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Considerando que as figuras A e B acima representam duas situações de desbalanceamento de um rotor, julgue os itens que se seguem.
A figura A representa uma situação de desbalanceamento estático, visto que pode ser corrigido por meio do procedimento denominado balanceamento em um plano.Com relação aos parâmetros que influenciam o tempo de percepção e reação (TPR ou PIEV), analise as afirmativas a seguir:
I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15º a 20º.
II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.
III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.
Assinale:
Em relação à posição do centro de gravidade em corpos rígidos, julgue os itens a seguir. Um corpo com base de apoio estreita estará em equilíbrio estável somente se o seu centro de gravidade estiver em uma posição alta em relação à base.
Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2, a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,
Em relação à posição do centro de gravidade em corpos rígidos, julgue os itens a seguir.
Considere que o sistema de partículas mostrado na figura abaixo seja formado por massas de material homogêneo e de mesma densidade: as massas m1 = 2 kg, m2 = 3 kg e m3 = 4 kg estão localizadas nos pontos de coordenadas (1, 4), (3, 2) e (4, 1), respectivamente, e as distâncias estão em centímetros. Nessa configuração, o centro de gravidade do sistema está no ponto de coordenadas (2, 2).
Como nenhum processo de balanceamento elimina totalmente o desbalanceamento, devido ao fato de haver sempre um resíduo que permanece, existem normas que avaliam a qualidade do balanceamento em relação ao grau ideal para cada tipo de máquina rotativa. Julgue os itens que se seguem, referentes às formas de quantificação do desbalanceamento. A qualidade do desbalanceamento é uma constante estabelecida por uma norma para cada tipo de rotor, de modo que só será possível aumentar a rotação do rotor se o desbalanceamento residual específico for reduzido.
Como nenhum processo de balanceamento elimina totalmente o desbalanceamento, devido ao fato de haver sempre um resíduo que permanece, existem normas que avaliam a qualidade do balanceamento em relação ao grau ideal para cada tipo de máquina rotativa. Julgue os itens que se seguem, referentes às formas de quantificação do desbalanceamento. O desbalanceamento de um rotor é sempre quantificado como o produto massa × distância, expresso em g × mm, sendo o mínimo admissível chamado de desbalanceamento residual permissível.
Como nenhum processo de balanceamento elimina totalmente o desbalanceamento, devido ao fato de haver sempre um resíduo que permanece, existem normas que avaliam a qualidade do balanceamento em relação ao grau ideal para cada tipo de máquina rotativa. Julgue os itens que se seguem, referentes às formas de quantificação do desbalanceamento. Quanto maior for a rotação do rotor, menor será o desbalanceamento residual, visto que o desbalanceamento residual específico é indicado pelo desbalanceamento residual permissível dividido pela massa do rotor.
Além dos esforços dinâmicos gerados em máquinas rotativas devido ao desbalanceamento, outra importante fonte de desequilíbrio dinâmico é o surgimento de movimento de precessão no sistema. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Nas máquinas rotativas, os mancais devem ser mais rígidos do que o eixo do rotor.
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