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Considerando a massa do elétron me = 9,1 × 10-31 kg, a carga do elétron e = 1,6 × 10-19 C e a constante de Planck h = 6,6 × 10-34 J.s, é correto afirmar que, de acordo com os postulados de Bohr, o comprimento de onda de matéria associado a um elétron cuja energia cinética é igual a 120 e V é da ordem de
0,1 nm.
1,0 nm.
10 nm.
100 nm.
Considerando a velocidade da luz c = 3,0 × 108 m/s e a massa do elétron me = 9,1 × 10-31 kg, a equação de Einstein que relaciona massa e energia permite concluir que a energia total de um elétron livre com energia cinética igual a EC = 4,0 × 10-13 J, em unidades de 10-14 J, é aproximadamente igual a
2,8.
3,0.
3,2.
4,9.
A figura acima representa o diagrama de níveis de energia no modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio. Neste modelo, que leva em conta o comportamento corpuscular da luz (fóton), as transições eletrônicas ocorrem por emissão ou absorção de energia quantizada.
Com base no modelo de Bohr e na regra de quantização da energia, a energia mínima que um fóton deve ter para ionizar um átomo de hidrogênio em seu estado fundamental é igual a
13,60 eV.
13,60 eV.
13,60 eV.
27,20 eV.
A figura acima representa o diagrama de níveis de energia no modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio. Neste modelo, que leva em conta o comportamento corpuscular da luz (fóton), as transições eletrônicas ocorrem por emissão ou absorção de energia quantizada.
Em relação à série espectral de Lyman no modelo de Bohr mencionado no texto, assinale a opção cuja transição eletrônica indicada resulta na emissão de um fóton com maior comprimento de onda.
1 2
2 1
2 3
3 2
A tradicional corrida de São Silvestre, no Brasil, ocorre no dia 31 de dezembro desde 1925. Ao longo desses anos, o percurso foi modificado inúmeras vezes, tendo tido no mínimo 5 500 metros e no máximo 15 000 metros. A maior velocidade média desenvolvida nessa corrida foi de, aproximadamente, 6,3 metros por segundo, em uma prova em que o vencedor obteve a marca de 23 minutos e 26 segundos em um percurso com
6 200 metros.
7 000 metros.
7 600 metros.
8 900 metros.
9 200 metros.
No Estado de São Paulo, é comum que as estradas apresentem dois diferentes limites de velocidade; um para caminhões e ônibus e outro, para automóveis. Na Rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, essas velocidades são, respectivamente, 90 km/h e 120 km/h. Um automóvel entra nessa rodovia 10 minutos depois de um caminhão, sendo que ambos trafegam com a velocidade máxima permitida. Pode-se prever que o automóvel irá ultrapassar o caminhão em, aproximadamente,
5 minutos.
10 minutos.
20 minutos.
30 minutos.
40 minutos.
Em experimentos com colisões entre feixes de prótons, verifica- se que muitas dessas colisões são elásticas. Nesses casos, após a colisão,
os prótons passam a andar juntos, com velocidades iguais.
o momento linear de cada próton não varia, só o total varia.
conserva-se o momento linear, e há perda de energia cinética.
não há variação nas velocidades, como se não houvesse interação.
a energia cinética total permanece a mesma de antes.
Os estudos sobre as propriedades dos materiais receberam grande atenção nas últimas décadas, especialmente para o desenvolvimento de materiais adequados à produção industrial, como a de ferramentas e a de veículos. Quando se trata da proteção de passageiros de automóveis, em colisões, fazse necessário o uso de materiais
mais rígidos, para diminuir a força de impacto.
mais rígidos, para diminuir o tempo de interação.
mais flexíveis, para evitar uma deformação do chassi.
rapidamente deformáveis, para diminuir o tempo de interação.
crescentemente deformáveis, para aumentar o tempo de interação.
equivocado, pois aquela conservação é um princípio geral, válido em qualquer condição.
equivocado, pois o eventual crescimento da entropia não compromete a conservação de energia.
equivocado ou certo, dependendo da relação entre a massa e a constante elástica da mola.
certo, pois molas reais dissipam energia mecânica e o que se conserva é a energia total.
certo, pois mesmo o princípio da conservação de energia só é válido em condições ideais.
Pode-se afirmar que a conservação da energia mecânica nunca é estritamente verdadeira, mesmo quando parece ser, pois
os processos físicos reais são irreversíveis no tempo.
não se podem construir motos-perpétuos para gerar energia.
a entropia do sistema diminui e tudo se transforma.
o homem não pode viajar no tempo sem gastar energia.
o tempo não flui uniformemente nas condições reais.
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