Lista completa de Questões de Farmácia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os compostos A e B podem ser classificados, de acordo com suas funções químicas, como álcool e aldeído, respectivamente.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os compostos químicos A, B e D são terpenoides classificados, de acordo com o número de unidades isoprênicas, como monoterpenos.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
O composto E é um terpenoide classificado como triterpeno, pois apresenta três unidades isoprênicas.Considere que, em determinado fungicida natural à base de óleos essenciais presentes na fase oleosa de uma emulsão concebida para a aplicação em lavouras, tenha sido constatada a presença de compostos terpenoides e não terpenoides, conforme as estruturas químicas representadas nas figuras acima. Em face dessa hipótese, julgue os itens subsequentes, acerca dos aspectos farmacognósticos a ela relacionados e da classificação dos terpenoides de acordo com o número de unidades isoprênicas.
Os óleos essenciais, componentes bioativos da emulsão fungicida apresentada, são geralmente menos densos que a água à temperatura ambiente.Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. O teor mínimo de taninos necessários para a atividade dos extratos apresentados nesse estudo seria prejudicado caso fossem utilizados solventes de polaridade elevada no processo de extração, visto que os taninos são compostos orgânicos solúveis em solventes de baixa polaridade, como o clorofórmio.
Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. As ações anti-inflamatórias, antiulcerogênicas e antimicrobianas relatadas podem ser explicadas pela capacidade de os taninos reagirem com proteínas.
Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. Caso os extratos relatados sejam aplicados por via tópica para promover a cicatrização da pele, a ação farmacológica dos taninos será invalidada, pois o elevado peso molecular desses polímeros polifenólicos os impossibilitará de atravessar o estrato córneo.
Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. No que diz respeito à estrutura química, os taninos são derivados polifenólicos classificados como gálicos ou catéquicos, compostos que, ao sofrerem hidrólise alcalina, liberam açúcar, que geralmente é a glicose.
Considerando que, em um estudo realizado com extratos hidroalcoólicos de diferentes vegetais, que apresentavam no mínimo 2% de taninos totais, tenha-se observado ação farmacológica importante para o tratamento de gastrite, úlcera e também para o combate ao Helicobacter pylori, julgue os itens a seguir, relativos às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos taninos. Os taninos podem ser utilizados, de forma terapêutica, como antídoto em casos de intoxicação com metais pesados ou alcaloides.
Um pesquisador apresentou um pedido de patente do processo de isolamento de teores elevados de alcaloides de uma planta. Nesse estudo foram utilizadas as seguintes etapas de extração: obtenção de extrato primário com solvente tolueno em meio básico, seguida de duas etapas de extração líquido-líquido que resultavam em um extrato de tolueno purificado, tendo sido a primeira partição realizada em meio ácido e a segunda, em meio básico.
Com relação a essa situação hipotética e às propriedades químicas e farmacodinâmicas dos alcaloides, julgue os próximos itens.
Os alcaloides são metabólitos secundários cuja estrutura química apresenta nitrogênio, sendo alguns deles oriundos dos aminoácidos, produtos do metabolismo primário.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...