Lista completa de Questões sobre Parasitologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na figura apresentada acima, julgue os itens que se seguem.
O parasita encontrado na etapa 3 do ciclo é a Taenia saginata. A ingestão dos ovos desse microrganismo causa a cisticercose humana.
Acerca dos estudos epidemiológicos, julgue os itens a seguir.
A série de casos versa sobre um conjunto de pacientes com o mesmo diagnóstico, que serão submetidos a um mesmo tipo de intervenção, durante certo período.
A toxoplasmose é uma infecção parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. Com relação à sorologia para a toxoplasmose adquirida, assinale a opção correta.
Anticorpos da classe IgM são indicativos de toxoplasmose recente, sendo um método utilizado para avaliação do risco de transmissão de toxoplasmose para o feto.
A presença de anticorpos da classe IgG indica memória imunológica, ou seja, o paciente apresentou uma infecção anterior já debelada.
Em pacientes com suspeita de toxoplasmose, pode-se aplicar o teste de avidez, cujos altos valores indicam que o paciente foi acometido recentemente pela infecção.
A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita que não coloniza mucosas, portanto anticorpos da classe IgA nunca são identificados nos ensaios sorológicos.
O diagnóstico clínico é realizado mediante a identificação de anticorpos ou do T. gondii em cultura.
O Ascaris lumbricoides é um parasita cosmopolita e responsável por inúmeras mortes, todos os anos. No que concerne a esse parasita, assinale a opção correta.
Os ovos são envoltos por duas membranas, sendo a membrana externa composta por quitina e proteínas, cuja função é a impermeabilização do ovo.
Para a detecção dos parasitas, utilizam-se os testes de Kato- Katz e de Hoffman-Pons e Janer (HPJ) para determinações qualitativas e quantitativas, respectivamente.
Os ovos produzidos pelo Ascaris lumbricoides fêmea podem infectar os seres humanos a partir do momento que são liberados no ambiente.
Após a ingestão de alimentos contaminados, os ovos desse parasita são rompidos, levando a disseminação das larvas pelo corpo através da corrente sanguínea. O acasalamento das larvas ocorre nas vísceras, mas a ovipostura ocorre no trato gastrointestinal.
Diversos medicamentos são empregados no tratamento de helmintíases intestinais humanas, muitas vezes sem o diagnóstico laboratorial. Para a terapia medicamentosa racional de infecções causadas por Strongyloides stercoralis, Taenia saginata e Enterobius vermiculares são utilizados, respectivamente, o:
Com relação ao diagnóstico das infecções por protozoários e helmintos, julgue os itens de 93 a 98.
Para o diagnóstico de giardíase, recomenda-se a pesquisa de trofozoítos em fezes formadas ou pastosas, por meio do método de Faust ou Ritche, ou a pesquisa de cistos em fezes liquefeitas.
Com relação ao ciclo evolutivo dos protozoários e helmintos, julgue os itens que se seguem.
O homem pode atuar como hospedeiro definitivo ou intermediário da Taenia solium. Esta última situação é observada quando há ingestão de ovos do parasita e está relacionada ao desenvolvimento da cisticercose humana.
Com relação ao ciclo evolutivo dos protozoários e helmintos, julgue os itens que se seguem.
Formas exoeritrocíticas denominadas hipnozoítas são consideradas responsáveis pelas recidivas tardias da malária por Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum. Na malária por P. ovale ou P. malarie, as recidivas tardias são consequência da persistência de parasitas nos hepatócitos.Com relação ao ciclo evolutivo dos protozoários e helmintos, julgue os itens que se seguem.
As larvas infectantes do Ancylostoma duodenale (larvas filarioides) atravessam a pele humana e ganham a circulação sanguínea, pela qual atingem os pulmões, onde completam seu ciclo evolutivo e onde se estabelece a forma pulmonar da ancilostomíase.
Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doenças cardiovasculares, doenças parasitárias representam ainda importante problema de saúde pública em diversas regiões do país. Em relação ao diagnóstico das parasitoses, julgue os próximos itens.
No diagnóstico da ancilostomíase, a realização de coprocultura permite distinguir, pela morfologia dos ovos do parasita, o Necator americanus do Ancylostoma duodenale.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...