Lista completa de Questões de Física do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se que as perdas de carga no canal de adução são desprezíveis e que o volume de água que atravessa as turbinas é 500 m3/s, a máxima potência de saída da usina, em MW, é, aproximadamente,
180
186
192
200
250
O Balanço Energético Nacional 2009, base 2008, apresenta diversas informações sobre a contabilidade relativa à oferta e ao consumo de energia no país. Considerando o citado documento, analise as afirmativas abaixo.
I - O uso do carvão para geração de eletricidade apresentou crescimento no período e a produção de carvão mineral cresceu em todos os estados produtores.
II - Em relação às Centrais Hidrelétricas e à participação percentual destas na estrutura de oferta, segundo a natureza de fonte primária, ao se compararem as porcentagens relativas ao Brasil e ao mundo, verifica-se que a primeira - Brasil - é de 3 (três) a 4 (quatro) vezes superior à segunda - mundo.
III - Quanto à capacidade instalada em autoprodutores de energia termoelétrica, especificamente do setor agropecuário, as regiões Sudeste e Sul têm, nesta ordem, as maiores contribuições percentuais do país.
IV - Quanto à capacidade instalada de geração de energia eólica, por ordem decrescente, as duas regiões do país que se destacam positivamente são: Nordeste e Sudeste.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
IV.
II e III.
III e IV.
As usinas termelétricas a gás operam em regime aberto, no qual a combustão ocorre na mistura de ar e combustível. Essas usinas podem utilizar a tecnologia do ciclo simples ou do ciclo combinado. É característica de termelétricas a ciclo combinado o(a)
fornecimento de energia em um curto espaço de tempo, sem maiores preocupações com a eficiência do sistema.
despacho por razões elétricas, associado, por exemplo, a restrições no sistema de transmissão.
impossibilidade de acoplar turbinas a vapor, sendo também conhecida como termelétrica merchant.
utilização dos ciclos de Brayton e Rankine, sendo o primeiro caracterizado pela sucção do ar atmosférico pelo compressor e misturado ao combustível, enquanto no segundo se utiliza a água como fluido de trabalho.
emissão direta, para a atmosfera, de todos os gases provenientes da combustão.
Na tabela abaixo são mostrados os valores de energia primária, final e útil que correspondem ao consumo de um determinado combustível para a geração de eletricidade em um país.
A análise desses dados mostra que as perdas na transformação, as perdas no uso, ambas em milhões de tep, e a eficiência de uso são, respectivamente,
60, 30 , 50%.
60, 30 , 40%.
60, 30 , 40%.
60, 30 , 40%.
30, 90 , 40%.
Nos estudos de eficiência de equipamentos, as denominadas Leis de Afinidade de equipamentos dinâmicos estabelecem uma relação linear, quadrática e cúbica da vazão, pressão e potência, respectivamente, em relação à rotação. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.
I - As Leis de Afinidade se aplicam às cargas centrífugas.
II - Nas instalações em que as Leis de Afinidade se aplicam, o uso de inversores de frequência, como método de controle de velocidade de motores elétricos, resulta em economia de energia.
III - As Leis de Afinidade se aplicam a qualquer sistema de movimentação de fluidos.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II
III.
I e II.
I e III.
Texto e figura para as questões 43 e 44
Considerando que, na situação descrita no texto, no instante t, a carga q ainda se encontra na presença dos campos elétrico e magnético e que t = 0 é o instante em que a onda atinge a carga, a força magnética F m que atua nessa carga é dada por
O esquema acima representa dois corpos de massa m e M ligados por um fio ideal que passa por uma polia de massa desprezível. Essa configuração de massas e polias é denominada máquina de Atwood. Considere que M = 2m, que o fio está submetido a uma tensão T e que a aceleração da gravidade, g, é igual a 10,0 m/s2. Nessas condições, o módulo da aceleração dos corpos, em m/s2, será aproximadamente igual a
6,5
10,0.
0,0.
3,3.
Na figura acima, estão representados dois esquemas de associação de molas: o primeiro é uma associação em série e o segundo, uma associação em paralelo. K1 e K2 são as constantes elásticas das duas molas associadas. Considerando que Ks e Kp sejam as constantes elásticas equivalentes da associação em série e da associação em paralelo, respectivamente, então elas satisfazem às seguintes condições:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...