Lista completa de Questões sobre Cinemática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na figura acima, é representada uma viga biapoiada, submetida a uma carga q, distribuída e de valor igual a 18 kgf/m. A seção transversal da viga é retangular, medindo 2 cm de largura e 6 cm de altura. Considerando essas informações e desprezando o peso próprio da viga, assinale a opção correta.
A reação do apoio B, em módulo, é igual a 36 kgf.
O esforço cortante, na seção B, é igual a +18 kgf.
O módulo do momento fletor, na seção B, é igual a 35 kgfm.
Sabendo-se que o módulo Z de resistência a tração é expresso pela equação em que b e h são a largura, a altura da seção transversal da viga, então o módulo da tensão máxima (tração e compressão) é igual a 30 kgf/cm2 .
No ponto A, o esforço cortante é igual a zero.
A figura acima representa o diagrama dos momentos fletores de uma viga biapoiada nos pontos de apoio A e B. Desprezando-se o peso próprio da viga, assinale a opção correta
O esforço cortante no ponto A, em módulo, é superior a 4 kgf.
A força na viga corresponde a uma carga distribuída de valor igual a 4 kgf/m que atua em um ponto do vão situado a 2 m a partir do ponto B.
A reação do apoio no ponto B é, em módulo, igual a +2 kgf.
No ponto do vão da viga, que está a 2 m do ponto B, o diagrama de esforço cortante apresenta uma descontinuidade de 6 kgf, em módulo.
Assinale a opção correta acerca dos conceitos de força, massa e peso.
Se uma partícula está sob a ação de uma força resultante em determinada direção, então ela se move nessa mesma direção.
A diferença entre massa inercial e massa gravitacional de um corpo pode ser desprezada na maioria das situações, mas é sempre maior do que zero.
Apesar de massa e peso serem grandezas diferentes, o módulo das duas grandezas é o mesmo.
Massa e peso são propriedades de um corpo.
O peso de um corpo depende das vizinhanças do corpo, mas a razão entre os pesos de dois corpos, medidos no mesmo local, independe do local onde foram feitas as medidas.
Considerando-se que um pêndulo seja formado por uma massa de 2 kg e um fio de 1 m, inextensível e de massa desprezível, preso ao teto, e que a massa seja deslocada da sua posição de equilíbrio até um ângulo de 60 o , com o fio esticado, e, então, solta, e supondo-se que g seja a aceleração da gravidade e que a resistência do ar seja desprezível, nessa situação o valor da tensão no fio, quando a massa passar pelo ponto de equilíbrio, será igual a
2 g.
4 g.
8 g.
Denominam-se forças de tração aquelas que atuam em cabos cordas ou fios. Com relação a essas forças, assinale a opção correta.
Em um cabo de guerra, como mostrado na figura abaixo, a tração resultante no cabo é igual a 2T.
A tração no fio mostrado na figura abaixo é igual ao peso do bloco de massa m2 .
A força de tração que o operador exerce na corda muda de direção pelo uso da polia fixa mostrada a seguir.
Na figura que representa a associação de polias móvel e fixa, a seguir, a tensão no fio exercida pelo operador é igual a 1/3 do peso do bloco levantado uma vez que há 3 trechos distintos do fio.
Acerca das propriedades dos materiais sólidos, assinale a opção correta.
A distensão sofrida por uma mola devida a um corpo pendurado nela é inversamente proporcional à força da gravidade que atua sobre o corpo.
Os materiais que não reassumem a forma original após terem sidos deformados são chamados de elásticos.
O aço é um excelente material inelástico, pois pode resistir a grandes forças aplicadas e, mesmo após ter sido deformado pode retornar à sua forma e ao seu tamanho originais.
A elasticidade de um objeto é a propriedade pela qual sua forma se altera sob ação de uma força deformante, retornando à forma original quando a força deformante é retirada.
As rochas quebram mais facilmente quando submetidas à compressão do que à tensão.
A figura acima mostra um bloco com peso igual a 420 N suspenso por um fio e preso a uma mola, que está 21 cm distendida. Sabendo que tg 45 o = 1, e considerando que o sistema esteja em equilíbrio e que o fio e a mola tenham massas desprezíveis, julgue os itens a seguir.
A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que a constante elástica da mola é maior que 1.800 N/m.
A figura acima mostra um bloco com peso igual a 420 N suspenso por um fio e preso a uma mola, que está 21 cm distendida. Sabendo que tg 45 o = 1, e considerando que o sistema esteja em equilíbrio e que o fio e a mola tenham massas desprezíveis, julgue os itens a seguir.
Na situação descrita, a componente vertical da tensão no fio é menor que 420 N.
Considerando que o quadro esteja em equilíbrio, é correto afirmar que as componentes verticais da tensão nos dois fios são iguais.
Na situação de equilíbrio, a força resultante sobre o quadro é nula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...