Questões de Filosofia da Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

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A lógica hegeliana é uma lógica dialética que tem como um de seus principais fundamentos:

  • A. a negação
  • B. o positivismo
  • C. a história
  • D. a política
  • E. o dogmatismo

A espontaneidade de ação, a independência de determinações estranhas ou empíricas e a autodeterminação, como um jogo subjetivo e estético das faculdades, caracterizam a:

  • A. antinomia
  • B. vontade
  • C. liberdade
  • D. máxima
  • E. heteronomia

À síntese dialética da consciência e da autoconsciência, Hegel (in Marcondes, 1997) chama de:

  • A. reflexão
  • B. espírito
  • C. razão
  • D. lógica
  • E. transição

Concepção filosófica segundo a qual o conhecimento certo e definido sobre algo pode ser buscado, mas não atingido:

  • A. dogmatismo
  • B. ceticismo
  • C. irracionalismo
  • D. mecanicismo
  • E. convencionalismo

Para Benjamin (1993), a obra de arte, em sua essência, sempre foi reprodutível e o que o ser humano produzia sempre poderia ser imitado por outros. Ainda que a reprodução técnica da arte represente um processo novo, como a xilogravura e a litografia, para o autor, mesmo na reprodução mais perfeita de uma obra de arte, um elemento estará ausente. Trata-se:

  • A. da terminalidade
  • B. da notoriedade
  • C. da acessibilidade
  • D. do perfeccionismo
  • E. da autenticidade

Possui um valor moral positivo, constituindo o objeto ou o fim da ação humana:

  • A. o bem
  • B. o bom-senso
  • C. o ato
  • D. a dúvida
  • E. a utopia

Para Spinoza (in Marcondes, 1997), o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:

  • A. a indignação do sujeito
  • B. o isolamento do indivíduo
  • C. a utilidade do pensamento
  • D. a determinação das coisas
  • E. o princípio da universalidade

A retórica sofística apresenta-se como uma técnica capaz de persuadir qualquer um de qualquer coisa e põe em destaque as opiniões. Estas podem ser boas e más, melhores e piores, úteis e prejudiciais, mas nunca:

  • A. elaboradas e técnicas
  • B. falsas e verdadeiras
  • C. únicas e discutíveis
  • D. justas e infalíveis
  • E. ficcionais e elaboradas

Antecedente ao pensamento filosófico-científico na cultura grega,o pensamento mítico é uma maneira de um povo explicar aspectos essenciais da realidade em que vive. O mito, por sua vez, caracteriza-se principalmente:

  • A. pela variedade de perspectivas que discute
  • B. pelo tipo de discurso que constitui
  • C. pela forma de questionamento que promove
  • D. pela maneira como se fundamenta
  • E. pelo modelo de crítica que desenvolve

Na visão de Kant ( in Marcondes,1997), a tarefa da crítica consiste em realizar o exame dos limites da razão teórica e estabelecer:

  • A. o fator externo de seu funcionamento
  • B. os juízos sintéticos independentes da experiência
  • C. a necessidade do pensamento puro
  • D. os critérios de um conhecimento legítimo
  • E. a correspondência do objeto ao pensamento
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