Lista completa de Questões de Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que
a primeira acumulação de petróleo na armadilha, após o deslocamento através do reservatório, caracteriza o fenômeno de migração primária.
a estratificação dos fluidos, água, petróleo e gás, dentro do reservatório, indica que ocorreram três fases de migração, respectivamente do gás, do óleo e da água.
a migração secundária ocorre dentro do reservatório, sendo responsável pela acumulação dos hidrocarbonetos na armadilha.
a migração entre rocha geradora e rocha reservatório só ocorre se essas duas rochas estiverem em contato direto.
a expulsão do petróleo da rocha geradora caracteriza o processo de migração, que só ocorre quando a geradora for uma rocha porosa e permeável.
−250 J
−150 J
zero
150 J
250 J
No estudo de mecânica dos fluidos, líquidos e gases são modelados e classificados a partir de características básicas. Dentre essas, tem-se que
líquidos não são dilatáveis, e gases são dilatáveis.
líquidos não são dilatáveis, e gases são incompressíveis.
líquidos são dilatáveis, e gases são incompressíveis.
líquidos são dilatáveis, e gases são compressíveis.
líquidos e gases são compressíveis.
Analise as afirmativas abaixo que dizem respeito aos reservatórios de petróleo.
I - As rochas sedimentares siliciclásticas e carbonáticas constituem a grande maioria dos reservatórios de petróleo e, em ambos os casos, as propriedades do reservatório são determinadas pelo ambiente deposicional e de formação dessas rochas e pelos processos diagenéticos subsequentes.
II - A porosidade primária dos reservatórios de petróleo é formada por processos que ocorrem após a deposição e diagênese dos sedimentos, tais como dissolução, recristalização e fraturamento.
III - A porosidade dos reservatórios, dentro de uma bacia sedimentar, normalmente aumenta com o aumento da profundidade de soterramento, em função dos processos de fraturamento e dissolução por conta do aumento da pressão litostática.
IV - A porosidade secundária dos reservatórios siliciclásticos é uma herança dos processos deposicionais, da energia do ambiente de deposição, da proximidade da área fonte e do clima.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, III e IV.
2,0
4,0
5,0
10,0
12,0
Um gás ideal, colocado no interior de um êmbulo, é comprimido até o seu volume ficar igual a um quarto do volume inicial. Considere P o valor da pressão atmosférica no local. Sabendo-se que todas as unidades estão no Sistema Internacional, o trabalho realizado sobre o gás, em joules, e em função de P, é
0,25 P
0,50 P
0,70 P
0,75 P
0,80 P
Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)
decomposição bacteriana da matéria orgânica, próxima à superfície, assume grande importância, liberando água e óleo leve.
maturação da matéria orgânica ocorre, na fase de diagênese, durante o soterramento, constituindo o momento principal de geração de petróleo.
matéria orgânica de origem vegetal, trazida dos continentes pelos rios e redistribuída nos oceanos pelas ondas e correntes marinhas, constitui a principal matéria- prima para a formação do petróleo.
querogênio é formado, durante a metagênese da matéria orgânica, a partir da liberação de metano, dióxido de carbono e água.
querogênio é insolúvel em solventes orgânicos comuns, sendo composto basicamente por hidrogênio, oxigênio, carbono e menores quantidades de nitrogênio e enxofre.
Considerando o funcionamento do circuito em regime permanente, julgue os próximos itens.
Determinado gás ideal, à temperatura inicial T e pressão inicial P, recebe calor de uma fonte térmica, executando um processo a volume constante. Sabendo-se que a temperatura final do gás é 8T, qual a pressão final do gás nesse processo?
P−8
P
P+8
8P
Com base na distribuição dos sedimentos nas bacias do tipo rifte, afirma-se que em
semigrábens, o depocentro está posicionado mais próximo da borda tectônica.
semigrábens, os leques aluviais são mais desenvolvidos nas proximidades da borda flexural.
grábens assimétricos, o depocentro se posiciona mais próximo à porção mediana da bacia.
grábens simétricos, a sedimentação lacustre e fluvial longitudinal se depositam junto à borda tectônica da bacia.
bacias do tipo rifte, as zonas de transferência não afetam a distribuição dos depocentros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...