Lista completa de Questões sobre Toxicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
A toxicologia baseia-se principalmente no efeito resultante do contato entre o agente químico e o organismo vivo sem considerar as características do agente químico.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
Medicamentos que causam reações adversas ao paciente são considerados xenobióticos.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
A toxicidade de um medicamento pode ser medida por meio da capacidade da substância química que o compõe de produzir um efeito em condições padronizadas de uso, e seu grau de toxicidade é determinado por meio da concentração dessa substância.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
Risco tóxico de um medicamento é a frequência com que a substância química que o compõe produz um efeito adverso, em condições específicas de uso.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
Os estudos das alterações causadas pelas substâncias químicas estabelecem as relações dose-efeito e doseresposta, importantes para todas as considerações toxicológicas que avaliam riscos à saúde. Os termos efeito e resposta, em toxicologia, significam, respectivamente, uma alteração biológica e a proporção de uma população que manifesta determinado efeito.
Julgue os itens que se seguem a respeito de toxicologia.
A toxicidade de um medicamento não é influenciada pela sua via de administração.
Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante importante é a heparina, administrada por via endovenosa em hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.
Para se verificar a toxicidade de um medicamento, deve-se considerar os ensaios de toxicidade aguda, subaguda, crônica, teratogênica e de embriotoxicidade, e estudos especiais.
Sobre a toxicidade e efeitos colaterais dos fármacos utilizados como antimaláricos, assinale a única alternativa CORRETA:
ototoxicidade irreversível e retinopatia são efeitos tóxicos que podem ser causados pela utilização de doses diárias de cloroquina acima de 250 mg.
cinchonismo consiste em um grupo de sintomas como zumbidos, cefaléia, náuseas e distúrbios visuais que estão tipicamente relacionados a utilização de primaquina como antimalárico.
fluoroquinolonas como ciprofloxacino e norfloxacino apresentam acentuada atividade contra esquizontes do P. falciparum resistentes à cloroquina, mas podem provocar efeitos colaterais em ossos e dentes.
quinina e quinidina são fármacos antimaláricos que em doses terapêuticas provocam poucos efeitos colaterais, exceto náuseas e diarréia, sendo seu uso considerado seguro durante a gravidez.
a mefloquina passou a ser utilizada como antimalárico em razão da sua total ausência de toxicidade no sistema nervoso central.
O gráfico acima representa a relação dose/resposta para uma substância hipotética em uma população homogênea, sendo que o efeito medido foi a letalidade. A respeito dessa análise toxicológica, em que DL50 é a dose que causou a morte de 50% dos indivíduos analisados, assinale a opção correta.
A toxicidade de uma substância química pode ser determinada por diversos métodos analíticos.
O termo dose representa a quantidade de substância administrada a um organismo vivo, que é igual à dose absorvida, expressa por unidade de peso corpóreo.
A frequência de administração da substância, até se atingir a dose letal não interfere na determinação da DL50.
Para se analisar a toxicidade de uma substância a partir de um gráfico como aquele acima mostrado, é preciso transformar a curva sigmoide em reta e analisar a sua inclinação, porque ela representa a distância entre a dose tóxica mínima e a máxima. Quanto menor for esta distância, menor será a segurança terapêutica da substância.
São denominados efeitos quânticos aqueles efeitos observados após a administração de determinada substância, que podem ter sua mensuração graduada em porcentagem de ocorrência.
A história da toxicologia acompanha a própria história da civilização, pois, desde o início da humanidade, já se conheciam os efeitos tóxicos dos venenos dos animais e de várias plantas. Na Idade Média, Paracelso postulou que toda substância tem potencial tóxico, porém o que diferencia um veneno de um remédio é a dose administrada. A respeito dos principais conceitos dessa ciência tão antiga, assinale a opção correta.
Toxicidade é a probabilidade de uma substância produzir um efeito adverso, em determinadas condições de uso.
Risco tóxico é a capacidade de um agente químico de produzir efeitos nocivos, em diferentes graus, sobre os organismos vivos em determinadas condições de uso.
Intoxicação é o conjunto de efeitos adversos produzidos por um agente químico em decorrência de sua interação com o sistema biológico, levando à morte desse sistema.
Xenobiótico é o termo utilizado para indicar toda substância estranha ao organismo, que possua efeitos tóxicos.
Agente tóxico é a substância química capaz de causar danos a um sistema biológico, alterando sua função ou levando-o à morte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...