Lista completa de Questões de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA, segundo Fuchs & Wannmacher, 2010.
Creme: forma semissólida que contém uma ou mais substâncias dissolvidas em emulsão óleo-água ou como dispersão aquosa microcristalina de ácidos graxos de cadeia longa ou alcoois.
Emulsão: líquido hidroalcoólico adoçado e flavorizado no qual se dissolve o produto que deve ser ingerido.
Drágea: preparação sólida confeccionada ou não por compressão para diluição lenta na boca. Costuma ser discoide, flavorizada e com alto teor de sacarose.
Elixir: sistema de duas fases em que um líquido é disperso em outro sob forma de gotículas para uso oral ou parenteral.
Gel: fina camada contendo o preparado ativo.
Assinale a alternativa CORRETA sobre Soluções Parenterais.
O recebimento das Soluções Parenterais é realizado por pessoas da área administrativa e não é necessário, para o recebimento, ter treinamento específico.
No recebimento das Soluções Parenterais, deve ser verificada a nota fiscal e a temperatura delas. Outros itens são avaliados posteriormente.
No ato do recebimento todas as Soluções Parenterais devem ser submetidas à inspeção de correspondência entre nota fiscal e o respectivo pedido.
No recebimento das Soluções Parenterais, se apenas uma única remessa contiver lotes distintos não é necessário inspecionar e liberar separadamente os mesmos.
O enfermeiro é o responsável pelo armazenamento das Soluções Parenterais.
Sobre nutrição parenteral (NP) e manipulação de citostáticos, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.
( ) A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos.
( ) De cada NP preparada devem ser reservadas amostras, conservadas sob refrigeração (4 ºC a 11 ºC), para avaliação microbiológica laboratorial e contraprova.
( ) A pressurização da sala de manipulação para medicamentos citostáticos deve ser positiva em relação ao ambiente adjacente.
( ) Somente será permitida a manipulação de medicamento na inexistência de especialidade farmacêutica registrada e comercializada no país, com a mesma forma farmacêutica e dosagem prescritas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
F - V - V - F
V - F - F - F
V - F - V - F
F - V - F - V
V - F - F - V
Sobre nutrição parenteral total (NPT), assinale a alternativa CORRETA.
NPT: consiste em solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou à manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
NPT central: caracteriza-se pela baixa osmolaridade (menos do que 900 mOsm/L) das soluções, o que possibilita a infusão por veia periférica. Esta NPT é normalmente empregada na fase inicial da TNP até que se estabeleça um acesso central, ou em pacientes de curto tempo de terapia.
NPT periférica: caracteriza-se pela elevada osmolaridade (maior do que 900 mOsm/L). Sua administração em veia periférica pode provocar flebite, devendo ser infundida em veia central de grosso calibre (normalmente veia cava superior).
Sistema lipídico, ternário ou três em um: é composto por duas soluções de grande volume: solução de aminoácidos, fonte de nitrogênio, e solução de glicose, como fonte de energia.
Farmácia - Vias de administração medicamentosa - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2012
Assinale a alternativa CORRETA sobre farmacocinética, segundo Berham G Katzung, 2010.
A dose padrão sempre é adequada a todos os pacientes.
A depuração de um fármaco relaciona a quantidade do fármaco no organismo com a concentração do fármaco no sangue ou plasma.
A dose padrão de um fármaco baseia-se em estudos realizados em voluntários saudáveis e pacientes com capacidade média de absorver, distribuir e eliminar o fármaco.
A evolução do fármaco no organismo depende exclusivamente da depuração.
Biodisponibilidade é definida como a fração alterada do fármaco que alcança a circulação sistêmica após a administração por qualquer via.
Assinale a alternativa CORRETA sobre efeitos farmacológicos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos agem principalmente sobre alvos celulares, produzindo efeitos em diferentes níveis funcionais.
O efeito direto do fármaco sobre seu alvo não produz respostas agudas no âmbito da bioquímica celular ou fisiológica.
Respostas agudas geralmente conduzem a efeitos retardados que se manifestam em curto prazo, como dessensibilização ou infrarregulação dos receptores, hipertrofia, atrofia ou remodelamento dos tecidos, tolerância e dependência.
As respostas retardadas que se manifestam a curto prazo resultam de alterações na expressão de genes, embora os mecanismos por meio dos quais os efeitos agudos provocam tais alterações sejam, muitas vezes, mal entendidos.
Os efeitos terapêuticos somente estão baseados em respostas agudas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre fármacos, segundo Rang & Dale, 2007.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por difusão passiva.
O peso molecular de um fármaco é mais importante que a lipossolubilidade na determinação da taxa de difusão passiva através das membranas.
A partição do pH significa que os ácidos fortes tendem a acumular-se em compartimento com pH relativamente alto.
Os fármacos atravessam as membranas lipídicas exclusivamente por diferença mediada por transportadores.
Para atravessar as barreiras celulares, os fármacos devem atravessar membranas lipídicas.
Sobre reações adversas, assinale a alternativa CORRETA.
Análises de estatísticas vitais: este método é útil na pesquisa de reações adversas pouco frequentes ou que requerem um intervalo de tempo prolongado.
Estudos de coorte: a administração dos medicamentos é feita sob estrita observação, sendo imediatamente registrada toda e qualquer reação adversa verificada.
Estudos de caso controle: os estudos das estatísticas de mortalidade e morbidade, aliados aos parâmetros de consumo dos fármacos, são empregados para o estabelecimento de relações entre o aparecimento de uma reação adversa, geralmente grave, e o consumo de determinado fármaco.
Tolerância: é o efeito de ocorrência mais rara, definida como uma sensibilidade peculiar de alguns indivíduos a certos fármacos. Esta sensibilidade está relacionada a defeitos enzimáticos e é hereditária. São reações que não dependem de dose nem de exposição anterior do indivíduo ao fármaco.
Idiossincrasia: é o fenômeno pelo qual a administração contínua e repetida de determinada dose de medicamento diminui progressivamente a intensidade dos efeitos. O necessário aumento da dose para manter os efeitos na mesma proporção faz com que a tolerância também seja um mecanismo progressivo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os Conceitos de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de resoluções que indicam o agravo, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes do controle das doenças.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.080: conjunto de propostas que recomendam adotar as medidas de controle dos agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de ações coletivas, com a finalidade de elaborar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.088: conjunto de determinantes em saúde individual, com a finalidade de detectar e adotar as medidas de controle das doenças ou agravos.
Conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei n. 8.080: conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Fabricante: empresa que exerce o comércio atacadista de medicamentos e produtos para a saúde.
Administração: ato de aplicar ao paciente a medicação previamente prescrita, utilizando-se técnicas específicas recomendadas.
Solução Parenteral de Grande Volume (SPGV): solução parenteral acondicionada em recipiente de dose única, com a capacidade de 300 ml ou mais.
Solução Parenteral de Pequeno Volume (SPPV): solução parenteral acondicionada em recipiente com a capacidade inferior a 200 ml.
Medicamento: substância química definida que é o princípio ativo do fármaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...