Lista completa de Questões de Finanças do ano 2001 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um analista acredita que a tabela apresentada a seguir é uma descrição satisfatória da distribuição de probabilidades da taxa de retorno de uma certa ação.
De acordo com os dados contidos na tabela, o retorno esperado e o desvio-padrão da taxa de retorno da ação são, respectivamente:Uma carteira de ações é formada por dois papéis: A e B. Foram feitas as seguintes estimativas para taxas de retorno das duas ações: retorno esperado de A = 10%; retorno esperado de B = 14%; desviopadrão do retorno de A = 6%; desvio-padrão do retorno de B = 7%; correlação entre os retornos de A e de B = 0,20. Sabendo-se que o peso da ação A na carteira é igual a 40%, então o desvio-padrão estimado para o retorno da carteira é igual a:
Diz-se que uma carteira de ações é eficiente quando
todos os títulos nela contidos são negociados a preços justos.
tem risco mínimo para o nível de retorno esperado.
tem máximo retorno esperado para o nível de risco.
é a melhor carteira disponível para qualquer investidor com aversão a risco.
Para que uma função utilidade por riqueza (W) represente aversão a risco por parte de um investidor, a função deve ter a(s) seguinte(s) propriedade( s):
ser crescente com W e crescer a taxas cada vez maiores.
ser crescente com W e crescer a taxas cada vez menores.
Um título de renda fixa com risco está sendo negociado à taxa de mercado de 20,4% ao ano. O prêmio geral por risco de mercado, neste momento, é estimado em 8,6% ao ano, enquanto a taxa de juros livre de risco é de 18% ao ano. O beta do título de renda fixa com risco é igual a:
Uma empresa acaba de pagar um dividendo de R$3,00 por ação. Estima-se que, nos próximos três anos, os dividendos cresçam à taxa de 10% ao ano. A partir daí, crescerão a 5% ao ano, indefinidamente. Assinale qual é o preço justo desta ação, sabendo- se que a taxa exigida de retorno, em função do risco da ação, é de 20% ao ano.
Em um mercado de ações informacional eficiente, não é possível
em média, obter retorno acima da taxa livre de risco, aplicando dinheiro em ações.
ganhar dinheiro, sistematicamente, com o uso de informações refletidas em séries históricas de retornos de ações.
obter rentabilidade superior à média alcançada pelos outros investidores em ações.
encontrar correlações negativas entre taxas de retorno de ações diferentes.
fazer investimentos que rendam mais do que a carteira de mercado.
Três títulos públicos com prazo de vencimento de um, dois e três anos, respectivamente, estão sendo negociados no mercado às taxas anuais de 15%, 18% e 21%, também respectivamente. As taxas a termo esperadas de duas aplicações pelo prazo de um ano, uma começando no final do primeiro ano, e a outra começando no final do segundo ano, são, respectivamente
Um título de renda fixa vence daqui a quatro anos. Durante esse prazo, promete pagamentos anuais de juros de 15% sobre um valor de face de R$1.000,00. A amortização do principal ocorre integralmente no final do prazo do título. Sabendo-se que o título está sendo negociado à taxa de mercado de 17% ao ano, então a duração do título é
Um contrato futuro de índice de ações é negociado atualmente a 13.000 pontos. Por sua vez, o índice de referência é uma carteira cuja avaliação não considera o reinvestimento de dividendos. Dado que o índice está cotado a vista a 12.800 pontos, e faltam 40 dias para o vencimento do contrato, indique qual seria a taxa anual de juros livre de risco, capitalizada continuamente, implícita nesses preços, supondo que o mercado do contrato futuro estivesse em equilíbrio. (Observação: use um ano de 365 dias em seus cálculos.)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...