Lista completa de Questões sobre Farmacotécnica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma farmácia hospitalar, solicitou-se que o farmacêutico preparasse 10 mL de uma solução, para uso tópico oftálmico, com 5 mg/mL de voriconazol. No estoque da farmácia, o farmacêutico encontrou disponível o medicamento Vfend®. Na bula desse medicamento, constavam as informações a seguir.
Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos e requisitos necessários para o preparo da solução.
O farmacêutico em questão deverá pesar 50 mg do pó e diluir em 10 mL de água com o auxílio de um balão volumétrico.Em uma farmácia hospitalar, solicitou-se que o farmacêutico preparasse 10 mL de uma solução, para uso tópico oftálmico, com 5 mg/mL de voriconazol. No estoque da farmácia, o farmacêutico encontrou disponível o medicamento Vfend®. Na bula desse medicamento, constavam as informações a seguir.
Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos aos procedimentos e requisitos necessários para o preparo da solução.
Provavelmente essa preparação caracterize o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula.O responsável técnico por desenvolvimento e manipulação de medicamentos de um laboratório preparou uma solução oral aquosa de um fármaco hipotético a 5% (p/p). Por desconhecer a solubilidade do fármaco e por saber que não se tratava de uma formulação farmacopeica, ele decidiu calcular experimentalmente. Na literatura científica, encontrou dois métodos analíticos, um por espectrofotometria no UV/Vis e outro pela utilização de um cromatógrafo a líquido de alta eficiência. O farmacêutico optou pelo primeiro método, cuja curva analítica encontrada é de y = 0,876 x + 0,002 (em que y é absorbância e x é a concentração em μg/mL). Após um excesso do fármaco (pureza > 99%) ter sido disperso em água destilada e depois de ter deixado a mistura em agitação por vinte e quatro horas, à temperatura ambiente, o responsável filtrou-a, diluiu-a 1.000 vezes em balão volumétrico e encontrou uma absorbância de 0,502.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
A escolha do método analítico foi acertada, por se tratar de um método mais simples e rápido que o cromatográfico e com seletividade adequada para a análise requerida.O responsável técnico por desenvolvimento e manipulação de medicamentos de um laboratório preparou uma solução oral aquosa de um fármaco hipotético a 5% (p/p). Por desconhecer a solubilidade do fármaco e por saber que não se tratava de uma formulação farmacopeica, ele decidiu calcular experimentalmente. Na literatura científica, encontrou dois métodos analíticos, um por espectrofotometria no UV/Vis e outro pela utilização de um cromatógrafo a líquido de alta eficiência. O farmacêutico optou pelo primeiro método, cuja curva analítica encontrada é de y = 0,876 x + 0,002 (em que y é absorbância e x é a concentração em μg/mL). Após um excesso do fármaco (pureza > 99%) ter sido disperso em água destilada e depois de ter deixado a mistura em agitação por vinte e quatro horas, à temperatura ambiente, o responsável filtrou-a, diluiu-a 1.000 vezes em balão volumétrico e encontrou uma absorbância de 0,502.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Caso o método cromatográfico fosse utilizado para a dosagem do fármaco na forma farmacêutica final com interferentes analíticos, ele apresentaria menor seletividade que o espectrofotométrico.As principais causas de erro e de resultados falsos do exame de urina estão relacionadas à fase pré-analítica (preparo do paciente, coleta, transporte e armazenamento da amostra). Pode ocorrer diminuição e/ou ausência de bilirrubina, na amostra de urina a ser analisada, se
A partir da análise da composição apresentada, que corresponde a uma suspensão oral comercial, julgue os itens que se seguem.
Quanto menor a granulometria das partículas de amoxicilina, maior a velocidade de sedimentação do fármaco após sua ressuspensão.A extração em fase sólida (Solid Phase Extraction, SPE) é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, julgue as afirmações.
I. A extração em fase sólida (Solid Phase Extraction, SPE) é baseada no princípio de separação à base de afinidade como cromatografia em fase líquida, consistindo na separação líquido-sólido.
II. A SPE convencional oferece várias vantagens, destacando-se o consumo de menores volumes de solventes em relação à extração líquido-líquido, o menor tempo de operação da técnica, embora haja uma baixa recuperação dos analitos.
III. Tradicionalmente a SPE está disponível nos modos de fase normal, de fase reversa e de troca iônica. No entanto, um dos formatos mais utilizados é o de fase reversa.
Assinale a alternativa correta.
A Microextração em Fase Sólida (Solid Phase Micro Extraction, SPME) é uma das técnicas de extração utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.
I. A microextração em fase sólida consiste em uma técnica utilizada somente para a extração de compostos orgânicos voláteis.
II. As principais desvantagens da técnica são baixa sensibilidade e impossibilidade de automação.
III. As principais vantagens da técnica são os baixos custos associados à técnica e baixo tempo de extração.
Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s):
A extração por Headspace (HS) é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.
I. Para a determinação de etanol e outros compostos voláteis (tais como inalantes e gases venenosos) em sangue, outros fluídos e homogenatos de tecidos, a técnica mais conveniente a ser aplicada é a extração por Headspace.
II. Na técnica de Headspace, a amostra é inserida em recipiente hermeticamente fechado e termostatizado, por determinado tempo de incubação, permitindo adequado equilíbrio dinâmico entre as fases líquida e gasosa da amostra.
III. Headspace é uma técnica que permite o isolamento dos analitos voláteis da matriz, embora de modo complexo, sendo consideravelmente lento e de alto custo.
Assinale a alternativa correta.
O processo de validação de métodos químicos é um procedimento adotado pelos laboratórios para fins de certificação de que o método desenvolvido é adequado para analisar o que se pretende. A respeito desse assunto, observe as afirmativas, assinalando, na sequência, a alternativa correta.
I. __________ é parâmetro que avalia a dispersão de resultados entre ensaios independentes, repetidos de uma mesma amostra em condições definidas.
II. ___________é a proximidade de concordância entre o valor real do analito na amostra e o estimado pelo processo analítico e constitui a chave para o propósito da validação.
III. ___________é a medida da capacidade do método permanecer inalterado por pequenas mudanças de parâmetros operacionais e ambientais, os quais devem estar explicitados no trabalho.
As lacunas dos itens I, II e III são respectivamente preenchidas corretamente por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...