Lista completa de Questões sobre Farmacoepidemiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, é uma ação prevista em lei da
vigilância epidemiológica.
saúde do trabalhador.
vigilância sanitária.
assistência farmacêutica.
assistência terapêutica integral.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A ferramenta da farmacoepidemiologia que mede o uso de medicamentos na população, analisa o padrão de prescrição de médicos e dentistas e verifica a adesão dos pacientes aos tratamentos prescritos são os
programas de farmacovigilância.
indicadores de qualidade das prescrições.
programas de gerenciamento de doenças.
estudos de acompanhamento do risco-benefício dos medicamentos.
estudos de utilização de medicamentos.
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição do termo Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares (SVEIH):
Metodologia para identificação e avaliação sistemática das causas de infecção hospitalar, em um grupo de pacientes submetidos a tratamento e ou procedimentos hospitalares, visando a prevenção e a redução da incidência de infecção hospitalar.
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e, portanto, serviço encarregado da execução das ações programadas de controle de infecção hospitalar.
Conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
Ações desenvolvidas visando a prevenção e a redução da incidência de infecções hospitalares.
Estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência à população na promoção da saúde e na recuperação e reabilitação de doentes.
Considere as seguintes afirmativas:
I - A transmissão da doença de Chagas pode ser: intradomiciliar, silvestre e acidental ou de laboratório, além da transfusional e transplacentária.
II - Fumantes expostos a carcinógenos químicos do cigarro que induzem mutações no DNA geralmente começam a desenvolver cânceres característicos de seu vício até 10, 20 ou mais anos após o início da exposição. Os fatores genéticos provavelmente determinam a maior ou menor suscetibilidade das pessoas quanto à aquisição da doença.
III - Independentemente da forma como evolua qualquer processo saúde-doença de massa até uma situação epidêmica, é possível generalizá-la e representar a generalização através de uma curva epidêmica.
IV - Apesar de todos os recentes avanços em relação ao diagnóstico, ao tratamento e à profilaxia da hepatite B, ela se mantém como um importante problema de saúde pública nos dias atuais. A sua principal forma de prevenção é a vacina, que tem uma boa efetividade.
V - O vírus da hepatite B é considerado de baixa infectividade devido à sua pequena estabilidade no meio ambiente, aliado ao alto grau de contagiosidade em pequena quantidade de sangue ou secreções. A via de infecção viral é sexual e/ou parenteral, ocorrendo através do contato de áreas de solução de continuidade da pele e mucosas com sangue ou fluidos corporais infectados.
Das afirmativas acima são corretas:
somente I, II, III e IV
somente I, II e III
somente II, IV e V
I, II, III, IV e V
Farmácia - Farmacoepidemiologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quando falamos de epidemias na história do Brasil, a primeira a ser lembrada é a febre amarela. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, chegou ao Brasil no século XVII em navios que vinham da África. Os primeiros casos datam de 1685, no Recife, e de 1692, na cidade de Salvador. No ano de 1685, veio a Recife um navio africano. Algumas semanas após o início da viagem, um dos tripulantes adoeceu de febre amarela e a doença se alastrou rapidamente. Quando cessou a epidemia, das 340 pessoas da guarnição restavam apenas 106 vivas, das quais 7 aparentemente não haviam sido afetadas. As medidas de mortalidade pertinentes (coeficiente de mortalidade e de letalidade) foram, respectivamente, de:
relação à gripe, à utilização de vacina para a prevenção de doenças e ao tétano, julgue os itens a seguir.
A vacina dupla contém toxóide diftérico e toxóide tetânico e é mais utilizada nos indivíduos adultos, pois nas crianças, geralmente, utiliza-se a vacina tríplice, que protege também contra a coqueluche (componente pertussis).
relação à gripe, à utilização de vacina para a prevenção de doenças e ao tétano, julgue os itens a seguir.
Na profilaxia do tétano pós-ferimento, é indicada a limpeza do ferimento com água e sabão e, sempre que possível, na ausência de alergia, o uso de penicilina G benzatina e de outros antimicrobianos.Julgue os itens seguintes.
Febre tifóide, hanseníase, hepatite B e hepatite C são doenças de notificação compulsória.
No que se refere ao texto e à vigilância epidemiológica, julgue os itens subseqüentes.
Em função da alta taxa de mutação dos vírus influenza, a composição da vacina contra a gripe é definida a partir de uma combinação empírica de vários vírus, independentemente das cepas dos vírus circulantes no país.
A respeito da vigilância epidemiológica no Brasil e suas atividades, julgue os seguintes itens.
A notificação compulsória de medicamentos somente pode ser feita por profissionais de saúde, devido à complexidade dos dados que devem ser fornecidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...