Lista completa de Questões sobre Vias de administração medicamentosa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao se administrar morfina, observa-se, nos centros bulbares, as seguintes reações:
excitação da tosse e emética
depressão respiratória e tosse
depressão vasomotora e tosse
depressão emética e vasomotora
excitação da tosse e vasomotora
O principal efeito indesejável causado pelos anticoagulantes orais é a:
asma
diabetes
epilepsia
hemorragia
pneumonia
A resistência às penicilinas e a outros betalactâmicos é produzida por quatro mecanismos gerais. Um desses mecanismos é a
modificação do sítio de ligação ribossomal por mutação cromossômica.
produção de excesso de enzima transglicosilase.
probabilidade de a proteína receptora do ribossomo sofrer deleção.
interferência na entrada do aminoglicosídeo na célula.
inativação do antibiótico pela betalactamase.
A claritromicina é um antibiótico derivado da eritromicina, e seu mecanismo de ação é igual ao da eritromicina. A respeito da claritromicina, é correto afirmar que
um dos principais metabólitos, o 14-hidroxiclaritromicina não possui atividade antibacteriana.
a meia vida é menor, quando comparada com a da eritromicina.
as vantagens da claritromicina, em comparação com a eritromicina, incluem menor ocorrência de intolerância gastrintestinal e necessidade de doses menos frequentes.
a dose recomendada é 500 mg a 1 g três vezes ao dia, e parte do fármaco ativo é eliminado nas fezes.
ela penetra pouco na maioria dos tecidos, com concentrações inferiores às das concentrações séricas alcançadas.
A Lei de Ação das Massas descreve a cinética de ligação de um fármaco ao seu receptor, formando o complexo fármaco-receptor, que é capaz de promover o efeito farmacológico. A respeito dos princípios da terapêutica medicamentosa, assinale a alternativa correta.
Quando um fármaco se liga covalentemente a um receptor, estabelece-se um equilíbrio dinâmico que obedece à Lei de Ação das Massas.
A saturação dos receptores ocorre com um número de moléculas do fármaco igual ao número de moléculas do receptor independentemente da afinidade do fármaco.
A redução na concentração de um fármaco é um estímulo para a redução na expressão dos receptores.
A redução na concentração de um fármaco é um estímulo para o aumento na expressão dos receptores.
A redução na concentração de um fármaco não tem nenhuma interferência na expressão dos receptores.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das interações medicamentosas, julgue os itens que se seguem.
Flumazenil é antagonista específico de benzodiazepínicos, sendo sua meia vida maior que a dos benzodiazepínicos.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, caracterizada por poliartrite periférica, cuja etiologia é desconhecida. O tratamento tem como objetivo prevenir ou controlar as lesões articulares e varia com o estágio e a gravidade da doença. Para controlar a dor e o processo inflamatório articular, são utilizados diversos medicamentos, entre eles os antiinflamatórios não-esteróides (AINES). A respeito dos AINES, julgue os itens subseqüentes.
O ácido acetil salicílico, exemplo de AINES, é absorvido principalmente no duodeno após ser protonado no ambiente ácido do estômago.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Agorafobia é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão e não poder sair do meio dela caso se sinta mal, podendo ser uma sequela de transtorno do pânico. Caracteriza-se pela ansiedade associada ao medo, classificada como antecipatória, e a intensidade da antecipação de mal-estar pode, em seu limite extremo, originar um episódio de pânico. O tratamento dessa desordem mental baseia-se na utilização de fármacos classificados como ansiolíticos. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.
Todos os ansiolíticos apresentam como efeito adverso a ação hipnótica.
Os antagonistas dos receptores adrenérgicos são utilizados para tratar as formas de ansiedades que apresentam sintomas físicos como a sudorese, o tremor e a taquicardia.
O zolpidem apresenta as mesmas propriedades hipnóticas que os benzodiazepínicos devido à sua similaridade química com estes fármacos.
A buspirona é um agonista dos receptores GABA com intensa atividade ansiolítica.
Os barbitúricos, apesar de pouco utilizados, apresentam menor tolerância o que os benzodiazepínicos em tratamentos de uso prolongado.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Após a sua descoberta e sua síntese, as anfetaminas têm sido amplamente utilizadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas por soldados e trabalhadores da indústria bélica para aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho, e, atualmente, vários trabalhos descrevem sua utilização pelos motoristas profissionais, com o objetivo de suportar longos períodos de alerta enquanto estão dirigindo. Acerca das anfetaminas, julgue os itens abaixo.
I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora.
II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.
III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro.
IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas.
V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As tensões do dia-a-dia ou outras causas mais sérias podem determinar que algumas áreas do cérebro funcionem de forma exagerada, levando o indivíduo a apresentar um quadro de ansiedade. Os benzodiazepínicos são drogas ansiolíticas bastante utilizadas na prática clínica, podendo ser utilizadas em até 20% da população, dependendo da faixa etária. A respeito desse grupo de fármacos, assinale a opção correta.
Os benzodiazepínicos causam redução da ansiedade e da agressividade, sedação, relaxamento muscular e perda da função motora.
Os benzodiazepínicos possuem como estrutura básica um anel de sete elementos fundidos com um anel aromático que apresenta quatro grupos substituintes principais, mas a modificação desses grupos leva à perda da atividade do fármaco.
Os benzodiazepínicos aumentam a transmissão sináptica inibitória, mediada pelos receptores GABAA, em todas as regiões específicas do SNC.
O flumazenil é classificado como agonista competitivo dos benzodiazepínicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...