Lista completa de Questões de Farmácia da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que uma doença infecciosa ocorra, deve haver interação entre:
O agente e o hospedeiro.
O agente e o vetor.
Fatores comportamentais e fatores genéticos.
O vetor e o hospedeiro.
O vetor e o meio ambiente.
Um Farmacêutico ao analisar um hemograma evidencia leucocitose acentuada, plaquetopenia e grande número de blastos. Estes dados permitem uma suspeita clínica de:
leucemia linfoide crônica;
leucemia mielóide aguda;
leucemia linfoide aguda;
leucemia mielóide crônica;
doença mieloproliferativa crônica.
Faça a correlação das afirmativas abaixo:
A ordem CORRETA das respostas é:
3, 4, 5, 1, 2.
2, 4, 1, 3, 5.
4, 1, 2, 3, 5.
3, 1, 5, 4, 2.
4, 2, 3, 1, 5.
Sobre conceitos usados nas estatísticas vitais, analise as proposições abaixo.
1) Só é considerado Nascido Vivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o produto de concepção que, depois da separação do corpo da mãe, respire ou apresente batimentos cardíacos.
2) A causa básica de morte, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a doença ou lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente à morte, ou as circunstâncias do acidente ou violência que produziu a lesão fetal.
3) A Organização Mundial da Saúde (OMS) define morte materna como a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente de duração ou da localização da gravidez, devida a qualquer causa relacionada com, ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela, porém não devida a causas acidentais ou incidentais.
4) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período perinatal inicia-se quando a criança nasce e termina aos sete dias completos após o nascimento.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Sobre vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis, analise as proposições abaixo.
1) Quarentena é o procedimento de segregação de um caso clínico do convívio das outras pessoas, durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que os suscetíveis sejam infectados.
2) Patogenicidade é a capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro susceptível.
3) Desinfestação é o processo de destruição de metazoários, especialmente artrópodes e roedores, com finalidades profiláticas.
4) Recaída é o reaparecimento ou recrudescimento dos sintomas de uma doença, antes de sua cura.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
3 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Atualmente o grupo das quinolonas e fluoroquinolonas compreende importantes antimicrobianos. São drogas úteis no tratamento de infecções urogenitais, respiratórias e gastrintestinais. São drogas bactericidas que atuam por:
inibição de síntese protéica pela inibição da subunidade 30 S. Devido a esse efeito promovem a morte do microrganismo;
atuam através da ativação da topisomerase II e assim em concentrações terapêuticas leva a um efeito bacteriostático. Em doses elevadas, semelhantes a doses tóxicas, esse grupo apresenta ação bactericida;
promovem a inibição da DNA-girase ou topoisomerase II e da topoisomerase IV. A DNA-girase é primariamente inibida em microrganismos gram-negativos e a topoisomerase IV nos microrganismos gram-positivos;
as quinolonas e fluoroquinolonas apresentam capacidade de diminuir a síntese de proteínas pela inibição da subunidade 50S do ribossomo levando a inibição do crescimento bacteriano, ou seja, ao efeito bactericida.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Algumas substâncias antimicrobianas atuam interferindo na etapa de translocação da síntese protéica ao atuar sobre o alvo do rRNA 23 S da subunidade 50 S. Como consequência há um bloqueio da saída de peptídeos nascentes. As drogas desse grupo normalmente induzem resistência que é codificada principalmente por plasmídio. Um representante desse grupo apresenta eficácia e faz parte do esquema de tratamento contra H. pyllory. O grupo de drogas antimicrobianas no qual o texto se refere é:
fluoroquinolonas;
antifúngicos azólicos;
aminoglicosídios;
macrolídios;
anfenicois.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Drogas antimicrobianas do grupo dos carbapenêmicos como imipenem possuem espectro e proporcionam uma cobertura contra a maioria dos microrganismos gram-positivos, gram-negativos e anaeróbios. São drogas normalmente reservadas para pacientes com infecções graves ou provocadas por microrganismos multiresistentes. Das alternativas abaixo, assinale a que contém o mecanismo de ação desse grupo de antimicrobianos.
Os carbapenêmicos têm como alvo a subunidade ribossômica 30S e impedem a terminação da síntese de peptídio.
Os carbapenêmicos têm como alvo a subunidade ribossômica 50S e bloqueiam a translocação da cadeia peptídica em crescimento.
Por serem beta lactâmicos, os carbapenêmicos promovem a inibição da ligação cruzada dos polímeros de mureína.
Promovem a inibição da topoisomerase II e dessa forma impedem a duplicação do material genético da bactéria.
Os carbapenêmicos levam a formação de poros na membrana externa e inibem a ligação de cadeias de hidrocarbonetos saturados na parede celular levando a sua destruição.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Paciente do sexo masculino 50 anos, após uma semana no leito de uma unidade de terapia intensiva, seu médico suspeita de uma septicemia. Na cultura, o microrganismo isolado foi Klebsiella pneumoniae produtora de ESBL. Quais dos antimicrobianos abaixo seriam reportados a resistência?
Meropenem, imipenem e ertapenem.
Penicilina, cefalosporina e monobactan.
Carbapenens e imipenen.
Meropenen e penicilina.
Penicilina, amicacina.
Entre as atribuições do Farmacêutico temos a identificação, avaliação e monitoramento dos efeitos do uso, agudo e crônico, dos tratamentos farmacológicos no conjunto da população ou em subgrupos de pacientes expostos a tratamentos específicos e notificação de reações adversas. O conjunto destas atribuições caracteriza a:
farmacoepidemiologia;
vigilância epidemiológica;
farmacoeconomia;
farmacologia clínica;
farmacovigilância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...