Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A toxina botulínica é capaz de inibir a liberação de acetilcolina por um impulso nervoso através da clivagem de proteínas específicas envolvidas na exocitose das vesículas que contêm a acetilcolina, causando um bloqueio de longa duração da função sináptica.
Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.
Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. No tratamento da miastenia grave, utiliza-se um anticolinesterásico de média duração, o que aumenta a concentração de acetilcolina na fenda sináptica.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Todas as fibras simpáticas pós-ganglionares liberam noradrenalina, que age sobre os alfa- ou beta-adrenorreceptores.
A dor pode ser definida com uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionada ou não com uma lesão tecidual real ou potencial. Por se tratar de uma sensação subjetiva, seu tratamento não deve ser restrito à eliminação da sensação dolorosa, devendo, também, propiciar alívio ao indivíduo que apresenta dor. Julgue os itens a seguir, a respeito do controle farmacológico da dor.
Os neurônios sensitivos periféricos que respondem aos estímulos nocivos são os nociceptores polimodais, principalmente de fibras C não mielinizadas.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. A adrenalina é agonista dos receptores tanto alfa- como dos beta-adrenérgicos e apresenta a mesma potência para os dois receptores.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Nos casos de asma brônquica, utiliza-se o salbutmol, que é agonista seletivo dos receptores alfa-adrenérgicos e leva à dilatação da musculatura lisa dos brônquios.
O sistema nervoso autônomo atua na manutenção da homeostase dos indivíduos, e as drogas que atuam direta ou indiretamente sobre esse sistema têm grande importância clínica, uma vez que são capazes de interferir em funções que estão fora do controle voluntário do indivíduo. A respeito do sistema nervoso autônomo e das drogas capazes de interferir na sua atuação, julgue os itens a seguir. Uma das formas de atuação da metildopa como antagonista dos receptores adrenérgicos é a ativação dos mecanismos de retroalimentação autoinibitória que os receptores do tipo beta-2-adrenérgicos exercem nos neurônios pré-sinápticos.
Quimioterapia é o termo utilizado para descrever tanto os fármacos que são seletivamente tóxicos para os microrganismos invasores como os fármacos que têm como alvo os tumores. Considerando os aspectos relacionados aos fármacos utilizados no tratamento do câncer, que é a segunda causa de mortalidade no Brasil, julgue os itens que se seguem. O tamoxifeno é um agonista dos estrógenos endógenos que, após a sua ligação com os receptores de estrógenos, inibe a transcrição de genes estrógeno-responsivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...