Lista completa de Questões de Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se a velocidade do líquido no ponto B vale 7,0m/s, sua velocidade no ponto C, em m/s, será igual a:
9
8
3
Se o reostato for fechado no ponto B, a potência elétrica dissipada pelo próprio reostato, em watts, vale:
Em 1820, o fisico dinamarquês Hans Oersted (1777-1851) descobriu que a passagem de corrente eletrica por um fio condutor cria um campo magnético. Considerando que a permeabilidade magnética do meio onde está a espira vale 4 x 10-7T.m/A, para que a intensidade do campo magnético no centro da espira valha 4 x 10-6T,é necessário que o reostato seja fechado no ponto:
Afigura abaixo ilustra a vista superior de uma tubulação horizontal.
Nela, há uma válvula acionada por um par de alavancas de 0,4m de comprimento cada. A válvula só gira quando submetida a um momento de, pelo menos, 250N.m. Essa tubulação está presa à parede. Os pontos de fixação A e B resistem a trações e compressões, mas são frágeis a tendências de giro, rompendo-se quando submetidos a momentos superiores a 260N.m. Aplicou-se, nas extremidades das alavancas, um binário no sentido anti-horário que fechou a válvula, mas criou uma tendência de giro sobre os pontos A e B. Sabendo que os pontos de fixação não foram danificados, é correto afirmar, a respeito de F , em newtons, que
A figura abaixo mostra o esquema de uma torre de perfuração de petróleo.
Um cabo de aço (1) está com uma de suas extremidades presa ao chão (2). Esse cabo de aço é esticado ao longo da torre até alcançar o bloco de coroamento (3), onde passa por uma roldana fixa. Após passar por essa roldana, o cabo vai verticalmente até o gancho de sustentação do tubo de perfuração (4), onde passa por uma roldana móvel, volta verticalmente para o bloco de coroamento passando pela roldana fixa e desce até o guincho (5). Se o tubo de perfuração (6) pesa 1,8 x 106N, a força que o guincho precisa fazer para sustentar o tubo vale, em newtons:
Quando um condutor é percorrido por uma corrente elétrica, os elétrons no seu interior
movem-se com a velocidade da luz.
movem-se com a velocidade próxima da velocidade da luz.
movem-se em linha reta com a velocidade na ordem de 103 m/s.
movem-se de forma irregular, com metade da velocidade da luz
movem-se com trajetórias semelhantes às das micelas de um colóide na forma SOL, com velocidade muito pequena quando comparada com a velocidade da luz
Uma avenida tem, para a iluminação pública, 80 lâmpadas de 220V 300W . A energia consumida por essas lâmpadas em um período de oito horas é da ordem de
Analise as afirmativas.
I. O campo elétrico é nulo no interior de um corpo qualquer, carregado eletricamente.
II. Uma d.d.p. de 1,8 V produz uma corrente de 250 mA em um resistor de 7,2
III. O vetor campo magnético produzido por um fio retilíneo longo, percorrido por corrente elétrica alternada, é paralelo ao fio.
Está(ão) correta(s)
todas.
nenhuma
apenas duas delas.
apenas a I.
apenas a II.
Física - Elétrica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No quadro abaixo, são dados algumas constantes físicas.
Um carro de policia partiu do Recife às 10 h e 40 min e chegou a Vitória de Santo Antão às 11 h e 20 min. Se a distância total percorrida foi de 56 km, determine a velocidade média do veículo.
82 km/h
84 km/h
86 km/h
88 km/h
90 km/h
Física - Vetores - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O gráfico abaixo mostra as velocidades de dois carros, A e B, que trafegam no mesmo sentido ao longo de uma via plana e reta. No instante t = 0 os carros estão alinhados num mesmo semáforo. Após quanto tempo o carro B alcançará o carro A?
t = 1 s
t = 2 s
t = 3 s
t = 4 s
t = 5 s
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...