Questões de Finanças Públicas da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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"O sistema tributário não deve provocar distorções na alocação de recursos comprometedores da eficiência do sistema econômico." Essa é a definição do conceito tributário de:

  • A.

    especificidade;

  • B.

    simplicidade;

  • C.

    eqüidade;

  • D.

    progressividade;

  • E.

    neutralidade.

A disciplina Finanças Públicas pode ser definida como o estudo da:

  • A.

    obtenção, criação, gestão e dispêndio, pelo Estado, dos meios materiais e serviços visando à satisfação das necessidades coletivas;

  • B.

    sistemática impositiva de mecanismos de controle, transparência e fidedignidade das informações prestadas pelos gestores públicos;

  • C.

    natureza jurídica das relações travadas entre particulares e o Estado no exercício do poder de polícia;

  • D.

    avaliação do cumprimento das metas previstas nos instrumentos de planejamento orçamentário;

  • E.

    sistemática de controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres dos entes federados.

São objetivos da regulação:

  • A.

    bem-estar do consumidor, melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, universalização e qualidade dos serviços;

  • B.

    bem-estar do consumidor, melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, redução dos preços e tarifas;

  • C.

    melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, universalização e qualidade dos serviços, redução dos preços e tarifas;

  • D.

    universalização e qualidade dos serviços, redução dos preços e tarifas, maximização do lucro dos concessionários;

  • E.

    maximização do lucro dos concessionários, bem-estar do consumidor, abertura dos mercados.

A dívida pública consolidada, conforme inc. I, art. 29 da LRF, corresponde ao montante total das obrigações financeiras do Ente, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses. O demonstrativo contábil que permite identificar o total da dívida pública de determinado Ente no final de um exercício é:

  • A.

    Balanço Orçamentário;

  • B.

    Balanço Financeiro;

  • C.

    Balanço Patrimonial;

  • D.

    Demonstração das Variações Patrimoniais;

  • E.

    Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada.

"O total dos financiamentos obtidos ou a serem tomados pelo setor público, junto a terceiros, em determinado período" é uma definição adequada ao conceito de:

  • A.

    superávit primário;

  • B.

    resultado primário;

  • C.

    déficit fiscal;

  • D.

    déficit corrente;

  • E.

    necessidades de financiamento do setor público.

Um país X adotou a tributação sobre a renda sob a forma de alíquotas crescentes conforme o aumento do nível de renda. Um país Y fixou uma única alíquota para a tributação sobre a renda. Comparando-se os dois países, pode-se afirmar que a tributação sobre a renda no país X adota o conceito de:

  • A.

    regressividade;

  • B.

    progressividade;

  • C.

    simplicidade;

  • D.

    indiferença;

  • E.

    neutralidade.

Na Lei de Responsabilidade Fiscal, está previsto como limite para a despesa total com pessoal nos Estados o seguinte percentual da Receita Corrente Líquida:

  • A.

    80%;

  • B.

    75%;

  • C.

    60%;

  • D.

    54%;

  • E.

    50%.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ampliou a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) como elemento de planejamento fiscal. Dentre outras medidas, a LFR criou o seguinte instrumento, integrante da LDO:

  • A.

    anexo de empenhos;

  • B.

    relatório resumido da execução orçamentária;

  • C.

    relatório de gestão fiscal;

  • D.

    anexo de metas fiscais;

  • E.

    anexo quadrimestral.

O projeto de lei orçamentária federal anual:

  • A.

    será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia;

  • B.

    poderá ser de iniciativa do Presidente do Senado Federal;

  • C.

    não guardará compatibilidade com o plano plurianual;

  • D.

    poderá sofrer emendas que contrariem a Lei de Diretrizes Orçamentárias;

  • E.

    será votado apenas na Câmara dos Deputados.

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