Questões de Filosofia

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O texto acima, extraído de O Filósofo Ignorante, abre a crítica de Voltaire à filosofia de Leibniz que se estenderá por mais um capítulo da obra. Nele, a tese de que esse é o melhor dos mundos possíveis é contradita através

  • A.

    da comparação irônica com Platão e da exposição dos males do mundo que atingem a todos, inclusive os defensores da filosofia de Leibniz.

  • B.

    do recenseamento dos diversos argumentos levantados contra Leibniz ao longo dos séculos XVII e XVIII.

  • C.

    de argumentos céticos que demonstram o dogmatismo e a arbitrariedade das teses do racionalismo leibniziano.

  • D.

    de um retorno deliberado às doutrinas da ortodoxia católica por meio de um evidente fideísmo expresso nas opiniões do narrador.

  • E.

    da demonstração formal da impossibilidade lógica dos pressupostos metafísicos da doutrina de Leibniz, bem como da condenação de suas conseqüências morais.

No século XVIII, para o ateísmo dos filósofos, suprimese a noção de Deus, mas não a idéia de que a essência precede a existência. O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Declara ele que há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem (...).

É sabido que Sartre considerava seu ateísmo mais completo que o de seus antecessores. A partir do texto supracitado é correto afirmar:

  • A.

    O ateísmo sartreano é mais completo por refutar os pressupostos lógicos de todo teísmo, embora concorde com alguns de seus pressupostos metafísicos.

  • B.

    Para Sartre, o ateísmo do século XVIII é falho porque nega a tese de que toda existência é precedida por uma essência.

  • C.

    O ateísmo sartreano é mais completo porque não nega apenas a idéia de Deus, mas também a tese metafísica de que a essência precede a existência.

  • D.

    O ateísmo sartreano é mais radical por retomar a argumentação dos céticos pirrônicos e voltá-la contra toda metafísica.

  • E.

    O ateísmo sartreano é mais radical, pois, recusa tanto a tese da existência de Deus quanto a moral ligada ao cristianismo, a qual o século XVIII deixara intacta.

O que vemos aí é uma completa mudança de todos os valores anteriores. O mito, que estava relegado às posições inferiores, foi subitamente elevado à suprema dignidade.

Essa afirmação, retirada de O Mito do Estado (Cassirer), descreve uma forma de conceber o mito que é representativa da transição do pensamento

  • A.

    pré-socrático para o socrático.

  • B.

    antigo para o medieval.

  • C.

    medieval para o moderno.

  • D.

    iluminista para o romântico.

  • E.

    romântico para o positivista.

De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.

Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual

  • A.

    a racionalidade, da forma que a conhecemos, só existe a partir da filosofia política de Platão.

  • B.

    o surgimento da filosofia tem profunda conexão com o desenvolvimento da vida pública das cidades gregas.

  • C.

    a preocupação com a ciência política é o ponto em comum entre as doutrinas pré-socráticas.

  • D.

    a democracia ateniense surge como produto da ética e da filosofia política dos séculos VII e VI a. C..

  • E.

    o desenvolvimento da Razão se deve ao intenso envolvimento político dos filósofos do período helenístico.

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre.

O excerto acima corresponde a

  • A.

    um comentário apócrifo à cosmogonia de Hesíodo.

  • B.

    uma descrição de Xenefonte sobre Sócrates e seus discípulos.

  • C.

    uma crítica dos pitagóricos a Heráclito.

  • D.

    uma crítica de Sócrates às filosofias que o precederam.

  • E.

    uma síntese de Aristóteles sobre a filosofia présocrática.

É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:

  • A.

    a secularização da política e o distanciamento de ideais normativos ético-religiosos.

  • B.

    o recurso à experimentação científica e o abandono da ética.

  • C.

    o distanciamento de ideais normativos éticoreligiosos e o recurso à experimentação científica.

  • D.

    o abandono da ética e a secularização da política.

  • E.

    o recurso à experimentação científica e a secularização da política.

Finalmente [...] será feito um esforço gigantesco para colocar a alétheia no lugar da doxa. Será o momento em que a filosofia em vez de ocupar-se com a origem do mundo e as causas de sua transformação, se interessará exclusivamente pelos homens, pela vida social e política.

Nesse excerto Chauí se refere a dois filósofos responsáveis por uma ruptura que mudou a orientação do pensamento filosófico grego. São eles:

  • A.

    Tales e Anaxímenes de Mileto.

  • B.

    Heráclito e Pitágoras.

  • C.

    Pitágoras e Parmênides.

  • D.

    Sócrates e Platão.

  • E.

    Platão e Aristóteles.

É correto afirmar que, para Wittgenstein, como decorrência,

  • A.

    o enigma não existe.

  • B.

    a certeza não existe.

  • C.

    a dúvida não existe.

  • D.

    o inefável não existe.

  • E.

    a solução não existe.

A partir do trecho acima, é correto afirmar que, para Popper, as teorias

  • A.

    só podem ser consideradas científicas se tomadas como modelos analógicos sem valor ou pretensão de verdade.

  • B.

    só podem ser consideradas científicas depois de confirmadas por pelo menos um teste metódico.

  • C.

    só podem ser consideradas científicas quando enunciam conjecturas cujas implicações ou conseqüências sejam passíveis de refutação através de testes.

  • D.

    científicas constituem modelos – ou paradigmas – cuja correspondência com a realidade empírica não é possível verificar.

  • E.

    científicas constituem um conjunto de hipóteses verificadas e aceitas como verdades históricas.

A partir do trecho citado, é correto afirmar que a ética epicurista

  • A.

    busca o equilíbrio entre os desejos sensuais e as restrições espirituais.

  • B.

    funda sua idéia de prazer na negação do corpo em favor das alegrias do espírito.

  • C.

    funda-se na noção de dever impessoal de negação do corpo.

  • D.

    atribui ao corpo e à matéria a origem da infelicidade.

  • E.

    é um hedonismo que procura aliar prazer, senso de limite e serenidade.

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