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Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
Na filosofia para o ensino médio, a busca de estruturas identificadoras de situações (topoi) prejudica o desenvolvimento das condições de inteligibilidade da problemática filosófica.
Considerando o texto acima e tendo em vista a metodologia de ensino de filosofia, julgue os itens a seguir.
A posição crítica do discente não se consubstancia com a simples discussão, nem com a confrontação de posições contrárias ou mesmo com a doação de soluções pelo professor e sim com a sua estruturação de questões fundamentais.
Julgue os itens subseqüentes a partir das idéias do texto acima.
A produção da idéia é dialética, sua expressão é formal, ou seja, o que é pensado dialeticamente pode ser dito formalmente, pois toda expressão encontra-se subordinada às categorias de uma linguagem.
Julgue os itens subseqüentes a partir das idéias do texto acima.
Das premissas: "Todo argelino é africano" e "Algum africano é católico", é válido, formal e materialmente, concluir, segundo as regras do silogismo: "Logo, algum católico é argelino".
Julgue os itens subseqüentes a partir das idéias do texto acima.
Segundo a lógica aristotélica, nas relações de sentenças opostas, sendo a sentença do tipo O uma sentença falsa, então a sentença do tipo A terá de ser verdadeira, do tipo E terá de ser falsa, e da sentença do tipo I nada se poderá concluir.
Julgue os itens subseqüentes a partir das idéias do texto acima.
Considerando-se o argumento: "Ninguém pode estar, ao mesmo tempo, em São Paulo e Brasília. Ora, João está em São Paulo. Logo, João não está em Brasília", é correto afirmar que esse argumento é hipotético, conjuntivo e válido, formal e materialmente.
Julgue os itens subseqüentes a partir das idéias do texto acima.
A lógica aristotélica trata de procedimentos que devem ser empregados nos raciocínios referentes a coisas das quais pode-se ter um conhecimento universal e necessário partindo de princípios e leis da razão.
O conhecimento filosófico é finalístico e procura as razões fundamentais de todas as coisas, ao passo que o conhecimento científico-tecnológico caracteriza-se por ser objetivo, preciso, seguro, e testável empiricamente. A respeito dessas duas modalidades de conhecimento, julgue os itens de 56 a 61.
Aristóteles entendia que todos os homens têm, por natureza, o desejo de conhecer; uma prova disso é o prazer das sensações, pois até mesmo fora da sua utilidade, as sensações agradam por si mesmas.
O conhecimento filosófico é finalístico e procura as razões fundamentais de todas as coisas, ao passo que o conhecimento científico-tecnológico caracteriza-se por ser objetivo, preciso, seguro, e testável empiricamente. A respeito dessas duas modalidades de conhecimento, julgue os itens de 56 a 61.
Para Marx, os filósofos se limitaram a transformar o mundo de diferentes maneiras, mas o que importa é interpretar o mundo.
O conhecimento filosófico é finalístico e procura as razões fundamentais de todas as coisas, ao passo que o conhecimento científico-tecnológico caracteriza-se por ser objetivo, preciso, seguro, e testável empiricamente. A respeito dessas duas modalidades de conhecimento, julgue os itens de 56 a 61.
Galileu pode ser considerado um dos criadores da moderna ciência ao substituir a quantidade medida pela qualidade sentida; substituindo a geometria e a matemática pela contemplação dos movimentos dos astros para entendimento da natureza.
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