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O texto acima, extraído de O Filósofo Ignorante, abre a crítica de Voltaire à filosofia de Leibniz que se estenderá por mais um capítulo da obra. Nele, a tese de que esse é o melhor dos mundos possíveis é contradita através
da comparação irônica com Platão e da exposição dos males do mundo que atingem a todos, inclusive os defensores da filosofia de Leibniz.
do recenseamento dos diversos argumentos levantados contra Leibniz ao longo dos séculos XVII e XVIII.
de argumentos céticos que demonstram o dogmatismo e a arbitrariedade das teses do racionalismo leibniziano.
de um retorno deliberado às doutrinas da ortodoxia católica por meio de um evidente fideísmo expresso nas opiniões do narrador.
da demonstração formal da impossibilidade lógica dos pressupostos metafísicos da doutrina de Leibniz, bem como da condenação de suas conseqüências morais.
No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...).
É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:
O ateísmo sartreano é mais completo por refutar os pressupostos lógicos de todo teísmo, embora concorde com alguns de seus pressupostos metafísicos.
Para Sartre, o ateísmo do século XVIII é falho porque nega a tese de que toda existência é precedida por uma essência.
O ateísmo sartreano é mais completo porque não nega apenas a idéia de Deus, mas também a tese metafísica de que a essência precede a existência.
O ateísmo sartreano é mais radical por retomar a argumentação dos céticos pirrônicos e voltá-la contra toda metafísica.
O ateísmo sartreano é mais radical, pois, recusa tanto a tese da existência de Deus quanto a moral ligada ao cristianismo, a qual o século XVIII deixara intacta.
O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.
Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento
pré-socrático para o socrático.
antigo para o medieval.
medieval para o moderno.
iluminista para o romântico.
romântico para o positivista.
De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.
Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual
a racionalidade, da forma que a conhecemos, só existe a partir da filosofia política de Platão.
o surgimento da filosofia tem profunda conexão com o desenvolvimento da vida pública das cidades gregas.
a preocupação com a ciência política é o ponto em comum entre as doutrinas pré-socráticas.
a democracia ateniense surge como produto da ética e da filosofia política dos séculos VII e VI a. C..
o desenvolvimento da Razão se deve ao intenso envolvimento político dos filósofos do período helenístico.
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.
O excerto acima corresponde a
um comentário apócrifo à cosmogonia de Hesíodo.
uma descrição de Xenefonte sobre Sócrates e seus discípulos.
uma crítica dos pitagóricos a Heráclito.
uma crítica de Sócrates às filosofias que o precederam.
uma síntese de Aristóteles sobre a filosofia présocrática.
É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:
a secularização da política e o distanciamento de ideais normativos ético-religiosos.
o recurso à experimentação científica e o abandono da ética.
o distanciamento de ideais normativos éticoreligiosos e o recurso à experimentação científica.
o abandono da ética e a secularização da política.
o recurso à experimentação científica e a secularização da política.
Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política.
Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:
Tales e Anaxímenes de Mileto.
Heráclito e Pitágoras.
Pitágoras e Parmênides.
Sócrates e Platão.
Platão e Aristóteles.
É correto afirmar que, para Wittgenstein, como decorrência,
o enigma não existe.
a certeza não existe.
a dúvida não existe.
o inefável não existe.
a solução não existe.
A partir do trecho acima, é correto afirmar que, para Popper, as teorias
só podem ser consideradas científicas se tomadas como modelos analógicos sem valor ou pretensão de verdade.
só podem ser consideradas científicas depois de confirmadas por pelo menos um teste metódico.
só podem ser consideradas científicas quando enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências sejam passíveis de refutação através de testes.
científicas constituem modelos – ou paradigmas – cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.
científicas constituem um conjunto de hipóteses verificadas e aceitas como verdades históricas.
A partir do trecho citado, é correto afirmar que a ética epicurista
busca o equilíbrio entre os desejos sensuais e as restrições espirituais.
funda sua idéia de prazer na negação do corpo em favor das alegrias do espírito.
funda-se na noção de dever impessoal de negação do corpo.
atribui ao corpo e à matéria a origem da infelicidade.
é um hedonismo que procura aliar prazer, senso de limite e serenidade.
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