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A respeito de disjuntores e de fusíveis para proteção de instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens que se seguem.
Disjuntores tropicalizados, ao contrário de disjuntores limitadores de corrente, são calibrados para uma temperatura de 100 o C, em média.
Com relação a noções de física, cada um dos itens abaixo apresenta uma situação experimental, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Dois tubos de alumínio foram confeccionados com os mesmos diâmetros e comprimentos, porém, um deles foi fechado em uma das extremidades. Nessa situação, ao se soprar com força na extremidade aberta de cada um deles, o som produzido no tubo aberto será mais agudo que o som produzido no tubo fechado.
A respeito de disjuntores e de fusíveis para proteção de instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens que se seguem.
Fusíveis do tipo NH e diazed, em geral, são dispositivos de proteção dotados de indicadores de atuação do elemento fusível.
Quando se deseja resfriar materiais ou peças, utiliza-se um radiador nos computadores, um dissipador ou heatsink , uma estrutura metálica que apresenta bom contato com o ar, perdendo calor com mais eficiência que a superfície original. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Essa perda de calor pode ser acelerada forçando ar sobre o dissipador, e é isso que os ventiladores fazem dentro dos computadores. Radiadores e dissipadores aparecem também em amplificadores, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e carros.
A curva característica de net positive suction head (NPSH) requerido de certa bomba pode ser determinada a partir da equação
Com base nessas informações e no texto precedente, é correto concluir que o valor máximo de vazão que o sistema pode veicular, sem que haja cavitação, é
11 L/s.
13 L/s.
15 L/s.
17 L/s.
s. E
Para o dimensionamento da seção mínima dos condutores de uma instalação elétrica, devem ser atendidos simultaneamente os critérios de capacidade de condução de corrente, do limite da queda de tensão e da capacidade de condução de corrente de curto-circuito. A respeito desses critérios, julgue os itens a seguir.
De acordo com o critério da capacidade de corrente (ampacidade), o valor da corrente máxima que percorre o condutor é independente da maneira como este condutor é instalado.
Quando se deseja resfriar materiais ou peças, utiliza-se um radiador nos computadores, um dissipador ou heatsink , uma estrutura metálica que apresenta bom contato com o ar, perdendo calor com mais eficiência que a superfície original. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Quando o calor é muito grande, ou se deseja que o sistema seja mais silencioso, é possível usar um circuito fechado de resfriamento com água, que tem capacidade de absorver bastante calor. Essa água não necessita de resfriamento, e é usada continuamente no sistema.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que o ponto de funcionamento do sistema descrito será dado por
Q = 4,7 L/s; ç = 21,1%; H = 29,8 m.
Q = 9,4 L/s; ç = 24,4%; H = 29,1 m.
Q = 12,9 L/s; ç = 52,4%; H = 28,3 m.
Q = 20,5 L/s; ç = 41,0%; H = 25,8 m.
Q = 34,3 L/s; ç = 78,8 %; H = 18,2 m.
Para o dimensionamento da seção mínima dos condutores de uma instalação elétrica, devem ser atendidos simultaneamente os critérios de capacidade de condução de corrente, do limite da queda de tensão e da capacidade de condução de corrente de curto-circuito. A respeito desses critérios, julgue os itens a seguir.
O critério da capacidade de condução de corrente de curtocircuito é dispensado, caso os condutores da instalação sejam do material XLPE - 90ºC, pois para o condutor com este tipo de material o que predomina é o critério da queda de tensão ou o da ampacidade.
Quando se deseja resfriar materiais ou peças, utiliza-se um radiador nos computadores, um dissipador ou heatsink , uma estrutura metálica que apresenta bom contato com o ar, perdendo calor com mais eficiência que a superfície original. A esse respeito, julgue os próximos itens.
O motor de um carro aquece muito afinal, a combustão é a base do seu funcionamento. Para remover o excesso de calor, o motor de um carro é normalmente resfriado por um líquido que circula continuamente, o líquido de arrefecimento. Esse líquido não pode ser água pura, pois é fundamental o uso de aditivos que modifiquem as propriedades dessa água. Isso porque a água pura congela normalmente a 0 oC e ferve a 100 oC, mas a água com aditivos apresenta temperatura de congelamento mais baixa e de ebulição mais alta.
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