Questões de Farmácia do ano 2021

Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A depressão, transtorno psiquiátrico, é caracterizada por desânimo e perda de interesse. Este transtorno de origem multifatorial impossibilita o sujeito de desempenhar as atividades habituais com impacto direto nas relações intersubjetivas. É possível encontrar crianças e adultos de todas as classes sociais e econômicas vivendo com a patologia, ou seja, não há restrição de público. Estima-se que 20% da população geral tem risco de desenvolver o transtorno depressivo em algum período da vida, atualmente há mais de 350 milhões de pessoas convivendo com o transtorno.
Disponível em: AQUINO, Daniele Ramos de; CARDOSO, Rodrigo Alves; PINHO, Lucinéia de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019.
Em relação aos medicamentos utilizados para transtornos psiquiátricos, analise as proposições a seguir: I. O Carbonato de Lítio é utilizado no tratamento de distúrbios de humor, estando seu efeito relacionado com a redução da neurotransmissão de noradrenalina e o paciente que o toma deve ingerir bastante líquidos para favorecer sua eliminação do organismo. II. O Ácido valproico é considerado o fármaco de primeira escolha no tratamento do transtorno bipolar, podendo estar associado ou não com o uso concomitante de lítio ou carbamazepina. III. Dentre os efeitos colaterais dos antidepressivos triciclos estão a polidipsia e a hipertensão ortostática postural, em relação a esta última, o farmacêutico deve orientar o paciente a não executar movimentos bruscos ao se levantar ou abaixa. IV. Recomenda-se a ingestão de fluoxetina, um inibidor seletivo da receptação de serotonina, juntamente com alimentos para diminuir a possibilidade de náuseas. Este medicamento tem um tempo de meia-vida longo e sua retirada abrupta não causa problemas para o paciente. V. O citalopram é uma mistura racêmica, ou seja, a molécula quimicamente é capaz de polarizar a luz polarizada para a direita. Uma vantagem do uso deste medicamento é que ele não causa sonolência tampouco inibe a enzima do citocromo P450 2D6.
Acerca das proposições é correto dizer que:

    A) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I, II e V estão corretas.

    C) Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

A exposição humana a agrotóxicos constitui um importante problema de saúde pública nacional. No Brasil, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), foram registrados 7.511 casos de intoxicação por agrotóxicos em 2014, dos quais 0,97% evoluiu para óbito. Acreditase que esses números podem estar subestimados, já que há elevada subnotificação desses eventos, estimando-se para cada caso registrado, outros 50 não são notificados.
Disponível em: QUEIROZ, Paulo Roberto et al. Sistema de Informação de Agravos de Notificação e as intoxicações humanas por agrotóxicos no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, p. e190033, 2019.
Considere as proposições abaixo no que diz respeito as classes dos agrotóxicos e seus respectivos mecanismos de ação: I. Organofosforados e carbamatos são considerados inibidores da acetilcolinesterase fazendo com que a acetilcolina se acumule nas sinapses colinérgicas dos sistemas nervosos central, periférico, somático e autônomo, levando ao aumento da resposta póssináptica, nicotínica ou muscarínica. II. Os Inseticidas Piretróides não possuem seu mecanismo de ação totalmente elucidado, todavia dependendo da concentração, tornam-se corrosivos no trato gastrointestinal. III. O Glifosato atua diretamente nos axônios dos neurônios postergando o fechamento do canal de sódio, levando a uma hiperxcitação do sistema nervoso. IV. Em relação ao Paraquat, acredita-se que este aumente a formação de radicais livres dentro do tecido alvo, sobrecarregando ou esgotando os mecanismos fisiológicos de inativação, sendo o pulmão o principal órgão alvo.
É correto afirmar que:

    A) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas III e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas I e II estão incorretas.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

A resposta terapêutica dos fármacos é dividida em fase farmacêutica que estuda desde a liberação da droga a parti da sua forma de síntese até a absorção pelo organismo, a segunda fase é a farmacocinética da droga, ou seja, o caminho que este medicamento percorre desde sua administração até a sua excreção e, por último, a farmacodinâmica que avalia o efeito que determinado medicamento causa em determinado sítio de ação, levando em conta seu potencial terapêutico e tóxico.
Analise o gráfico a seguir:

    A) Um medicamento bem tolerado tem uma grande margem entre a dose necessária para produzir um efeito terapêutico e a dose tóxica, que é chamada de razão terapêutica, índice terapêutico ou janela terapêutica.

    B) Em relação ao efeito de pico de um fármaco pode-se dizer que este diminui em relação ao aumento da absorção do fármaco, ou seja, quanto mais este for absorvido menor será seu efeito no organismo.

    C) Exime-se de médicos e farmacêuticos a vigilância em relação à possibilidade de sintomas anormais relacionados a certos medicamentos, não havendo necessidade de compreensão das características como indicadores terapêuticos para determinar a eficácia e o risco de toxicidade.

    D) Um medicamento bem tolerado tem uma grande margem entre a dose necessária para produzir um efeito terapêutico e a dose tóxica, que é chamada de razão terapêutica, índice terapêutico ou janela terapêutica.

