Questões sobre Assistência Farmacêutica e Saúde Pública

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Os especialistas em desenvolvimento humano alertam sobre a necessidade de o indivíduo saber trabalhar em equipe, sendo essa uma das principais características inerentes ao profissional da saúde. A habilidade de trabalhar em equipe não só é benéfica para o ambiente corporativo, permitindo que tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, como também estimula o aprimoramento das habilidades de cada profissional. Na área da saúde, o trabalho em equipe permite o alcance de melhores resultados no tratamento do paciente e a redução dos custos.


Analise as assertivas abaixo com relação ao papel do farmacêutico inserido na equipe multidisciplinar.

I - É papel do farmacêutico interagir com o profissional prescritor quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia terapêutica, observando o uso racional dos medicamentos, contribuindo com suas habilidades, competências e conhecimento técnico.

PORQUE

II - Em uma equipe multiprofissional, apesar de se destacar as relações interpessoais e o compartilhamento de responsabilidades, segundo o conjunto de saberes dos diversos profissionais, deve-se prevalecer os saberes do profissional farmacêutico, devido à sua maior competência e habilidade para manejar o tratamento medicamentoso.


A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

    B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

    E) As asserções I e II são proposições falsas.

A Enfermeira do setor de CCIH entrou em contato com a farmácia para atualizar sua lista de antibióticos. Perguntou ao farmacêutico, qual Antimicrobiano Oxazolidinona a farmácia tem disponível, no momento. O farmacêutico indicou à Enfermeira o fármaco:

    A) Linezolida.

    B) Claritromicina.

    C) Teicoplanina.

    D) Tigeciclina.

    E) Sultamicilina.

A semiotécnica consiste na técnica de coleta dos sinais e/ou sintomas para avaliação da(s) necessidade(s) de saúde do paciente. Desses podemos citar:

I - dados objetivos que podem ser avaliados pelo examinador, por meio da inspeção, palpação, percussão, ausculta, ou evidenciados mediante outras manobras.

II - temperatura corporal, pressão arterial, tosse, edema, cianose, presença de sangue na urina, entre outros.

III - percepções do paciente de condição de saúde anormal. Podem ser influenciados pela cultura, inteligência, experiências prévias, condição socioeconômica.

IV - dor, indigestão, tontura, náusea, dormência e tristeza.

Sobre os itens acima, podemos afirmar que:

    A) II e III referem-se a Sintomas; I e IV referem-se a Sinais.

    B) II e IV referem-se a Sintomas; I e III referem-se a Sinais

    C) I e III referem-se a Sintomas; II e IV referem-se a Sinais.

    D) III e IV referem-se a Sintomas; I e II referem-se a Sinais.

    E) I e II referem-se a Sintomas; III e IV referem-se a Sinais.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
A assistência farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, entre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao SUS. A implantação dessas políticas envolve apenas o setor público.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
O financiamento da assistência farmacêutica é constituído por: componente básico da assistência farmacêutica, componente estratégico da assistência farmacêutica, componente de doenças endêmicas e componente especializado da assistência farmacêutica.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
O financiamento da assistência farmacêutica é de responsabilidade das três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e é pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Os recursos do bloco da assistência farmacêutica devem ser movimentados em contas específicas para cada componente relativo ao bloco.

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), Resolução no 338/2004 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade. Como uma das diretrizes prioritárias da Política Nacional de Medicamentos, o desenvolvimento da assistência farmacêutica agrega valor a ações e serviços de saúde.

 Quanto à assistência e aos serviços farmacêuticos, julgue os itens a seguir. 
A assistência farmacêutica representa atualmente um dos setores de maior impacto financeiro no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), e a tendência de demanda por medicamentos é crescente.

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, o modelo de assistência farmacêutica será reorientado de modo a que não se restrinja à aquisição e à distribuição de medicamentos. As ações incluídas nesse campo da assistência terão por objetivo implementar, no âmbito das três esferas do SUS, todas as atividades relacionadas à promoção do acesso da população aos medicamentos essenciais. A reorientação do modelo de assistência farmacêutica, coordenada e disciplinada em âmbito nacional pelos três gestores do Sistema, não deverá estar fundamentada:

    A) na descentralização da gestão.

    B) na promoção do uso racional dos medicamentos.

    C) na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público.

    D) na obrigatoriedade da adoção da denominação genérica nas compras e licitações públicas de medicamentos realizadas pela Administração Pública.

    E) no desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução nos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos no âmbito do setor privado.

A nutrição parenteral total consiste na administração de todos os nutrientes necessários à sobrevida por via endovenosa. O preparo utiliza procedimentos padronizados e validados, assegurando-se a qualidade até a administração no paciente. 


Considerando a terapia nutricional e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A manipulação de nutrições parenterais totais deve ser realizada em capela de fluxo laminar horizontal, classe 100, fluxo de ar estéril, dentro de uma área fechada.

A documentação é parte integrante do processo magistral, pois tem a dupla finalidade de orientar cada procedimento, bem como possibilitar a comprovação de todos os atos executados. Dessa forma, permite a rastreabilidade dos processos com o intuito de aprimoramento contínuo. Fonte: Guia prático do farmacêutico magistral / Conselho Federal de Farmácia – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017. 16 p.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro os documentos que regem as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia.
I- A autoinspeção é o instrumento de avalição de conformidade documental e operacional da farmácia. Deve ser executada no mínimo anualmente, tendo como base o roteiro de inspeção definido na RDC nº 67/2007. II- O Procedimento Operacional Padrão (POP) é a descrição pormenorizada de técnicas e operações a serem utilizadas na farmácia, visando protegê-la de possíveis processos na justiça por um erro na manipulação de um medicamento. III- Os Manuais de Boas Práticas são os guias que determinam as políticas da farmácia relacionadas a questões éticas, técnicas e operacionais. IV- O registo de reclamações dos usuários deve ser realizado em ficha ou livros (modelo escolhido pelo farmacêutico) com o objetivo de possibilitar uma investigação interna e concluir sobre o ocorrido em relação ao procedimento a ser adotado.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

    A) II, III e IV.

    B) I e II.

    C) I e IV.

    D) I, III e IV.

    E) II e III.

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