Lista completa de Questões sobre Microbiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação da qualidade microbiológica de medicamentos e cosméticos consiste na determinação da carga microbiana viável e na comprovação da ausência de micro-organismos específicos considerados de risco para o usuário. São métodos para quantificar o crescimento microbiano:
O ensaio de Contagem do número total de micro-organismos mesófilos é um teste aplicável em produtos farmacêuticos para determinar se os mesmos satisfazem às exigências necessárias de segurança biológica. Esse ensaio é requisito para os produtos abaixo, EXCETO:
Acerca da tuberculose e das micobactérias, assinale a opção correta.
Os meios de cultura para isolamento das micobactérias são meios em caldos, meios sólidos com base de ovo e meios sólidos com base de ágar. O meio de Loewenstein Jensen é o meio mais utilizado do grupo sólido com base de ágar.
As micobactérias isoladas das amostras biológicas humanas coram-se intensamente com fucsina fenicada e são resistentes à descoloração com álcool ácido, em parte devido ao alto conteúdo de ácido micólico presente na parede celular.
Os agentes causadores da tuberculose humana, o M. tuberculosis e o M. bovis, pertencem ao gênero Mycobacterium.
Todas as micobactérias do gênero Mycobacterium presentes em uma amostra biológica, como o escarro, apresentam crescimento rápido, variando de dois a cinco dias, o que permite diferenciá-las das demais bactérias.
As micobactérias são classificadas como gram-positivas.
Os micro-organismos empregados em ensaios microbiológicos devem ser mantidos por procedimentos adequados de tal forma que contaminações sejam evitadas e suas características sejam preservadas em relação a uma cultura de referência nacional ou internacional. Assinale a afirmativa correta.
Em relação à infecção urinária, assinale a opção correta.
O pH ácido da urina é indicativo de infecção urinária.
No exame comum de urina, a ausência de nitrito e de leucócitos indica infecção urinária.
A confirmação de piúria (>5 leucócitos por campo em grande aumento) é indicativa de infecção urinária.
O hemograma com linfopenia é indicativo de pielonefrite.
O exame da cultura de urina com 2.000 unidades formadoras de colônias é considerado uma cultura negativa, independentemente de o paciente apresentar sintomas clínicos.
Nos últimos anos, a incidência das doenças fúngicas tem aumentado devido ao aumento dos transplantes e das terapias imunossupressoras. Assinale a opção correta a respeito de micoses sistêmicas.
Considere que o foco primário de uma infecção causada pelo Cryptococcus neoformans seja o pulmão, com posterior migração do fungo, causando meningite meningocócica. Nesse caso, é correto afirmar que os pacientes que apresentam meningite criptocóccica possuem hemocultura positiva para esse fungo.
A identificação de pseudo-hifas ou leveduras no tecido de pacientes com candidíase é realizada diretamente pelo hidróxido de potássio (KOH).
Na identificação de candidíase de mucosa em amostras biológicas de pacientes, os ensaios sorológicos são ferramentas de diagnóstico mais precisas que o ensaio de identificação direta pela coloração com KOH.
A coloração de Giemsa do escarro é o padrão-ouro para a determinação das pneumonias por Pneumocystis carinii, apresentando quase 100% de especificidade.
Mediante a utilização da tinta da China, o Cryptococcus neoformans pode ser identificado no liquor de 90% dos pacientes com meningite meningocócica.
As micoses superficiais são causadas por fungos que infectam a pele e regiões adjacentes. Os locais mais afetados são as unhas, a pele e os cabelos. Com relação às micoses superficiais e aos métodos utilizados para sua detecção, assinale a opção correta.
As micoses superficiais são identificadas como ceratofitoses, dermatofitoses e candidíase.
Um exame microscópico direto é o método de identificação de micose superficial mais fácil de ser realizado; nesse tipo de exame, o fungo deve ser corado com corante de Gram.
No meio de cultura de tecidos a serem analisados, é desnecessário o acréscimo de antibiótico, pois se utiliza meio seletivo para fungos.
Devido à complexidade dos componentes da parede celular, os fungos cutâneos induzem a uma forte reação de hipersensibilidade.
Quando presente no organismo humano, a Malassezia furfur encontra-se na pele ou no cabelo. A identificação desse fungo ocorre com coloração com tinta da China, sendo desnecessária a clarificação com KOH.
Considerando que alguns microrganismos patogênicos ou toxinas por eles produzidas, constituem potenciais armas biológicas, julgue os itens a seguir.
A alta taxa de mutação de alguns vírus e a consequente mudança dos antígenos presentes na capsula viral aumentam os graus de infecção e de letalidade desses agentes infeciosos, por impossibilitar a ação de anticorpos previamente formados.
Considerando que alguns microrganismos patogênicos ou toxinas por eles produzidas, constituem potenciais armas biológicas, julgue os itens a seguir.
O ebola é um vírus transmitido pelo sangue e por secreções. Em estágio avançado de infecção, esse vírus causa hemorragia generalizada nos órgãos internos.
Os ovos do Aedes Aegypti medem, aproximadamente, ................ de comprimento e contorno .................. No momento da postura são .................
As três lacunas são preenchidos corretamente pelos elementos dispostos, na ordem e respectivamente, na alternativa:
1mm alongado e fusiforme brancos.
2mm alongado e fusiforme cinzas.
1mm alongado e fusiforme cinzas.
0,1mm alongado e fusiforme brancas.
0,1mm abaulado e fusiforme brancos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...