Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atenção farmacêutica constitui uma nova concepção do exercício profissional farmacêutico. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A atenção farmacêutica satisfaz as necessidades sociais, ajudando os indivíduos a obter melhores resultados durante a farmacoterapia.
As ações do farmacêutico, no modelo de atenção farmacêutica, são principalmente atos clínicos voltados ao paciente individualmente.
Os esforços para readequação de atividades e práticas farmacêuticas visando a orientação no uso dos medicamentos são essenciais em uma sociedade em que os fármacos constituem o arsenal terapêutico mais utilizado.
Ao prestar atenção farmacêutica, o profissional deve garantir que o paciente possa cumprir os esquemas farmacoterápicos prescritos e seguir o plano de assistência, procurando alcançar resultados positivos ao final.
Para satisfazer de maneira eficiente a necessidade social, é essencial que o farmacêutico desenvolva ações centradas nas diferentes classes farmacológicas.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A prescrição e o uso de medicamentos que são influenciados por fatores de natureza cultural, social, econômica e política incluem-se na denominada atenção farmacêutica. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
A atenção farmacêutica é centrada no paciente e surge como alternativa para melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos.
O sucesso da farmacoterapia depende do conhecimento especializado do farmacêutico sobre a utilização dos medicamentos e dos serviços adequados de suporte.
A atenção farmacêutica é modelo de prática farmacêutica desenvolvido pelos farmacêuticos.
A educação em saúde é considerada como componente da atenção farmacêutica.
Os conceitos de assistência farmacêutica e atenção farmacêutica são sobrepostos e, portanto, podem ser considerados iguais.
No que se refere a medicamentos essenciais e à Relação de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale a opção incorreta.
A RENAME é uma lista federal de medicamentos que promove a centralização da gestão da compra de medicamentos.
Fazem parte do elenco de medicamentos essenciais os medicamentos considerados básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população.
A RENAME é considerada a relação nacional de referência de medicamentos que serve de base para o direcionamento da produção farmacêutica e o respectivo desenvolvimento científico e tecnológico.
Os relatórios epidemiológicos auxiliam a atualização da RENAME, que dá ênfase ao conjunto de medicamentos voltados para a assistência ambulatorial.
Na RENAME, estão contemplados medicamentos utilizados no tratamento e no controle da maioria das patologias prevalentes no país.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção em que a atividade apresentada não é considerada uma intervenção farmacêutica na otimização da farmacoterapia.
Aconselhamento ao paciente sobre a utilização do medicamento.
Dispensar ao paciente os medicamentos prescritos na receita.
Monitorar o paciente que está em uso de medicamentos.
Informar ao paciente sobre os riscos da auto-administração de medicamentos e suas inter-relações com a terapia em curso.
Indicar aos prescritores os medicamentos utilizados pelo paciente.
As ações da farmacovigilância estão voltadas para a detecção precoce de reações adversas desconhecidas e para a detecção de aumentos na freqüência de ocorrência de reações adversas conhecidas. Com relação às ações da farmacovigilância nas reações adversas e ao seu campo de atuação, assinale a opção correta.
Medicina complementar, produtos biológicos e produtos derivados de sangue estão fora do campo de atuação da farmacovigilância.
As ações da farmacovigilância não incluem a avaliação das notificações de perda de eficácia de medicamentos.
Para identificação de reações adversas a medicamentos, raras ou não, a farmacovigilância utiliza-se da notificação obrigatória, pelos hospitais-sentinela, das suspeitas dessas reações.
Assuntos relacionados à perda da qualidade dos medicamentos comercializados estão fora do campo de atuação da farmacovigilância.
Nas ações da farmacovigilância, os hospitais-sentinela representam uma estratégia adicional para integrar a monitoração de medicamentos à prática clínica.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A tuberculose (TB) é uma das enfermidades mais antigas e conhecidas do mundo, decretada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como enfermidade reemergente, desde 1993. A respeito do tratamento da tuberculose, assinale a opção correta.
O tratamento da tuberculose é gratuito, mas essa gratuidade não inclui a fase de diagnóstico da doença.
Considera-se o caso de TB como múltipla resistência (MR) quando essa resistência ocorre sob a ação de uma das seguintes substâncias: isoniazida ou rifampicina.
A MR é normalmente ocasionada pelo mal uso dos fármacos, pela administração irregular e, principalmente, pelo abandono do tratamento.
Denomina-se MR primária quando o paciente recebeu, no mínimo, um tratamento de TB anterior, com mais de um mês de duração.
A ocorrência de MR é menor no Brasil devido à venda de tuberculostáticos, como isoniazida e rifampicina combinadas em uma única cápsula, em farmácias, o que difunde sua utilização.
Constitui atribuição legal do farmacêutico,
I assegurar que os medicamentos, durante a dispensação, tenham boa qualidade e que sejam entregues na dose e quantidades prescritas pelo médico.
II fornecer informações sobre o uso correto dos medicamentos promovendo o seu uso racional.
III entrevistar o paciente para obter o seu perfil medicamentoso, analisando se o paciente utiliza outros medicamentos sem prescrição.
IV embalar os medicamentos de forma a preservar a sua qualidade.
Assinale a opção correta.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A asma é uma doença muito comum, que afeta de 7% a 10% da população. O Ministério da Saúde, preocupado com o tratamento dessa doença, publicou a Portaria n. o 1.012/2002, na qual aprova o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas. A respeito do tratamento da asma, assinale a opção incorreta.
A dispensação dos medicamentos para o tratamento da asma oferecido pelo Ministério da Saúde deve estar de acordo com o protocolo editado na portaria acima citada.
A informação ao paciente ou responsável legal sobre os potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso dos medicamentos deve ser feita por meio de termo de consentimento informado.
O objetivo do tratamento da asma é manter a doença sob controle com a mínima dose possível das medicações e, assim, reduzir a possibilidade de efeitos adversos.
Para o tratamento da asma, não existe critério de exclusão de pacientes.
Os corticóides inalatórios são os agentes antiinflamatórios mais potentes disponíveis e atuam nas fases crônica e aguda do processo inflamatório.
Acerca da esfera de atuação da Política Nacional de Medicamentos (PMN) e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), julgue os seguintes itens.
I A RENAME foi organizada a partir da institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
II Antes da criação da PNM, havia pouco conhecimento das doenças prevalentes no país e os recursos financeiros para a assistência farmacêutica eram insuficientes.
III A farmácia básica, CEME (Central de Medicamentos), criada antes da PNM, centralizava os processos de programação e aquisição de medicamentos, que não atendiam a realidade da demanda de serviços de saúde dos estados e municípios.
IV A PNM tem como diretriz fundamental a reorganização da assistência farmacêutica, cujas ações são implementadas na esfera federal do governo.
Estão certos apenas os itens
Não faz parte dos eixos estratégicos da PNAF a
manutenção da assistência farmacêutica na rede pública, nos diferentes níveis de atenção.
qualificação dos serviços de assistência farmacêutica existentes, em articulação com os gestores estaduais e municipais.
centralização das ações, com definição das responsabilidades das diferentes instâncias gestoras, de forma pactuada, visando à superação da fragmentação dos programas desarticulados.
construção de uma política de vigilância sanitária que garanta o acesso da população a serviços seguros, eficazes e de qualidade.
Modernização da capacidade instalada e de produção dos laboratórios farmacêuticos oficiais, bem como sua ampliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...