Questões sobre Farmácia Hospitalar e Comunitária

Lista completa de Questões sobre Farmácia Hospitalar e Comunitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo “automedicação” é definido como a iniciativa do indivíduo ou de seu responsável de obter ou usar um produto que trará benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas sem a indicação de um prescritor, que pode ser o médico ou odontólogo. Tendo em vista que nenhum medicamento é 100% eficaz e totalmente seguro, a automedicação pode ser considerada uma prática potencialmente nociva à saúde e um problema associado aos medicamentos, sobretudo nos idosos.
Disponível em: SECOLI, Silvia Regina et al. Tendência da prática de automedicação entre idosos brasileiros entre 2006 e 2010: Estudo SABE. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 21, p. e180007, 2019.
Tendo em vista que um idoso, hipertenso, utilizando de Captopril 50mg, passou por um processo cirúrgico e utiliza Varfarina 2,5mg como anticoagulante, encontrase passando por um processo gripal com inflamação de garanta, solicita ao farmacêutico o medicamento de venda livre Ibuprofeno, o profissional deverá orientar o idoso a:

    A) Evitar o uso do AINE escolhido uma vez da interação com o medicamento da pressão e do anticoagulante, pois em interação com o primeiro ocorrerá a diminuição da resposta anti-hipertensiva e com o segundo ocorrerá o aumento do risco hemorrágico.

    B) Incentivar o uso do AINE escolhido, embora haja interação entre o anticoagulante e o medicamento anticoagulante, esta é de grau baixo, contudo, devese ter cautela ao utilizado Ibuprofeno e Captopril com intervalo de menos de 1h uma vez que o AINE aumenta a absorção do anticoagulante.

    C) Evitar o uso do AINE escolhido, pois a interação do antinflamatório com o medicamento da pressão é de ocorrência alta, aumentando a resposta antihipertensiva e ao passo que a interação com o anticoagulante leva ao aumento do risco hemorrágico.

    D) Incentivar o uso do AINE escolhido, embora haja interação entre o anticoagulante e o medicamento para a hipertensão, esta é de grau baixo, contudo, deve-se ter cautela ao utilizado Ibuprofeno e Varfarina nos mesmos horários uma vez que o AINE diminui a absorção do anticoagulante.

A respeito das áreas de farmácia clínica e hospitalar, julgue os seguintes itens a seguir. 
A curva ABC é importante para o farmacêutico hospitalar, pois essa classificação o ajuda na seleção de medicamentos com alternativas mais seguras e eficazes.

A respeito das áreas de farmácia clínica e hospitalar, julgue os seguintes itens a seguir. 
A farmácia hospitalar é responsável por gerenciar a informação e a comunicação, por meio de sistemas de arquivos, com a finalidade de prover informações para subsídio às necessidades de logística e de gestão de pessoas. Além disso, também é responsável pelos informes técnicos e (ou) econômicos e pelas respostas às necessidades e (ou) aos problemas de saúde do paciente.

Em relação à prescrição da Notificação de Receita, regulamentada pela Portaria nº 344/1998, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A Notificação de Receita devera? estar preenchida de forma legível, sendo a quantidade em algarismos arábicos e por extenso. Emendas e rasuras são aceitas desde que realizadas pelo próprio prescritor.

    B) A Notificação de Receita sera?? retida pela farmácia ou drogaria e a receita devolvida ao paciente devidamente carimbada, como comprovante do aviamento ou da dispensação.

    C) As prescrições por cirurgiões dentistas e médicos veterinários poderão ser feitas quando para uso odontológico e veterinário, respectivamente.

    D) Cabera?? a? Autoridade Sanitária fornecer ao profissional, ou instituição devidamente cadastrados, o talonário de Notificação de Receita "A", e a numeração para confecção dos demais talonários, bem como avaliar e controlar essa numeração.

    E) A farmácia ou drogaria somente podera?? aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e da respectiva Notificação de Receita estiverem devidamente preenchidos.

A Lei nº 13.021/2014 dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. Em relação ao exercício das atividades do farmacêutico, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) É obrigatório organizar e manter cadastro atualizado com dados técnico-científicos das drogas, fármacos e medicamentos disponíveis na farmácia. ( ) É facultativo estabelecer protocolos de vigilância farmacológica de medicamentos, produtos farmacêuticos e correlatos, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica. ( ) É obrigatório prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de fármacos e medicamentos inerentes à terapia, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio. ( ) É facultativo estabelecer o perfil farmacoterapêutico no acompanhamento sistemático do paciente, mediante elaboração, preenchimento e interpretação de fichas farmacoterapêuticas. ( ) É facultativo proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais, de natureza pública ou privada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – V – F.

    B) F – V – F – F – V.

    C) V – F – V – V – V.

    D) V – F – V – F – F.

    E) F – F – V – F – F.

Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Boas Práticas Farmacêuticas, conforme a RDC nº 44/2009.

    A) Conjunto de informações que permite o acompanhamento e revisão de todo o processo da preparação manipulada.

    B) Conjunto de técnicas e medidas que visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e dos serviços prestados em farmácias e drogarias, com o fim de contribuir para o uso racional desses produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

    C) Conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema ou valores apresentados por um material de medida, comparados àqueles obtidos com um padrão de referência correspondente.

    D) Conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar a conformidade das matérias-primas, materiais de embalagem e do produto acabado, com as especificações estabelecidas.

    E) Conjunto de ações e serviços relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos.

De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria nº 3.916/1998, assinale a alternativa que corresponde à definição de medicamentos essenciais.

    A) São os medicamentos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.

    B) São aqueles cuja dispensação não requer autorização, ou seja, receita expedida por profissional.

    C) Produtos necessários à prestação do elenco de ações e procedimentos compreendidos na atenção básica de saúde.

    D) São aqueles utilizados no controle de doenças que, em determinada comunidade, têm magnitude, transcendência ou vulnerabilidade relevante e cuja estratégia básica de combate é o tratamento dos doentes.

    E) São aqueles empregados no tratamento de doenças crônicas e ou degenerativas, utilizados continuamente.

O estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica, definido no Regulamento Técnico da RDC nº 67/2007, é chamado de:

    A) Drogaria.

    B) Dispensário.

    C) Farmácia.

    D) Posto de medicamentos.

    E) Estabelecimento de saúde.

Com base na RDC nº 20/2011, que dispõe sobre o controle de medicamentos a? base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos dados que a receita deve conter.

    A) Nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dose ou concentração, forma farmacêutica, posologia e quantidade (em algarismos arábicos).

    B) Identificação do emitente: nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo).

    C) Identificação do paciente: nome completo e sexo.

    D) Data da emissão.

    E) Deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em 2 (duas) vias.

Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exige-se: I. Autorização e licenciamento da autoridade competente. II. Presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. III. Localização conveniente, sob o aspecto sanitário. IV. Equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária. V. Equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e III.

    B) Apenas II, IV e V.

    C) Apenas I, II, III e IV.

    D) Apenas I, II, III e V.

    E) I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...