Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a seguir.
A fórmula oficinal caracteriza-se por ser preparada a partir de uma prescrição médica, destinada a um paciente individualizado.
Assinale a única alternativa correspondente à seqüência CORRETA de aplicação de camadas durante o processo de drageificação:
adição de xarope simples corados ou não/ camada isolante/ camada elástica/ camada alisante/ polimento.
camada alisante/ camada elástica/ adição de xarope simples corados ou não/ polimento/ camada isolante.
camada isolante/ camada elástica/ camada alisante/ adição de xaropes simples corados ou não/ polimento.
camada elástica/ camada alisante/ adição de xaropes simples corados ou não/ polimento/ camada isolante.
adição de xarope simples corados ou não/ camada isolante/ camada alisante/ camada elástica/ polimento.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é responsável pelo desenvolvimento e supervisão de todas as políticas e práticas de utilização de medicamentos em um hospital visando assegurar resultados clínicos ótimos e um risco potencial mínimo. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a uma atividade da CFT:
estabelecer normas e procedimentos relacionados à seleção, distribuição, produção, utilização e administração de fármacos e agentes diagnósticos.
padronizar, promover e avaliar o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos no hospital.
coordenar avaliações clínicas e estudos de consumo de medicamentos em pesquisa ou recém-lançados.
avaliar periodicamente o arsenal terapêutico disponível, promovendo alterações segundo critérios de eficácia, eficiência clínica e custo.
incentivar a ação dos representantes da indústria farmacêutica no hospital de modo a facilitar o acesso do corpo clínico a medicamentos de última geração, especialmente no caso de antibióticos.
Assinale a alternativa correspondente ao sistema de distribuição de medicamentos em que o medicamento é dispensado por paciente, geralmente para um período de 24 horas:
individualizado.
dose unitária.
coletivo
combinado.
personalizado.
Sobre a prescrição e dispensação de medicamentos genéricos, classifique as alternativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e, a seguir, marque a única alternativa correspondente à seqüência CORRETA:
1 - Para a prescrição de medicamentos no âmbito do SUS, o prescritor responsável adotará obrigatoriamente a DCB, DCI ou, na sua inexistência, o nome comercial. ( )
2 - Ao realizar a substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente, o profissional farmacêutico deverá indicar a substituição realizada na prescrição, apondo seu carimbo com nome, seu número de inscrição no CRF, datar e assinar. ( )
3 - Caso o profissional prescritor decida pela não-intercambialidade de sua prescrição, deverá fazê-lo de forma escrita de próprio punho ou aposição de etiqueta impressa ou carimbo que tornem a sua manifestação legível, clara e inequívoca. ( )
4 - O profissional farmacêutico sempre poderá substituir o medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente. ( )
5 - A prescrição de medicamentos nos serviços privados de saúde poderá ser realizada pelo nome genérico ou comercial, a critério do profissional responsável pela prescrição. ( )
V-V-V-F-F
F-V-F-F-V
F-F-V-F-V
F-F-V-V-V
V-F-V-V-F
De acordo com o anexo I do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, o instrumento de referência para definição das listas de medicamentos a serem utilizados pelo sistema penitenciário estadual deverá ser:
a relação de medicamentos genéricos registrados e periodicamente atualizados pela ANVISA.
a relação nacional de medicamentos essencias Rename.
a relação de medicamentos constantes da padronização dos laboratórios oficiais.
a relação de medicamentos padronizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de cada unidade.
Assinale a alternativa correta.
Qual dos itens abaixo pode ser atribuído a Pasteur?
Texto para as questões de 21 a 26
Considere a situação hipotética em que dois pacientes admitidos em um serviço de atendimento médico, apresentam os seguintes quadros clínicos:
indivíduo A: quadro de febre, mialgia, cansaço e cefaléia há 1 semana, discreta perda de acuidade visual, hepatomegalia e esplenomegalia e linfadenopatia cervical;
indivíduo B: quadro de mal-estar, febre, cefaléia, linfadenopatia difusa, lesões cutâneas maculares rosadas, simétricas, inicialmente distribuídas próximas aos arcos costais e, a seguir, por todo o corpo.
A critério dos médicos responsáveis, foram colhidas amostras de sangue, urina e biópsias, para diversos tipos de análises laboratoriais, e foram iniciados os tratamentos.
Algumas das análises realizadas foram: dosagens séricas de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, lactato desidrogenase, uréia, creatinina e glicose; dosagens de alguns antígenos e anticorpos específicos; urinálise de rotina e dosagem urinária de creatinina.
Considerando que a análise por microscopia do sedimento urinário do indivíduo A tenha mostrado os componentes ilustrados pelas figuras acima com ampliação de 100 vezes, assinale a opção correta.
A presença de bilirrubinas na urina é detectada pela análise microscópica do sedimento.
A redução na concentração de urobilinogênio do indivíduo A seria um sinal de lesão hepática.
Tanto a figura I quanto a figura II mostram imagens compatíveis com cilindros presentes no sedimento urinário.
Caso o indivíduo A apresente ruptura de vasos linfáticos renais, sua urina estará menos amarela, mais límpida e transparente que a de um indivíduo normal.
Considerando as análises laboratoriais voltadas à hematologia, com a intenção de investigar a anemia, conforme descrita no texto, assinale a opção correta.
Pode-se deduzir das informações contidas no texto que a dosagem de metaemoglobina mostraria uma concentração desse composto acima do normal.
A determinação da concentração de hemoglobina, útil para o cálculo de índices hematimétricos, pode ser feita com auxílio de um espectrofotômetro.
A análise do hematócrito por imunoeletroforese é mais sensível que a análise pela centrifugação.
Para calcular-se o volume corpuscular médio (VCM), divide-se o valor do hematócrito pelo valor da concentração de hemoglobina.
Em função do quadro clínico observado, foram sugeridas as hipóteses de coagulopatia e de processo infeccioso. Acerca das investigações laboratoriais relacionadas a essas hipóteses, assinale a opção correta.
Ainda não é possível realizar a contagem de plaquetas por sistemas automáticos devido ao tamanho desses componentes do sangue.
A contagem diferencial de leucócitos é importante para a identificação de neutrófilos, como o segmentado após fagocitose de parasitas, esquematizado na figura II.
Alterações na capacidade de coagulação podem ser detectadas pela medição do tempo de protrombina (TP), em que o plasma é incubado com tromboplastina e, depois, com cloreto de cálcio.
Caso a anemia do paciente mencionado no texto estivesse associada a sangramento, e o tempo parcial de tromboplastina ativada estivesse aumentado, é correto afirmar que havia deficiência de fator VII da coagulação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...