Lista completa de Questões sobre Assistência Farmacêutica. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção em que a atividade apresentada não é considerada uma intervenção farmacêutica na otimização da farmacoterapia.
Aconselhamento ao paciente sobre a utilização do medicamento.
Dispensar ao paciente os medicamentos prescritos na receita.
Monitorar o paciente que está em uso de medicamentos.
Informar ao paciente sobre os riscos da auto-administração de medicamentos e suas inter-relações com a terapia em curso.
Indicar aos prescritores os medicamentos utilizados pelo paciente.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A tuberculose (TB) é uma das enfermidades mais antigas e conhecidas do mundo, decretada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como enfermidade reemergente, desde 1993. A respeito do tratamento da tuberculose, assinale a opção correta.
O tratamento da tuberculose é gratuito, mas essa gratuidade não inclui a fase de diagnóstico da doença.
Considera-se o caso de TB como múltipla resistência (MR) quando essa resistência ocorre sob a ação de uma das seguintes substâncias: isoniazida ou rifampicina.
A MR é normalmente ocasionada pelo mal uso dos fármacos, pela administração irregular e, principalmente, pelo abandono do tratamento.
Denomina-se MR primária quando o paciente recebeu, no mínimo, um tratamento de TB anterior, com mais de um mês de duração.
A ocorrência de MR é menor no Brasil devido à venda de tuberculostáticos, como isoniazida e rifampicina combinadas em uma única cápsula, em farmácias, o que difunde sua utilização.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A asma é uma doença muito comum, que afeta de 7% a 10% da população. O Ministério da Saúde, preocupado com o tratamento dessa doença, publicou a Portaria n. o 1.012/2002, na qual aprova o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas. A respeito do tratamento da asma, assinale a opção incorreta.
A dispensação dos medicamentos para o tratamento da asma oferecido pelo Ministério da Saúde deve estar de acordo com o protocolo editado na portaria acima citada.
A informação ao paciente ou responsável legal sobre os potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso dos medicamentos deve ser feita por meio de termo de consentimento informado.
O objetivo do tratamento da asma é manter a doença sob controle com a mínima dose possível das medicações e, assim, reduzir a possibilidade de efeitos adversos.
Para o tratamento da asma, não existe critério de exclusão de pacientes.
Os corticóides inalatórios são os agentes antiinflamatórios mais potentes disponíveis e atuam nas fases crônica e aguda do processo inflamatório.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à dispensação de medicamentos, julgue os itens que se seguem.
O farmacêutico pode substituir o medicamento prescrito exclusivamente pelo medicamento genérico correspondente, observando a forma farmacêutica e a concentração do medicamento respectivo, salvo se o profissional prescritor expressar, por escrito, alguma restrição.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à dispensação de medicamentos, julgue os itens que se seguem.
A orientação farmacêutica no ato da dispensação é fundamental para o êxito da terapêutica indicada. É necessário que a informação seja prestada de forma clara, simples e compreensiva, em função das necessidades de cada indivíduo, do nível socioeconômico e cultural e do tipo de medicamento prescrito.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um medicamento deve ser administrado a um paciente, de 8 em 8 horas. Portanto, ao longo do dia, ele tomará o medicamento nos seguintes horários:
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Conforme apresentado na obra Ciências Farmacêuticas: Uma Abordagem em Farmácia Hospitalar, de autoria de Maria José Vasconcelos de Magalhães Gomes e Adriano Max Moreira Reis, "os objetivos de uma farmácia hospitalar devem ser definidos visando a alcançar eficiência e eficácia na assistência ao paciente e integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar". Neste contexto, assinale a alternativa que não corresponde a um objetivo básico da farmácia hospitalar:
Contribuir para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e correlatos.
Proporcionar suporte para as unidades de produção de propedêutica e terapêutica.
Fornecer subsídios para avaliação de custos com a assistência farmacêutica e para elaboração de orçamentos.
Desenvolver, separadamente da Comissão de Farmácia e Terapêutica ou similar, a seleção de medicamentos necessários ao perfil assistencial do hospital.
Estabelecer um sistema eficaz, eficiente e seguro de distribuição de medicamentos.
Em relação aos tipos de sistema de dispensação de medicamentos, o mais eficaz para o setor de internação hospitalar é o
coletivo.
individualizado direto.
individualizado indireto.
dose unitária.
coletivo e individualizado.
Nas atividades de Assistência Farmacêutica, quanto à competência da Farmácia Hospitalar, assinale Falso (F) ou Verdadeiro(V).
I - manter membro permanente na Comissão de Revisão de Prontuário.
II - disponibilizar medicamentos adequados à terapêutica.
III - atuar na Central de Esterilização.
IV -participar da Comissão de Padronização de Medicamentos.
V -estimular a implantação e o desenvolvimento da Farmácia Clínica.
A seqüência correta é
V V F F V.
F V V F V.
V V V F F.
F V F V V.
F V V V V.
Analise as afirmativas que se seguem sobre atenção farmacêutica:
I - A atenção farmacêutica não se limita somente ao âmbito hospitalar, mas se estende também a pacientes ambulatoriais.
II - A filosofia da atenção farmacêutica corresponde a uma troca mutuamente benéfica, na qual o paciente confere autoridade ao farmacêutico e este, por sua vez, oferece ao paciente conhecimento e comprometimento com a melhora da sua qualidade de vida.
III - A atenção farmacêutica envolve a participação do profissional nas decisões sobre o tratamento medicamentoso.
IV - Na atenção farmacêutica, a responsabilidade do profissional, com relação ao tratamento do paciente, se limita à correta dispensação do medicamento.
V - A atenção farmacêutica é elemento essencial aos serviços de saúde e deve ser independente das outras partes do sistema e dos demais profissionais.
Das afirmativas acima, são corretas somente:
I, II e IV
I, III e IV
II, III, IV e V
I, II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...