Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
É vedado ao farmacêutico interagir com o profissional responsável pela prescrição, para garantir o sigilo e a segurança e não interferir na terapêutica farmacológica.
É facultado ao farmacêutico anunciar produtos farmacêuticos e processos, ainda que isso possa eventualmente induzir o uso indiscriminado de medicamentos.
O farmacêutico pode exercer a assistência farmacêutica, porém não pode fornecer informações ao usuário dos serviços.
A dimensão ética da profissão farmacêutica deve estar determinada, em todos os seus atos, em benefício do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza.
Em casos excepcionais, é permitida a utilização do nome de farmacêutico por estabelecimento ou instituição ligados ao comércio de drogas, ainda que esse profissional não exerça formalmente essa função nesse estabelecimento ou nessa instituição.
A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), instituída por meio da Resolução CNS n.º 338/2004, norteia a formulação de políticas de medicamentos, ciência, tecnologia e desenvolvimento industrial, entre outras. Assinale a opção incorreta acerca dessa política.
A PNAF é parte integrante da Política Nacional de Saúde.
A assistência farmacêutica deve ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, garantindo a intersetorialidade inerente ao SUS.
A PNAF está relacionada com ações exclusivamente públicas de atenção à saúde.
A assistência farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, sendo o medicamento considerado insumo essencial.
A assistência farmacêutica deve envolver, entre outras, ações de atenção farmacêutica.
Para que os elementos principais das boas práticas em farmácia fossem estabelecidos, foi publicada a Resolução n.º 328/1999, pela Agência Nacional de Saúde, que abrange os processos e as respectivas instalações de farmácias e drogarias. Assinale a opção incorreta acerca das instalações físicas de uma farmácia, à luz da referida resolução.
Um local ou sistema de segregação devidamente identificado deve ser instalado na área de dispensação para a guarda de produtos que apresentem prazo de validade vencido.
Balcões e prateleiras devem possuir superfícies lisas e impermeáveis, sem rachaduras, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.
O local de armazenamento deve ter capacidade suficiente para assegurar a estocagem ordenada das diversas categorias de produtos.
Sempre que forem exigidas condições especiais de armazenamento, como uma temperatura específica, por exemplo, tais condições deverão ser providenciadas e monitoradas sistematicamente, mantendo-se os devidos registros.
As instalações devem ter condições de segurança adequadas para o armazenamento de produtos inflamáveis, conforme as normas técnicas federais, estaduais (ou distritais) e municipais.
Ainda no contexto das boas práticas em farmácia e da Resolução n.º 328/1999 da Agência Nacional de Saúde, julgue os itens a seguir, que se referem à aplicação de injetáveis.
I A farmácia deve dispor de um local adequado e equipado para aplicação de injetáveis, com acesso independente, de forma a não servir de passagem para outras áreas.
II As instalações devem ter condições higiênico-sanitárias satisfatórias e em bom estado de conservação.
III A aplicação de injetáveis pode ser feita corretamente por auxiliares de farmácia ou de enfermagem.
IV Materiais perfurocortantes devem ser descartados, devidamente embalados, no lixo de descarte comum.
Estão certos apenas os itens
A atenção farmacêutica constitui uma nova concepção do exercício profissional farmacêutico. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A atenção farmacêutica satisfaz as necessidades sociais, ajudando os indivíduos a obter melhores resultados durante a farmacoterapia.
As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, são principalmente atos clínicos voltados ao paciente individualmente.
Os esforços para readequação de atividades e práticas farmacêuticas visando a orientação no uso dos medicamentos são essenciais em uma sociedade em que os fármacos constituem o arsenal terapêutico mais utilizado.
Ao prestar atenção farmacêutica, o profissional deve garantir que o paciente possa cumprir os esquemas farmacoterápicos prescritos e seguir o plano de assistência, procurando alcançar resultados positivos ao final.
Para satisfazer de maneira eficiente a necessidade social, é essencial que o farmacêutico desenvolva ações centradas nas diferentes classes farmacológicas.
No que se refere a medicamentos essenciais e à Relação de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale a opção incorreta.
A RENAME é uma lista federal de medicamentos que promove a centralização da gestão da compra de medicamentos.
Fazem parte do elenco de medicamentos essenciais os medicamentos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.
A RENAME é considerada a relação nacional de referência de medicamentos que serve de base para o direcionamento da produção farmacêutica e o respectivo desenvolvimento científico e tecnológico.
Os relatórios epidemiológicos auxiliam a atualização da RENAME, que dá ênfase ao conjunto de medicamentos voltados para a assistência ambulatorial.
Na RENAME, estão contemplados medicamentos utilizados no tratamento e no controle da maioria das patologias prevalentes no país.
As ações da farmacovigilância estão voltadas para a detecção precoce de reações adversas desconhecidas e para a detecção de aumentos na freqüência de ocorrência de reações adversas conhecidas. Com relação às ações da farmacovigilância nas reações adversas e ao seu campo de atuação, assinale a opção correta.
Medicina complementar, produtos biológicos e produtos derivados de sangue estão fora do campo de atuação da farmacovigilância.
As ações da farmacovigilância não incluem a avaliação das notificações de perda de eficácia de medicamentos.
Para identificação de reações adversas a medicamentos, raras ou não, a farmacovigilância utiliza-se da notificação obrigatória, pelos hospitais-sentinela, das suspeitas dessas reações.
Assuntos relacionados à perda da qualidade dos medicamentos comercializados estão fora do campo de atuação da farmacovigilância.
Nas ações da farmacovigilância, os hospitais-sentinela representam uma estratégia adicional para integrar a monitoração de medicamentos à prática clínica.
Constitui atribuição legal do farmacêutico,
I assegurar que os medicamentos, durante a dispensação, tenham boa qualidade e que sejam entregues na dose e quantidades prescritas pelo médico.
II fornecer informações sobre o uso correto dos medicamentos promovendo o seu uso racional.
III entrevistar o paciente para obter o seu perfil medicamentoso, analisando se o paciente utiliza outros medicamentos sem prescrição.
IV embalar os medicamentos de forma a preservar a sua qualidade.
Assinale a opção correta.
Acerca da esfera de atuação da Política Nacional de Medicamentos (PMN) e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), julgue os seguintes itens.
I A RENAME foi organizada a partir da institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
II Antes da criação da PNM, havia pouco conhecimento das doenças prevalentes no país e os recursos financeiros para a assistência farmacêutica eram insuficientes.
III A farmácia básica, CEME (Central de Medicamentos), criada antes da PNM, centralizava os processos de programação e aquisição de medicamentos, que não atendiam a realidade da demanda de serviços de saúde dos estados e municípios.
IV A PNM tem como diretriz fundamental a reorganização da assistência farmacêutica, cujas ações são implementadas na esfera federal do governo.
Estão certos apenas os itens
Não faz parte dos eixos estratégicos da PNAF a
manutenção da assistência farmacêutica na rede pública, nos diferentes níveis de atenção.
qualificação dos serviços de assistência farmacêutica existentes, em articulação com os gestores estaduais e municipais.
centralização das ações, com definição das responsabilidades das diferentes instâncias gestoras, de forma pactuada, visando à superação da fragmentação dos programas desarticulados.
construção de uma política de vigilância sanitária que garanta o acesso da população a serviços seguros, eficazes e de qualidade.
Modernização da capacidade instalada e de produção dos laboratórios farmacêuticos oficiais, bem como sua ampliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...