Lista completa de Questões sobre Farmacoepidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Assinale a alternativa que apresenta o conceito em epidemiologia corretamente definido.
Considerando os conceitos apresentados, julgue os itens a seguir.
A farmacoepidemiologia é um instrumento útil para direcionar a aquisição e a prescrição de medicamentos no ciclo da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde.A epidemiologia atual utiliza métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas e define estratégias de prevenção e controle. Em relação aos conceitos e princípios básicos do estudo epidemiológico, julgue os itens a seguir.
Os primeiros estudos epidemiológicos tinham por objetivo investigar a causa (etiologia) das doenças transmissíveis. Tais estudos continuam sendo essenciais porque possibilitam a identificação de métodos preventivos. Nesse sentido, a epidemiologia é uma ciência médica básica que tem por objetivo melhorar a saúde das populações, especialmente aquela dos menos favorecidos.A epidemiologia atual utiliza métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas e define estratégias de prevenção e controle. Em relação aos conceitos e princípios básicos do estudo epidemiológico, julgue os itens a seguir.
A epidemiologia é frequentemente utilizada para descrever o estado de saúde de grupos populacionais. O conhecimento da carga de doenças que subsiste na população é essencial para as autoridades em saúde. Esse conhecimento permite a melhor utilização de recursos por meio da identificação de programas curativos e preventivos prioritários à população.A epidemiologia atual utiliza métodos quantitativos para estudar a ocorrência de doenças nas populações humanas e define estratégias de prevenção e controle. Em relação aos conceitos e princípios básicos do estudo epidemiológico, julgue os itens a seguir.
Fatores de risco são aspectos de hábitos pessoais ou de exposição ambiental que estão associados ao aumento da probabilidade de ocorrência de alguma doença, e que não podem ser modificados. Esses fatores não podem ser utilizados para predizer a ocorrência de doenças, pois a respectiva mensuração no nível populacional não é significante.Um farmacêutico da atenção básica, que precisa programar a compra de medicamentos para uma comunidade carente que sofre com amebíase, teve acesso à informação que mensalmente mil crianças façam uso do metronidazol em suspensão oral, cuja posologia é de três doses diárias de 5 mL durante cinco dias.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.
Se a estimativa do perfil epidemiológico estiver correta, a compra bimestral de 2.000 frascos em apresentação de 75 mL será suficiente para atender à demanda dessa comunidade.Com relação aos estudos utilizados em farmacoepidemiologia, assinale a opção correta.
Experimentos clínicos aleatórios são usados para testar efeitos de fármacos e prover evidências em estudos de pesquisa clínica.
Como vantagem dos estudos de coorte em perspectiva podem-se citar seu custo reduzido e o curto período de tempo para sua realização.
Os estudos farmacoepidemiológicos experimentais podem ser classificados como analíticos e descritivos.
No estudo de casos controlados, um grupo de pacientes com uma exposição em comum, ou seja, que utilizam o mesmo medicamento, os casos devem ser acompanhados até que apresentem um evento específico.
O método de coleta de dados relativo ao estudo de corte transversal auxilia o pesquisador em inferências do tipo causa e efeito.
O Ministério da Saúde recomenda várias ações para que o diagnóstico de leishmaniose tegumentar (LTA) seja realizado precocemente e o tratamento adequado seja prontamente iniciado. Com relação ao diagnóstico da LTA, assinale a opção correta.
Quando associada a métodos parasitológicos tradicionais, a reação em cadeia da polimerase (PCR) é um método que apresenta alta sensibilidade. A modalidade do PCR em tempo real quantifica o ácido ribonucleico (RNA) do parasita, sendo possível a definição de sua espécie.
A pesquisa direta da Leishmania sp. é um método rápido e eficiente, porém, como há uma relação direta entre o tempo de lesão e o número de parasitas, essa técnica apresenta pouca sensibilidade em indivíduos na fase inicial da doença.
Inicialmente, a cultura dos parasitas permite a identificação da Leishmania sp. e, posteriormente, a identificação da espécie envolvida. Nesse procedimento, após cinco dias, observa-se o crescimento da forma amastigota do parasita.
Em áreas endêmicas é muito comum a utilização da intradermoreação de Montenegro (IDRM) para monitoração dos pacientes que apresentaram cura clínica e precisavam ser monitorados quanto à reativação. Nesses pacientes, a reação negativa ou positiva é, respectivamente, o indicativo de desaparecimento ou aparecimento do parasita.
Os testes sorológicos são indicados como critério isolado de cura ou previsão de recorrência, visto que os níveis de anticorpos apresentados nesses testes estão relacionados com a progressão da doença.
Em relação à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem.
O evento adverso é determinado basicamente pelo estudo de prevalência.
Em relação à farmacovigilância, julgue os itens que se seguem.
Um dos métodos utilizados para a identificação de reação adversa é a notificação espontânea, que permite identificar a segurança do medicamento após seu lançamento no mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...