Lista completa de Questões de Finanças do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos conceitos de sistema de contas nacionais, julgue os itens seguintes.
I O produto agregado de uma economia é a soma do valor total das vendas com o
valor da compra dos insumos utilizados na produção.
II O produto líquido é calculado subtraindo-se do produto bruto a margem de lucro
das empresas.
III O conceito de produto nacional abrange as transações realizadas com o exterior.
IV Os impostos indiretos incidem sobre o preço dos bens e serviços.
Assinale a opção correta.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item IV está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens III e IV estão certos.
Acerca dos conceitos de finanças, assinale a opção correta.
Os regimes de capitalização simples e composta devem produzir o mesmo valor de juros quando aplicados sobre o mesmo valor presente, durante qualquer período de tempo.
Duas taxas de juros são consideradas equivalentes quando, atuando sobre o mesmo valor presente e durante o mesmo prazo, produzem o mesmo valor futuro.
Uma taxa de juros de 12% ao ano, aplicada sobre um valor presente com capitalização mensal, é denominada taxa efetiva.
O desconto bancário é um caso particular de desconto comercial, porque, em seu cálculo, todos os meses têm exatamente 30 dias.
No desconto racional, aplica-se a taxa de desconto sobre o valor futuro do título, para se obter o valor presente.
A tabela acima apresenta os indicadores de endividamento geral (EG), a composição de exigibilidades (CE) e o passivo oneroso sobre ativo total (POSA) de determinada empresa, em três exercícios consecutivos, obtidos dos seus demonstrativos contábeis. Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito da situação dessa empresa no período considerado.
Em comparação com o cenário vigente no ano 1, ao final do período considerado a empresa está economicamente mais endividada, embora a concentração de dívidas de curto prazo tenha diminuído. Em cada ano desse período, todo o endividamento da empresa foi representado por passivos onerosos.
Em comparação com o cenário vigente no ano 1, ao final do período considerado a empresa está economicamente mais endividada, tendo, nesse período, aumentado em seu passivo a participação de dívidas não onerosas de longo prazo.
Durante todo o período considerado, a empresa manteve-se economicamente em situação estável, sendo tal estabilidade evidenciada pela manutenção do percentual de passivo oneroso sobre o ativo total, embora com maior concentração de dívidas de curto prazo.
Em comparação com o cenário vigente no ano 1, ao final do período considerado a empresa está financeiramente mais endividada, embora a concentração de dívidas de curto prazo tenha diminuído. Em cada ano desse período, todo o endividamento da empresa foi representado por passivos onerosos.
Em comparação com o cenário vigente no ano 1, ao final do período considerado a empresa está financeiramente mais endividada, tendo mantido seu endividamento oneroso por todo esse período, o que redunda em um perfil de dívida mais alongado.
Considerando o texto acima e o estudo das finanças públicas sobre o federalismo fiscal, assinale a opção correta.
As contribuições sociais, que são tributos arrecadados de forma exclusiva pelos estados e pelo DF, geram desequilíbrio fiscal, pois a competência da execução das políticas da seguridade social é privativa da União.
imposto cobrado exclusivamente pela União decorre do exercício regular do poder de polícia ou da utilização efetiva de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
O empréstimo compulsório pode ser instituído pelos municípios para atender as suas despesas extraordinárias, decorrentes de calamidades públicas, especialmente aquelas relacionadas aos fenômenos da natureza.
A descentralização do poder político no Brasil foi viabilizada por meio da repartição de receitas tributárias, que assegurou o repasse da União para os estados e municípios de mais de metade da arrecadação do imposto de renda e do imposto sobre as operações financeiras.
A CF reconheceu os municípios como membros da Federação na mesma condição de igualdade no que diz respeito a direitos e deveres ditados pelo regime federativo. Com isso, do ponto de vista do federalismo fiscal, ocorreu a instituição de transferências compensatórias federais semelhantes às que beneficiam os estados.
Acerca de instrumentos financeiros derivativos, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...