Lista completa de Questões de Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando se deseja resfriar materiais ou peças, utiliza-se um radiador nos computadores, um dissipador ou heatsink , uma estrutura metálica que apresenta bom contato com o ar, perdendo calor com mais eficiência que a superfície original. A esse respeito, julgue os próximos itens.
O motor de um carro aquece muito afinal, a combustão é a base do seu funcionamento. Para remover o excesso de calor, o motor de um carro é normalmente resfriado por um líquido que circula continuamente, o líquido de arrefecimento. Esse líquido não pode ser água pura, pois é fundamental o uso de aditivos que modifiquem as propriedades dessa água. Isso porque a água pura congela normalmente a 0 oC e ferve a 100 oC, mas a água com aditivos apresenta temperatura de congelamento mais baixa e de ebulição mais alta.
A placa de orifício é um instrumento utilizado para a medição de
nível
vazão
pressão
densidade
viscosidade
A faixa de pressão de transmissores pneumáticos é de
0 a 15 psi ou 0 a 1,0 bar
3 a 15 psi ou 0,3 a 1,5 bar
3 a 15 psi ou 0,2 a 1,0 bar
5 a 15 psi ou 0,3 a 0,9 bar
5 a 20 psi ou 0,4 a 1,6 bar
A temperatura que é numericamente igual nas escalas de temperatura Celsius e Fahrenheit é
- 80
- 40
- 20
40
80
Os tipos de manômetros que precisam de calibração periódica são:
tubo em U, tubo inclinado e Bourbon.
tubo inclinado, Bourbon e fole.
diafragma, tubo em U e tubo inclinado.
fole, diafragma e tubo em U.
Bourbon, fole e diafragma.
Analise as afirmativas abaixo a respeito de Controladores Lógicos Programáveis(CLP).
I Um CLP sempre trabalha dentro de um Sistema de Supervisão.
II Toda saída de CLP utiliza uma chave tipo relê.
III A memória de um CLP é do tipo não volátil.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
II, somente.
III, somente.
I e II, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
O metal Monel é uma liga de
cobre e níquel.
cobre e zinco.
alumínio e cobre.
alumínio e zinco.
níquel e zinco.
Um atuador hidráulico de dupla ação e haste simples, com uma instalação que permite que ele pare em qualquer posição do seu curso, tem em seu comando uma válvula direcional com
3 vias e 2 posições.
3 vias e 3 posições.
4 vias e 2 posições.
4 vias e 3 posições.
5 vias e 2 posições.
Física - Teorias, Leis, Princípios e Propriedades Físicas de materiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A figura acima ilustra o funcionamento de um tipo de sistema de freios muito comum em caminhões. Nesse sistema, um compressor, acionado pelo motor do caminhão, comprime ar para dentro de um reservatório e, de lá, o ar é distribuído para um ou mais reservatórios auxiliares. No acionamento do pedal do freio, uma válvula de controle, controlada pela posição do pedal, transmite ar sob pressão a uma (ou mais) válvula(s) de acionamento. Esta(s), por sua vez, libera(m) grande volume de ar, com pressão controlada, aos pistões, que pressionam as lonas de freio nas rodas do caminhão. Acerca dos princípios físicos envolvidos nesse sistema de freios, julgue os itens a seguir.
Segundo a 3.ª Lei de Newton e de acordo com os princípios da hidrostática, é correto afirmar que a pressão exercida pelos pistões sobre as lonas de freio é igual à pressão exercida pelo motorista do caminhão sobre a válvula de controle ligada ao pedal do freio.
A figura acima ilustra o funcionamento de um tipo de sistema de freios muito comum em caminhões. Nesse sistema, um compressor, acionado pelo motor do caminhão, comprime ar para dentro de um reservatório e, de lá, o ar é distribuído para um ou mais reservatórios auxiliares. No acionamento do pedal do freio, uma válvula de controle, controlada pela posição do pedal, transmite ar sob pressão a uma (ou mais) válvula(s) de acionamento. Esta(s), por sua vez, libera(m) grande volume de ar, com pressão controlada, aos pistões, que pressionam as lonas de freio nas rodas do caminhão. Acerca dos princípios físicos envolvidos nesse sistema de freios, julgue os itens a seguir.
Durante uma frenagem, o centro de massa do caminhão desloca-se para a parte da frente do veículo, motivo pelo qual as rodas dianteiras recebem mais peso que as rodas traseiras
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...