Questões sobre Coleta de Material Biológico e Biossegurança Aplicada às Ciências Farmacêuticas

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A incineração é um processo de destruição térmica (queima) utilizada para eliminar resíduos perigosos por meio de alta temperatura (900 - 1.250ºC) e com tempo de residência controlada, onde há a combustão do material até a redução a cinzas, transformando-se em resíduo inerte. A incineração é um método físico por meio de:

    A) Calor úmido.

    B) Radiação ionizante.

    C) Calor seco.

    D) Congelamento.

    E) Radiação não-ionizante.

A antissepsia é o procedimento cujo objetivo é reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos utilizados para esse fim, os chamados de antissépticos, são utilizados corriqueiramente no dia-a-dia em farmácias e drogarias para higienização das mãos das pessoas. Marque a alternativa que corresponde ao produto antisséptico muito utilizado para a higienização das mãos.

    A) Álcool 70%.

    B) Gluconato de clorexidina.

    C) Hipoclorito de sódio.

    D) Iodopovidona.

    E)

    Detergente enzimático.



A água de abastecimento, o sistema de tratamento de água e a água tratada devem ser monitorados regularmente e mantidos os registros desses resultados. Das afirmativas abaixo em relação à água para Preparação de Estéreis, assinale a INCORRETA.

    A)

    A água para enxágue de ampolas e recipientes de envase deve ter qualidade de água para injetáveis.



    B)

    O armazenamento da água não é recomendado, a não ser que ela seja mantida em recirculação a uma temperatura igual ou superior a 80º C. Caso contrário, ela deve ser descartada a cada 24 (vinte e quatro) horas.



    C)

    Devem ser feitos os testes físico-químicos e microbiológicos previstos para água purificada, além de teste de endotoxinas bacterianas, com o objetivo de monitorar o processo de obtenção da água para injetáveis, com base em procedimentos escritos.



    D)

    No caso da água se destinar a produtos oftálmicos, será requerido somente o teste de endotoxinas bacterianas, excluindo os testes físico – químicos e microbiológicos.



Qual das afirmativas abaixo NÃO está em conformidade com as Boas Práticas de Armazenamento de medicamentos:

    A) As áreas de armazenagem devem ser dotadas de equipamentos e instrumentos necessários ao controle e ao monitoramento da temperatura e umidade requeridas.

    B) As áreas destinadas à manutenção, reparos, calibrações, quando situadas no mesmo ambiente de armazenagem, não devem ser fonte de contaminação microbiológica aos produtos farmacêuticos.

    C) As instalações devem apresentar superfícies lisas, sem rachaduras e sem desprendimento de pó, para facilitar a limpeza e evitar contaminantes.

    D) As instalações devem ser dotadas de iluminação adequada para permitir que todas as operações sejam realizadas com precisão e segurança.

O novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) possuiu transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Portanto, todos os RESÍDUOS provenientes da assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus devem ser enquadrados na categoria A1, conforme Resolução RDC Nº 222/18. Qual das afirmativas abaixo, em relação à Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde NÃO faz parte do subgrupo A1:

    A) Culturas e estoques de micro-organismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os medicamentos hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.

    B) Resíduos contendo produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e quantidade.

    C) Resíduos resultantes da atividade de ensino e pesquisa ou atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido.

    D) Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.

Com base nessas diretrizes, que são agravadas pelo cenário de pandemia, os proprietários de farmácias devem estar atentos às recomendações de higienização dos ambientes. Em conformidade com os apontamentos do Ministério da Saúde (MS), algumas recomendações para a limpeza dos estabelecimentos são:

I. Produtos para limpeza: As substâncias indicadas para limpeza e desinfecção dos ambientes são, principalmente, solução de hipoclorito 1%, álcool 70% e detergentes que contenham cloro ativo. Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda água sanitária e desinfetantes em geral, para higienização de superfícies e objetos.

II. Higienização das roupas: as autoridades de saúde recomendam que as vestimentas dos profissionais sejam esterilizadas, ao menos, duas vezes por semana. No entanto, o funcionário deve trocar de roupa, imediatamente, caso tenha contato com algum paciente, supostamente, infectado. Para a esterilização, é recomendado que a lavagem seja feita com água quente, em 75 graus, deixando de molho por 30 minutos. Caso seja necessário um procedimento mais rápido, a temperatura pode ser aumentada para 80 graus, deixando em repouso por 10 minutos.

III. Utensílios para instrumentação clínica: objetos como estetoscópios, termômetros, glicosímetros, aparelho de pressão, balanças, entre outros, que fazem parte do cotidiano das farmácias, devem ser higienizados com álcool líquido 70% após cada utilização.

IV. Ambientes da farmácia e aparelhos: chão, banheiros, pias, balcão, além de equipamentos como refrigerados e ar-condicionado, por exemplo, devem ser desinfetados com cloro ativo ou solução hipoclorito 1%. Esse procedimento de limpeza deve ser realizado, ao menos, uma vez ao dia.

V. Armazenamento de produtos de limpeza e precauções: os utensílios utilizados para limpeza da farmácia devem ser guardados em uma área própria, separadamente, dos demais ambientes da unidade de saúde. Durante a aplicação desses produtos, a recomendação é seguir os apontamentos do fabricante. Além disso, o uso de luvas e óculos de proteção também são indicados para o manuseio de muitas desses objetos e substâncias.

Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) II, IV e V apenas.

    D) I, III e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

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