Lista completa de Questões de Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A derivada da função f(x,y) = 2xy3 3x2y no ponto (1,2) na direção do vetor v = (1,1) é
55
1
1
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Foram realizadas medidas das temperaturas máximas noturnas de 5.000 municípios de algumas regiões, gerando- -se uma amostra de variância V. No entanto, descobriu-se que todos os termômetros utilizados subtraíram 4 graus em todas as medidas. Após as devidas correções, a variância obtida será
4V
2V
V
V/2
V/4
O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que
a primeira acumulação de petróleo na armadilha, após o deslocamento através do reservatório, caracteriza o fenômeno de migração primária.
a estratificação dos fluidos, água, petróleo e gás, dentro do reservatório, indica que ocorreram três fases de migração, respectivamente do gás, do óleo e da água.
a migração secundária ocorre dentro do reservatório, sendo responsável pela acumulação dos hidrocarbonetos na armadilha.
a migração entre rocha geradora e rocha reservatório só ocorre se essas duas rochas estiverem em contato direto.
a expulsão do petróleo da rocha geradora caracteriza o processo de migração, que só ocorre quando a geradora for uma rocha porosa e permeável.
Analise as afirmativas abaixo que dizem respeito aos reservatórios de petróleo.
I - As rochas sedimentares siliciclásticas e carbonáticas constituem a grande maioria dos reservatórios de petróleo e, em ambos os casos, as propriedades do reservatório são determinadas pelo ambiente deposicional e de formação dessas rochas e pelos processos diagenéticos subsequentes.
II - A porosidade primária dos reservatórios de petróleo é formada por processos que ocorrem após a deposição e diagênese dos sedimentos, tais como dissolução, recristalização e fraturamento.
III - A porosidade dos reservatórios, dentro de uma bacia sedimentar, normalmente aumenta com o aumento da profundidade de soterramento, em função dos processos de fraturamento e dissolução por conta do aumento da pressão litostática.
IV - A porosidade secundária dos reservatórios siliciclásticos é uma herança dos processos deposicionais, da energia do ambiente de deposição, da proximidade da área fonte e do clima.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, III e IV.
Durante soterramento da rocha geradora, a matéria orgânica passa por transformações que podem resultar na geração de petróleo. No contexto dessas transformações, a(o)
decomposição bacteriana da matéria orgânica, próxima à superfície, assume grande importância, liberando água e óleo leve.
maturação da matéria orgânica ocorre, na fase de diagênese, durante o soterramento, constituindo o momento principal de geração de petróleo.
matéria orgânica de origem vegetal, trazida dos continentes pelos rios e redistribuída nos oceanos pelas ondas e correntes marinhas, constitui a principal matéria- prima para a formação do petróleo.
querogênio é formado, durante a metagênese da matéria orgânica, a partir da liberação de metano, dióxido de carbono e água.
querogênio é insolúvel em solventes orgânicos comuns, sendo composto basicamente por hidrogênio, oxigênio, carbono e menores quantidades de nitrogênio e enxofre.
Com base na distribuição dos sedimentos nas bacias do tipo rifte, afirma-se que em
semigrábens, o depocentro está posicionado mais próximo da borda tectônica.
semigrábens, os leques aluviais são mais desenvolvidos nas proximidades da borda flexural.
grábens assimétricos, o depocentro se posiciona mais próximo à porção mediana da bacia.
grábens simétricos, a sedimentação lacustre e fluvial longitudinal se depositam junto à borda tectônica da bacia.
bacias do tipo rifte, as zonas de transferência não afetam a distribuição dos depocentros.
Os sistemas petrolíferos incluem as rochas geradoras, os reservatórios e as armadilhas que acumulam as jazidas de hidrocarbonetos. As armadilhas podem ser estruturais ou estratigráficas. De acordo com os processos que originaram as armadilhas, podemos dizer que a(as)
erosão e o truncamento de camadas, gerando discordâncias, podem condicionar a disposição dos selantes e dos reservatórios, sendo responsáveis pela formação das armadilhas estruturais.
fácies arenosas dos turbiditos de águas profundas, envolvidas por argilas hemipelágicas, são exemplos de armadilhas estruturais.
formação de anticlinais e falhas de empurrão, em regiões de compressão, pode condicionar armadilhas estratigráficas.
barreiras diagenéticas com variações laterais de porosidades significativas dos depósitos carbonáticos podem constituir armadilhas estratigráficas.
tectônica gravitacional de argilas, em regiões de deposição predominante de sedimentos lamosos, é um dos mecanismos responsáveis pela formação de armadilhas estratigráficas.
As bacias sedimentares podem ser geradas tanto no interior das placas como também nos seus limites. Com relação ao ambiente tectônico de formação das bacias sedimentares, tem-se que
nas áreas continentais podem ser geradas tanto as amplas bacias do tipo sinéclise como as bacias do tipo rifte continental.
nos limites transformantes formam-se as bacias de retroarco.
nos limites divergentes podem ser geradas as bacias de antearco.
as bacias do tipo aulacógeno são geradas nos limites de placa compressivos.
as bacias de antepaís são formadas por estiramento litosférico, no limite entre margens divergentes e áreas cratônicas.
no caso K, o eixo σy corresponde ao eixo de maior tensão, σ1, e o eixo σx corresponde ao eixo de menor tensão, σ3.
no caso L, o eixo de maior tensão, σ1, corresponde ao eixo σz, e o de menor tensão, σ3, ao σx.
no caso M, o eixo de tensão intermediária, σ2, corresponde ao eixo σx, e o eixo de menor magnitude, σ3, corresponde ao eixo σy.
o eixo σz corresponde aos eixos de tensão σ1, σ2 e σ3, nos casos K, L e M, respectivamente.
o eixo de tensão de magnitude mínima, σ3, corresponde aos eixos σx, σy e σz, nos casos K, L e M, respectivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...