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Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
a das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.
Acerca do assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.
Para abordar os problemas do real ou interpretá-lo, os filósofos gregos começaram a servir-se da distinção entre sujeito e objeto e das relações entre ambos, do princípio da causalidade, do raciocínio dedutivo e do indutivo e das ciências matemáticas.
A alquimia, ciência oculta que pretendia transformar o ouro em metais, constituía instrumento da lógica
Os filósofos gregos consideraram fundamental proceder à observação empírica do real antes de interpretá-lo por meios racionais.
Foi na Grécia Antiga que nasceu o método científico baseado no encontro da especulação com o empirismo.
A partir da compreensão do uso da história da filosofia para o ensino apresentada no texto acima, assinale a opção correta.
O estudo da história da filosofia é, na seqüência dos filósofos, por si mesma educativa.
É preciso aproximar o aluno aos clássicos da filosofia para que apreenda os conteúdos fundamentais da filosofia.
O estudo da história da filosofia é a história de indivíduos atormentados.
O que a história da filosofia ensina é a compreender o tormento, a inquietude por maior conhecimento e reflexão que moveu os filósofos desde a Antiguidade.
Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da história da filosofia.
A história da filosofia é inútil para o desenvolvimento da reflexão teorética.
A história da filosofia é um passatempo de colecionador de antiguidades.
Para que uma história da filosofia se torne ensino de filosofia é necessária uma relação vital com o clássico.
O historiador da filosofia precisa manter-se neutro na frente dos clássicos.
A partir das idéias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.
O desprezo histórico da filosofia no Brasil é resultado de sua origem na época colonial.
Os filósofos são incapazes de contribuir à solução prática dos problemas de um país em desenvolvimento.
O filósofo, no Brasil, é considerado, pela cultura majoritária, um elemento moderno da cultura, capaz de contribuir com o desenvolvimento do país.
A cultura é interpretada, no Brasil, como prolongamento da conjuntura econômica.
Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
A filosofia não se interessa pelas realidades últimas e pelo sofrimento pelo fim de tudo.
Kublai Kan não é ocidental e, por esse motivo, não se preocupa com o inferno e o final dos tempos e do ser humano.
Aceitar que o inferno são os outros e viver estoicamente resignado é a única atitude filosófica possível.
A filosofia pode ser pensada como uma busca por distinguir, no meio do inferno, sinais de esperança.
A partir das idéias desenvolvidas no texto acima, assinale a opção correta.
O poder pastoral, conceito elaborado por Foucault em seus escritos mais recentes, revela-se como modelo para a atuação do professor de filosofia.
O poder pastoral é a forma de poder que irá estruturar as tecnologias, os dispositivos do Estado moderno.
O ensino de filosofia, por meio de modalidades leves e participativas, deve visar o controle absoluto do educando.
O professor deve ganhar a confiança do aluno para que possa depois ensinar-lhe a necessidade do sacrifício.
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