A pressão arterial é a força de tensão que o sangue exerce sobre a parede dos vasos. A hipertensão arterial sistêmica tem se mostrado altamente prevalente entre os idosos, tornando-se um preocupante problema de saúde pública, em decorrência dos efeitos que podem influenciar nas condições de saúde e na autonomia das pessoas afetadas.
Disponível em: DOS SANTOS, Lucas et al. Contribuições do treinamento concorrente à autonomia de idosos com hipertensão arterial sistêmica. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 272, p. 121-134, 2021.
Acerca do tratamento farmacológico da hipertensão, analise as proposições a seguir:
Diuréticos tiazídicos, ao exemplo da hidroclorotiazida e da indapamida, de alça como a furosemida e poupadores de potássio, ao exemplo da clortalidona e espirinolactona, são utilizados no tratamento da hipertensão
PORQUE
Promovem uma redução do volume plasmática pela diurese e assim diminuem o débito cardíaco, sendo que o seu uso contínuo acarretará num efeito duradouro devido a diminuição da resistência vascular periférica.
Acerca do exposto e sobre o mecanismo de ação dos diuréticos é correto afirmar que:

    A) A proposição I é falsa, a II é falsa e não é uma justificativa da I.

    B) A proposição I é verdadeira, a II é verdadeira e é uma justificativa da I.

    C) A proposição I é verdadeira, a II é falsa e não é uma justificativa da I.

    D) A proposição I é falsa, a II é verdadeira e é uma justificativa da I.

O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.
Disponível em: ZANARDO, Carla Helfenstein et al. Intoxicação por Paracetamol. Acta méd. (Porto Alegre), p. 6-6, 2013.
Sobre a metabolização do acetaminofeno, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que descreve corretamente seu mecanismo de necrose:

    A) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSSH, esgotando a GSSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    B) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GSH para ser neutralizado e eliminado pela urina. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose hepática. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GSH, esgotando a GSH hepatocelular, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    C) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GPX para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GPX, esgotando a GPX renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

    D) Em doses terapêuticas, o acetaminofeno é altamente seguro, metabolizado no fígado pelo citocromo P450, formando um metabólito nomeado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI), que é rapidamente conjugado com GnRH para ser neutralizado e eliminado pelas fezes. Em altas doses, o paracetamol aumenta os níveis de NAPQI, que sobrecarregam as vias do metabolismo, resultando em necrose renal. O mecanismo de necrose é devido a reação NAPQI + GnRH, esgotando a GnRH renal, fazendo com que o NAPQI remanescente reaja com proteínas celulares, modificando-as covalentemente e causando morte celular necrótica.

As intoxicações são definidas como um conjunto de sinais e sintomas tóxicos ou apenas bioquímicos provocados pela interação de um agente químico com o sistema biológico, ou seja, um desequilíbrio orgânico ou estado patológico resultante da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente – plantas, animais peçonhentos ou venenosos, agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso industrial, produtos de uso domiciliar – sendo considerados como acidentes comuns na infância.
Disponível em: TAVARES, Érika Okuda et al. Fatores associados à intoxicação infantil. Escola Anna Nery, v. 17, n. 1, p. 31-37, 2013.
Uma criança, ao ingerir raticida, sofrerá um processo de intoxicação composto por 4 fases que se encontram determinadas na sessão I, as definições de cada fase estão descritas na sessão II, logo, analise as sessões a seguir:
Sessão I . Fase de Exposição II. Fase de Toxicocinética III. Fase de Toxicodinâmica I V. Fase Clínica
Sessão II A. Nesta fase ocorrem as etapas de absorção, distribuição, armazenamento, biotransformação e excreção das substâncias químicas. As propriedades físico-químicas do agente tóxico determinam o grau de acesso aos órgãos alvos, assim como a velocidade de eliminação. B. Fase em que se tem sinais e sintomas ou alterações patológicas detectáveis por exames diagnósticos, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interação do agente tóxico com o organismo. C. Fase em que as superfícies do organismo entram em contato com o agente tóxico, sendo que a via de introdução, a frequência e a duração da exposição, além de outros fatores físico-químicos, devam ser consideradas. D. Fase em que ocorre interação entre as moléculas do agente tóxico e os sítios alvo, específicos ou não, dos órgãos e, como consequência o aparecimento de desequilíbrio homeostático.
Das opções abaixo aquela que contêm a associação correta entre as assertivas das sessões I e II é:

    A) I A – II C – III B – IV D.

    B) B – II D – III A – IV C.

    C) I C – II A – III D – IV B.

    D) I C – II D – III A – IV B.

