Lista completa de Questões de Farmácia da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O atendimento integral às pessoas portadoras de deficiência é assegurado por inúmeras leis e decretos, que determinam as áreas de atuação das diferentes esferas de governo. Em relação a materiais e equipamentos utilizados na correção e/ou complementação em pessoas portadoras de deficiência, pode-se afirmar que:
Prótese é peça ou aparelho de correção e/ou complementação de membros ou órgãos do corpo.
Órtese é peça ou aparelho de substituição dos membros ou órgãos do corpo.
Materiais Auxiliares são recursos que complementam e auxiliam no desempenho de função e na recuperação de função anatômica e funcional, como, por exemplo: muletas, cadeiras de rodas, andadeiras.
Cateter duplo "J" é um sistema de peça única ou duas peças, com ou sem acessórios, que se destina à coleta de efluente urinário ou fecal, oriundo de ostomias (derivações abdominais) ou, eventualmente, de fístulas ou drenos.
Bolsa de Ostomia e órteses são classificados, exclusivamente, como equipamentos.
Em relação à Portaria 344, de 12 de maio de 1998, assinale a alternativa incorreta.
Após serem remetidas às autoridades sanitárias competentes, as notificações de receitas "A", com substâncias constates das listas "A", serão devolvidas no prazo de 30 dias, após conferência.
A Notificação de Receita "A" poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas.
Prescrições e aviamentos de fórmulas, com associação de ansiolíticos (constantes na portaria 344/98) com simpatolíticos, são proibidas; estas associações podem ocorrer com parassimpatolíticos.
A receita da talidomida deverá conter quantidade para tratamento de até trinta dias, terá validade de quinze dias, a partir de sua emissão, e somente valerá dentro da unidade federativa que lhe concedeu numeração.
O formulário da Receita de Controle Especial deverá ser preenchido em duas vias.
Em relação à Resolução RDC número 48, de 2 de junho de 2000, que regulamenta o roteiro de inspeção do controle de infecção hospitalar, assinale a alternativa incorreta.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é constituída por membros consultores e executores.
Membros Executores representam o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e, portanto, são encarregados da execução das ações programadas de controle de infecção hospitalar, representando os serviços médicos e farmacêuticos.
Programa de Controle da Infecção Hospitalar é o conjunto de ações desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a máxima redução possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
Unidade Hospitalar é o estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência à população, na promoção da saúde e na recuperação e reabilitação de doentes.
Infecção Hospitalar IH é a infecção adquirida após a admissão do paciente na Unidade Hospitalar e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou os procedimentos hospitalares
Considerando à legislação sanitária, podemos afirmar que:
inseticidas e raticidas são considerados saneantes domissanitários.
detergentes são destinados a destruir, indiscriminada ou seletivamente
microorganismos, quando aplicados em objetos inanimados ou ambientes.
inseticidas são destinados a destruir, indiscriminada ou seletivamente, microorganismos, quando aplicados em objetos inanimados ou ambientes.
nutrimentos são produtos tecnicamente elaborados, para atender às necessidades dietéticas de pessoas em condições fisiológicas especiais.
No que diz respeito às vias de administração de fármacos, podemos afirmar que:
1) Reações inflamatórias cutâneas aumentam a absorção desta via de administração.
2) A inução é um método de administração oftálmica que diminui a drenagem pelo canal nasolacrimal.
3) Agonistas b adrenérgicos podem ser administrados por meio de inalação e ter absorção pulmonar.
4) Administração direta no espaço subaracnóide espinhal faz da via intraperitonial uma das que apresentam uma grande superfície de absorção.
5) Um dos problemas da absorção pulmonar é que, após inalação, podem ocorrer reações localizadas e sistêmicas. Estão corretas apenas:
Vitaminas são fármacos com atuação bastante difundida nos diversos órgãos do corpo humano. Em relação às vitaminas, analise as proposições abaixo.
1) A deficiência da tiamina causa beribéri. A sua absorção pelo trato gastrointestinal ocorre por transporte ativo e depende do sódio.
2) A penicilamina interage com a piridoxina e causa sua deficiência. Anticoncepcionais orais diminuem os níveis de piridoxina no sangue.
3) Pacientes em tratamento de hemodiálise crônica têm deficiência de carnitina do músculo esquelético. A carnitina facilita o metabolismo aeróbio dos carboidratos.
4) A hipervitaminose A apresenta como sinais e sintomas pele seca e hemorragia, dentre outros. O Kwashiorkor e a xeroftalmia são exemplos de deficiência de vitamina A.
5) Dietas elevadas de vitamina E conduzem ao desenvolvimento de miopatia necrosante. Crianças com fibrose cística devem controlar ao máximo a dieta desta vitamina, sob o risco de se intensificar a patologia.
6) O complexo B é formado por tiamina, riboflavina, ácido nicotínico, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cianocobalamina, colina,inositol e ácido pára-aminobenzóico. Alguns deles têm importante função na hematopoese.
Considerando os antagonistas H1, assinale alternativa incorreta.
Como antagonistas H1, o astemizol não penetra no SNC.
Intoxicação por antagonistas H1 produz alucinações.
O efeito colateral dos antagonistas H1 mais comum é a excitação. A terfenadina produz sonolência.
Os antagonistas H1 são eliminados mais rapidamente pelas crianças que pelos adultos.
A prometazina possui atividade anestésica local.
Em relação aos antiinflamatórios, assinale a alternativa correta.
A indometacina itensifica o efeito natriurético da furosemida.
Efeitos indesejados do cetoprofeno, pela sua característica ácida, são maximizados com a ingestão da droga concomitantemente ao leite, a antiácidos e a alimentos.
O piroxicam não permite administração de uma única dose diária.
O ibuprofeno não atravessa a placenta.
Os derivados do ácido propiônico são ibuprofeno, naproxeno, flurbiprofeno, fenoprofeno e cetoprofeno.
Em relação à padronização de medicamentos, assinale a alternativa correta.
Entre os benefícios esperados pela padronização, está o conforto do paciente de não mais esperar por uma compra emergencial de medicamento.
A padronização de um hospital de oncologia deverá deixar em aberto o item "anestésicos", visto que a demanda desse tipo de fármaco é muito grande.
A revisão da padronização é vetada ao farmacêutico, sendo conduzida pela enfermagem e médicos do corpo clínico.
Medicamentos genéricos não são bem vistos por uma comissão de padronização atuante em hospital público.
Medicamentos com maior demanda em UTIs não devem ser padronizados por serem de alto valor para a entidade nosocomial.
Em relação às listas da Portaria número 344, de 1998, pode-se afirmar que:
1) A1 e A2 (psicotrópicos)
2) A3, B1 e B2 (entorpecentes)
3) C3 (imunossupressores)
4) D1 (lista de substâncias precursoras de entorpecentes e/ou psicotrópicos)
5) E (plantas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas) 6) C5 (substâncias anabolizantes).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...