Questões sobre Aerodinâmica

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Um projétil, de 5g, é disparado por uma pistola a uma velocidade de 350 m/s contra um alvo metálico disposto sobre uma base móvel de massa total de 65g. Sabendo que a bala fica alojada no alvo, desprezando a resistência do ar e supondo a distância de disparo suficientemente curta a ponto de ignorarmos efeitos gravitacionais sobre a bala, qual a velocidade aproximada do recuo do alvo?

  • A. 23 m/s.
  • B. 25 m/s.
  • C. 27 m/s.
  • D. 30 m/s.
  • E. 32 m/s.

Para medir a aceleração de um avião enquanto corre na pista para a decolagem, um passageiro segurou a extremidade de um pedaço de fio dental que sustenta uma porca de parafuso na outra extremidade. Verificou, então, que o fio permanece inclinado de um ângulo θ em relação à vertical. Nestas condições, o passageiro concluiu corretamente que a aceleração do avião tem intensidade

  • A. g
  • B. g sen θ
  • C. g cos θ
  • D. g tg θ
  • E. g cotg θ

A equação de Navier-Stokes, tal como ela é utilizada em aerodinâmica compressível subsônica, admite que a atmosfera está em repouso e a aceleração da gravidade tem efeito desprezível. Adimensionalizando-se esta equação tendo como referência as propriedades do escoamento não perturbado (velocidade, pressão, massa específica, viscosidade dinâmica), além de uma grandeza geométrica e de um tempo característico, o conjunto de parâmetros de similitude encontrado seria:

  • A.

    frequência reduzida, número de Froude e número de Strouhal.

  • B.

    número de Reynolds, número de Mach e número de Froude.

  • C.

    número de Strouhal, número de Reynolds e número de Froude.

  • D.

    frequência reduzida, número de Mach e número de Reynolds.

  • E.

    número de Prandtl, número de Mach e número de Reynolds.

O sistema de equações que descreve o movimento de um fluido compressível, tal como é utilizado na dinâmica dos gases térmica e caloricamente perfeitos, é deduzido com base em três leis da física clássica, a saber:

  • A.

    lei da continuidade, terceira lei de Newton e lei da inércia.

  • B.

    conservação da massa, primeira lei de Newton e segunda lei da termodinâmica.

  • C.

    conservação da massa, segunda lei de Newton e primeira lei da termodinâmica.

  • D.

    lei da continuidade, conservação da quantidade de movimento e segunda lei da termodinâmica.

  • E.

    primeira lei de Newton, segunda lei de Newton e terceira lei de Newton.

Considere o escoamento do tipo camada-limite bidimensional sobre placa plana semi-infinita. A espessura da camada é dada por 5 (ν.x / U∞)1/2 onde ν é a viscosidade cinemática; x, a distância do bordo de ataque da placa e U∞, a velocidade do escoamento fora da camada-limite. A um metro do bordo de ataque da placa, para Reynolds igual a 105, a espessura da camada-limite é da ordem de:

  • A.

    25 mm.

  • B.

    23 mm.

  • C.

    20 mm.

  • D.

    19 mm.

  • E.

    16 mm.

Uma das formas mais conhecidas do coeficiente de atrito local de placa plana gerado por uma camada-limite turbulenta bidimensional se escreve Cf = 0,0576 (U x / ν)–1/5 . Esta relação admite que a camada-limite é turbulenta desde o bordo de ataque da placa. Qual é o valor do coeficiente de arrasto, Cd, da placa, considerando-se que ela está submetida a um escoamento uniforme U tal que o número de Reynolds da placa vale 105?

  • A.

    0,00681

  • B.

    0,00454

  • C.

    0,00454

  • D.

    0,00454

  • E.

    0,01440

A equação de Bernoulli utilizada na aerodinâmica em regime incompressível se escreve como p + ½ ρ U2 = Constante. O valor da constante é conhecido das condições do escoamento não perturbado, p é a pressão estática; ρ, a massa específica do fluido e U, a velocidade no ponto considerado. A partir da equação de Euler, obtém-se a equação de Bernoulli considerando-se:

  • A.

    regime não permanente e escoamento rotacional.

  • B.

    regime permanente e campo de forças conservativo.

  • C.

    regime permanente e escoamento irrotacional.

  • D.

    regime não permanente e massa específica constante.

  • E.

    regime permanente e massa específica variável.

A equação de Laplace para o potencial de velocidade é um modelo utilizado na aerodinâmica em baixa velocidade e encerra um princípio físico e duas hipóteses que são, respectivamente:

  • A.

    conservação da quantidade de movimento angular, campo de velocidade irrotacional e fluido baroclínico.

  • B.

    conservação da quantidade de movimento, campo de velocidade irrotacional e fluido com massa específica constante.

  • C.

    conservação da energia, campo de velocidade rotacional e fluido barotrópico.

  • D.

    conservação da massa, campo de velocidade irrotacional e fluido com massa específica constante.

  • E.

    conservação da circulação da velocidade, campo de velocidade rotacional e fluido com massa específica constante.

  • A.

    2, 3, 6

  • B.

    2, 3, 4

  • C.

    2, 5, 6

  • D.

    2, 4, 5

  • E.

    3, 4, 6

Uma asa reta formada de aerofólios NACA 23012 é colocada em um túnel de vento e se estende de uma parede a outra do túnel de modo que o escoamento possa ser considerado bidimensional. A corda do modelo vale 1,3 m, e as condições dentro da seção de teste simulam a atmosfera a 3 km de altitude onde a massa específica é igual a 0,91 kg/m3. A velocidade na seção de teste é de 360 km/h. Qual é a sustentação por unidade de envergadura que deve ser medida pela balança quando o ângulo de ataque for de 4 graus? Qual é o valor da circulação da velocidade para um circuito que envolva a asa? Os dados experimentais disponíveis para o aerofólio NACA 23012 indicam que o ângulo de ataque para sustentação nula é igual a –1,2 graus, e o valor do C é igual a 0,104 por grau.

  • A.

    3 100 N/m e 28,1 m2/s

  • B.

    3 200 N/m e 29,1 m2/s

  • C.

    3 300 N/m e 27,1 m2/s

  • D.

    3 400 N/m e 26,1 m2/s

  • E.

    3 500 N/m e 25,1 m2/s

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