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Platão, Aristóteles e os sofistas desenvolveram concepções distintas acerca da política, é INCORRETOafirmar que:
a alma do indivíduo está ligada à vida política e social, para Platão.
a política tem origem no instinto social do homem, segundo Aristóteles.
as convenções entre os homens fundam a comunidade política, de acordo com os sofistas.
a tirania e o despotismo, segundo Aristóteles, não pertencem à modalidade da política, cujo fim é a felicidade comum.
a justiça pólis na é entendida por Platão como a distribuição igualitária de direitos políticos a todos os cidadãos.
Thomas Hobbes e John Locke divergem a respeito dos termos do trinômio estado de natureza, contrato social e poder soberano. No entanto, Hobbes e Locke compartilham a ideia de que:
o estado de natureza éumestado de igualdade e liberdade entre os indivíduos e de guerra de todos contra todos.
a propriedade privada é efeito do contrato social e do decreto do poder soberano.
o soberano desfruta de poder absoluto legítimo.
a soberania pertence àquele a quem foi transferido o direito natural de usar a força coercitiva.
a finalidade do poder soberano é a de garantir direitos naturais dos indivíduos, como a vida, a liberdade e a propriedade.
Assim como Thomas Hobbes e John Locke, Jean Jacques Rousseau é um filósofo contratualista concebe a sociedade política como objeto do contrato social que transforma os indivíduos em cidadãos. É correto afirmar que o contrato sugerido por Rousseau:
visa à defesa da propriedade privada.
dá ao corpo político poder limitado sobre os membros da coletividade.
consiste no ato de alienação pelo qual cada um, unindo-se a todos, encontra sua liberdade na obediência à lei que deseja.
funda a república democrática representativa.
As doutrinas políticas de G. W. F. Hegel e Karl Marx traçam o destino histórico da humanidade sem, contudo, convergirem acerca da origem e natureza do Estado, é INCORRETO dizer que:
o Estado é a instituição jurídica que visa à equidade e à segurança dos cidadãos,emMarx.
a soberania do Estado é depositária do interesse universal do todo social,emHegel.
o Estado, na visão de Hegel, tem como papel o arbítrio dos conflitos da sociedade civil, que é também a esfera do mercado.
o fim da história é o momento da realização do Espírito Absoluto por meio da obra do Estado, em Hegel.
a sociedade civil, entendida como o conjunto das relações econômicas, funda o Estado, e não o contrário, na visão de Marx.
As ciências humanas surgiram depois que as ciências naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, é INCORRETO afirmar que:
as ciências humanas, assim como as ciências naturais, para nascerem, tiveram que se libertar da esfera da metafísica.
o historicismo estuda os fatos humanos com base no método da observação-experimentação, usado nas ciências naturais.
as ciências naturais e as ciências humanas, no século XIX, tiveram como fonte científica comum a teoria evolucionista (darwinismo).
as ciências sociais (Antropologia e Sociologia), ao surgirem, apoiaram-se nas teorias naturais para os estudos dos fatos humanos.
a separação entre sujeito e objeto do conhecimento é a base da ideia de objetividade, tanto nas ciências naturais, como nas ciências humanas.
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