A história da antibioticoterapia inicia-se durante a Primeira Guerra mundial por parte do médico Alexandre Fleming, que servindo como cirurgião nos campos de guerra, não conseguia aceitar que o crescente número de perdas de vidas se originava mais de processos infecciosos do que das armas dos inimigos. Estabelecer uma terapêutica antimicrobiana requer conhecer o agente infecioso bem como seu perfil se sensibilidade aos fármacos para a escolha do antibiótico mais adequado.
Disponível em: SANTOS, Paulo Caleb Junior de Lima. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica: contexto atual, exames laboratoriais e acompanhamento farmacoterapêutico. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2018.
Acerca das principais classes de antibióticos, analise as proposições a seguir: I. Dentre os fármacos inibidores da síntese da parede celular temos os beta-lactâmicos e os macrolídeos. II. As tetraciclinas, lincosaminas e aminoglicosídeos são exemplos de fármacos inibidores da síntese proteica bacteriana. III. As sulfas, associadas ou não ao trimetoprim, são fármacos com função ne inibidor da síntese do folato bacteriano. IV. Dentre os fármacos que atuam no DNA bacteriano encontramos os metronidazois e os glicopeptídeos. É correto afirmar que:

    A) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e III estão incorretas.

A gota é uma doença reumatologia caracterizada por uma inflamação intensa das articulações e acomete principalmente a primeira articulação metatarso falangeana. De início súbito, o quadro provocado é de dores intensas, calor, rubor e tumefação, e incide, predominantemente, na população masculina, acima de 40 anos. Em virtude do aumento da expectativa de vida, associada às alterações dos hábitos alimentares, a incidência da gota tem se elevado.
Disponível em: SANTOS, Sibelli Fabrícia Oliveira et al. UM ENLACE DA NEFROLITÍASE COM A ARTRITE GOTOSA. Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, v. 15, n. 1, p. 59-65, 2017.
A respeito do tratamento da gota, assinale a alternativa com proposições corretas:

    A) O farmacêutico pode prescrever AINES em quadro de gota, principalmente na crise aguda. Dentre as drogas que podem ser prescritas temos o Naproxeno e o Ibuprofeno, por exemplo.

    B) Deve-se iniciar a terapia com AINES dentro de 24 horas após início da crise aguda e continuar até obter uma resolução completa, as doses podem ser reduzidas dependendo se o paciente tiver alguma comorbidades.

    C) Objetiva-se alcançar e manter níveis séricos de ácido úrico abaixo de 6mg/dL, de preferência inferior a 5mg/dL se os sinais e sintomas persistirem.

    D) Inibidores de xantina oxidase são a primeira linha de tratamento da hiperuricemia e crises gotosas recorrentes, devendo ser iniciada com doses mais elevadas em crises agudas (300mg).

O termo “automedicação” é definido como a iniciativa do indivíduo ou de seu responsável de obter ou usar um produto que trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas sem a indicação de um prescritor, que pode ser o médico ou odontólogo. Tendo em vista que nenhum medicamento é 100% eficaz e totalmente seguro, a automedicação pode ser considerada uma prática potencialmente nociva à saúde e um problema associado aos medicamentos, sobretudo nos idosos.
Disponível em: SECOLI, Silvia Regina et al. Tendência da prática de automedicação entre idosos brasileiros entre 2006 e 2010: Estudo SABE. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, p. e180007, 2019.
Tendo em vista que um idoso, hipertenso, utilizando de Captopril 50mg, passou por um processo cirúrgico e utiliza Varfarina 2,5mg como anticoagulante, encontrase passando por um processo gripal com inflamação de garanta, solicita ao farmacêutico o medicamento de venda livre Ibuprofeno, o profissional deverá orientar o idoso a:

    A) Evitar o uso do AINE escolhido uma vez da interação com o medicamento da pressão e do anticoagulante, pois em interação com o primeiro ocorrerá a diminuição da resposta anti-hipertensiva e com o segundo ocorrerá o aumento do risco hemorrágico.

    B) Incentivar o uso do AINE escolhido, embora haja interação entre o anticoagulante e o medicamento anticoagulante, esta é de grau baixo, contudo, devese ter cautela ao utilizado Ibuprofeno e Captopril com intervalo de menos de 1h uma vez que o AINE aumenta a absorção do anticoagulante.

    C) Evitar o uso do AINE escolhido, pois a interação do antinflamatório com o medicamento da pressão é de ocorrência alta, aumentando a resposta antihipertensiva e ao passo que a interação com o anticoagulante leva ao aumento do risco hemorrágico.

    D) Incentivar o uso do AINE escolhido, embora haja interação entre o anticoagulante e o medicamento para a hipertensão, esta é de grau baixo, contudo, deve-se ter cautela ao utilizado Ibuprofeno e Varfarina nos mesmos horários uma vez que o AINE diminui a absorção do anticoagulante.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao assunto Estratégia da Saúde da Família:

    A) O Programa Saúde da Família é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer atenção básica de forma mais resolutiva e humanizada.

    B) O PSF facilita a compreensão do paciente no contexto em que vive, como exemplo, as visitas domiciliares que possibilitam a identificação dos componentes de cada núcleo familiar.

    C) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim de década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Norte do país em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades.

    D) O Programa Saúde da Família possui ações para a promoção e proteção da saúde, como também para a prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos, incluindo o diagnóstico e o tratamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...