes desafios dos farmacêuticos clínicos no ambiente hospitalar consiste na sugestão, padronização e atualização dos antibacterianos a serem empregados no tratamento das enfermidades. A respeito dos antibacterianos, julgue os itens a seguir. A associação de amoxicilina e claritromicina constitui uma manobra farmacológica efetiva no tratamento de gastrites e úlceras associadas à infecção pelo Helicobacter pylori, uma vez que a amoxicilina atua na inibição da síntese de parede celular bacteriana e a claritromicina na redução da síntese de proteínas.
Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A criança deverá tomar, a cada seis horas, 6 mL do medicamento prescrito pelo pediatra, totalizando 24 mL ao dia. Durante todo o tratamento, o farmacêutico deverá monitorar se a criança está tomando 240 mL do medicamento.Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Ao término do tratamento proposto pelo pediatra, o farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 720 mg do princípio ativo do medicamento prescrito, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL.Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.
De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O farmacêutico deverá monitorar se a criança tomou 210 mg do princípio ativo do medicamento, quatro vezes por dia, totalizando 280 mL ao completar a farmacoterapia prescrita pelo pediatra do hospital.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...