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Um dos mais importantes dispositivos da lei que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal é o estabelecimento de limites para despesas com pessoal e suas regras gerais. São eles:
I - União: 50%, Estados: 60% e Municípios: 60%, calculados sobre a receita corrente líquida;
II - Nos limites acima não são computadas as despesas com inativos custeadas por recursos provenientes da arrecadação de contribuições dos segurados;
III - A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos acima será realizada ao final de cada quadrimestre. Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas I e III.
Apenas III
Apenas II e III.
I, II e III.
A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive
para despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, funções ou empregos civis e militares.
por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
para valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra.
para licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras.
para desapropriação de imóveis urbanos.
Na classificação orçamentária brasileira, as operações que são limitadas no tempo e das quais resulta um produto final que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo, são chamadas de
atividade.
subfunção.
função
projeto
programa.
Que são o Veto e a Emenda no que se refere ao projeto de lei orçamentária?
São instrumentos do legislador para alterar a redação do projeto.
São privativos do chefe do poder executivo.
São privativos do legislador e do chefe do poder executivo, respectivamente.
São privativos do chefe do poder executivo e do legislador, respectivamente.
São instrumentos do chefe do poder executivo para alterar a redação do projeto.
O dispositivo constitucional que manda a lei orçamentária compreender todas as receitas e despesas referentes aos poderes da União (Estados, Distrito Federal, Municípios) é conhecido como princípio da
anualidade.
universalidade
exclusividade.
programação
não afetação das receitas.
Quanto à classificação dos gastos públicos identifique a única opção INCORRETA:
Os gastos públicos podem ser classificados quanto a sua natureza, finalidade e agente encarregado da sua execução.
Quanto à natureza do gasto, costuma-se identificar quatro principais categorias econômicas de despesas: custeio, investimento, transferências e inversões financeiras.
A classificação das despesas por natureza é necessária para a efetiva implantação da técnica do orçamento-programa, que objetiva aumentar a eficiência e a eficácia na programação dos dispêndios governamentais.
Quanto à finalidade, os gastos são classificados em funções, programas e subprogramas.
Indique a alternativa CORRETA em relação à classificação e estrutura das receitas públicas:
segundo a ótica da origem dos recursos, as receitas são consideradas próprias ou de transferências.
são consideradas receitas correntes: tributária; de contribuições; patrimonial; agropecuária; industrial; de serviços; transferências correntes e o superávit do orçamento corrente.
as receitas correntes estão associadas ao que na Contabilidade Empresarial corresponde às receitas propriamente ditas, ou fatos modificativos aumentativos.
a dívida ativa tributária constitui-se nos créditos da Fazenda Pública, não pagos no vencimento, inscritos em registro próprio, depois de apurada sua liquidez e certeza, e classificados como receita tributária.
A vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa:
é absolutamente vedada, sem qualquer ressalva.
é vedada, salvo nas hipóteses incluídas na Constituição Federal
é vedada, salvo nos casos expressamente previstos em lei complementar.
pode ser excepcionalmente autorizada na Lei Orçamentária Anual.
Em relação à classificação da despesa pública, pode-se afirmar que:
a Portaria da Secretaria de Orçamento Federal - SOF nº. 42/1999, instituiu a classificação funcional- programática da despesa, com o objetivo de possibilitar à União, Estados e aos Municípios a prática de um orçamento-programa mais ajustado aos verdadeiros fundamentos dessa técnica
as "operações especiais" são compostas de despesas relevantes , que podem ser associadas a um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, contribuindo para a manutenção das ações de governo.
o Decreto nº. 2.829/1998, é o marco institucional para os novos critérios de classificação da despesa pública. Nos termos estabelecidos no âmbito do governo federal, toda ação finalística deverá estar estruturada em programas, orientados para a consecução dos objetivos estratégicos definidos, para o período, no Plano Plurianual (PPA).
o programa representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público.
Em relação ao orçamento público na Constituição de 1988, aponte a alternativa INCORRETA:
a Constituição de 1988 ampliou a participação do Poder Legislativo na elaboração do orçamento.
antes da Constituição de 1988, a lei orçamentária podia conter autorização para operação de crédito somente por antecipação de receitas.
a exigência de publicação mensal do relatório resumido da execução orçamentária foi uma inovação importante. A Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu o conteúdo mínimo que permite maior evidenciação das informações.
os planos e programas nacionais, regionais e setoriais foram institucionalizados e devem compatibilizar-se com o Plano Plurianual.
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