Questões de Filosofia da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Filosofia da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O chamado “argumento do terceiro homem”, cuja primeira versão encontra-se no diálogo Parmênides, de Platão, é tradicionalmente mobilizado contra

  • A. a teoria platônica das ideias ou formas.
  • B. as teses relativistas de Protágoras.
  • C. a teoria aristotélica da verdade como correspondência.
  • D. as prescrições céticas de epoché ou suspensão do juízo.

No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles refere-se a um princípio válido para “o ser enquanto ser”. Nessa passagem, Aristóteles está se referindo ao

  • A. princípio do círculo vicioso.
  • B. princípio da razão suficiente.
  • C. princípio da não-contradição.
  • D. princípio de plenitude.

Em suas Meditações, Descartes afirma que seu objetivo nesta obra é o de “estabelecer algo de firme e constante nas ciências”. A fim de cumprir tal objetivo, o filósofo vai procurar principalmente refutar

  • A. o chamado cético antigo, que propõe a epoché ou suspensão do juízo.
  • B. o chamado cético moderno, que levanta a dúvida acerca da existência do mundo exterior.
  • C. os relativistas como Protágoras, que afirmam ser o homem a medida de todas as coisas.
  • D. filósofos cristãos como Tomás de Aquino, que afirmam ser Deus o fundamento último de todas as verdades.

A fim de “estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”, o próprio Descartes sustenta nas páginas de suas Meditações que o ponto final de sua argumentação deve consistir na prova de que

  • A. a proposição “Penso, logo existo” é necessariamente verdadeira.
  • B. o homem é essencialmente uma criatura que pensa.
  • C. a ciência, e não Deus, é a fonte de todas as verdades.
  • D. Deus existe e não é enganador.

Qual das seguintes teses é sustentada por Kant em sua Crítica da Razão Pura?

  • A. O homem comum não pode conhecer o que é a coisa em si, apenas o filósofo pode fazê-lo.
  • B. Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, dado que a verdade é sempre relativa à opinião particular de cada indivíduo.
  • C. Não se pode conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de nós e de nossa mente.
  • D. não podemos conhecer o que são as coisas nelas mesmas, isto é, as coisas pensadas como independentes de um sistema linguístico ou cultura particular.

Em sua Crítica da Razão Pura, Kant define o conhecimento a priori como aquele que

  • A. pode ser obtido exclusivamente mediante a experiência empírica.
  • B. pode ser obtido unicamente por meio da análise lógica dos conceitos.
  • C. diz respeito às coisas nelas mesmas.
  • D. pode ser obtido independentemente de qualquer acontecimento empírico.

A controvérsia medieval entre os chamados realistas e os nominalistas se constitui na disputa entre, respectivamente,

  • A. aqueles que afirmam que apenas objetos particulares existem e aqueles que afirmam que apenas universais existem.
  • B. aqueles que afirmam a realidade dos universais e aqueles que negam a realidade dos mesmos.
  • C. aqueles que afirmam que os universais são entidades concretas e aqueles que sustentam que os universais são entidades abstratas.
  • D. aqueles que afirmam que os universais são entidades concretas e aqueles que sustentam que os universais são entidades abstratas.

Segundo David Hume, todas as nossas inferências extraídas da experiência fundam-se

  • A. na própria razão.
  • B. nos hábitos ou costumes.
  • C. no raciocínio lógico-matemático.
  • D. na análise dos conceitos empíricos.

A tradicional oposição filosófica entre empiristas e racionalistas diz respeito à divergência, respectivamente, entre aqueles que afirmam que

  • A. apenas as verdades empíricas são logicamente necessárias e os que asseguram que apenas a própria razão pode fornecer tal tipo de verdade.
  • B. o mundo empírico existe independentemente da mente e aqueles que sustentam ser o mundo empírico um produto da mente.
  • C. a fonte do conhecimento reside fundamentalmente na experiência e os que defendem ser a própria razão a fonte de conhecimento.
  • D. aqueles que afirmam que apenas o conhecimento empírico é a priori e aqueles que afirmam que apenas a razão pode nos fornecer um tal tipo de conhecimento.

Em seu Tractatus logico-philosophicus, ao discutir a relação entre lógica e linguagem corrente, Wittgenstein assegura que

  • A. a forma lógica da linguagem corrente é diferente de sua forma gramatical.
  • B. a forma lógica da linguagem corrente é idêntica à sua forma gramatical.
  • C. cada linguagem particular possui uma estrutura lógica específica.
  • D. a linguagem corrente é defeituosa de um ponto de vista lógico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...