Questões sobre Dinâmica

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Em uma medição de velocidade de trânsito com um aparelho ultrassônico por efeito Doppler, um físico testa o aparelho utilizando-o da janela do seu veículo, que se desloca a uma velocidade de 72 km/h em direção a um outro veículo a sua frente, o qual se deseja determinar a velocidade. O veículo na frente se move no mesmo sentido que o veículo do físico. Supondo que as frequências emitidas e recebidas pelo aparelho ultrassônico são, respectivamente, 24.000 Hz e 21.600 Hz e que a velocidade das ondas sonoras no ar é de 340 m/s, qual a velocidade aproximada medida pelo aparelho para o carro da frente?

  • A. 54 km/h.
  • B. 90 km/h.
  • C. 136 km/h.
  • D. 180 km/h.
  • E. 216 km/h.

Um veículo realizou dois terços de uma viagem com velocidade média de 80 km/h e o restante com velocidade média de 60 km/h. Quantos quilômetros esse veículo percorreu ao todo nessa viagem que durou 4 horas?

  • A. 228 km.
  • B. 246 km.
  • C. 264 km.
  • D. 288 km.

Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a bolinha durante a colisão foi de

  • A. 10 N.
  • B. 50 N.
  • C. 70 N.
  • D. 100 N.
  • E. 140 N.

Considere que, no arranjo apresentado anteriormente, a massa da pequena esfera seja suficiente para puxar o carrinho para cima, ao longo da superfície do plano inclinado, com uma força de 0,3 N. Considere, ainda, que a massa do carrinho seja de 15 g, que o plano tenha altura de 40 cm e inclinação igual a 30°, e que a roldana não atrapalhe o movimento do carro ao chegar ao vértice superior do trilho. Tendo como referência essas informações, julgue os itens que se seguem, sabendo que sen (30°) = 0,5 e assumindo que a aceleração da gravidade local seja 10 m/s2.

Se a velocidade inicial do carrinho é igual a zero, então, ao subir o plano, o carrinho atingirá uma velocidade menor que 5 m/s no vértice superior do trilho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h, quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2, a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio, iniciando a desaceleração, até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente,

  • A. 10,0 m.
  • B. 12,5 m.
  • C. 15,0 m.
  • D. 17,5 m.
  • E. 20,0 m.

Nas operações de salvamento de vítimas de afogamento, nadadores de resgate necessitam saltar de um helicóptero diretamente na água. Em uma operação de salvamento, t segundos após o salto, h(t) = 20 - 5t2, em metros, descreve a altura em que se encontra o nadador de resgate acima da água no instante t; v(t) = -10t, em metros por segundo, descreve a velocidade do nadador em queda livre no instante t.

No que se refere a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O valor absoluto da velocidade com que o nadador de resgate atinge a água é superior a 19 m/s.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes afirmativas:

I – No movimento uniforme de uma partícula, a sua velocidade escalar instantânea será sempre igual à velocidade escalar média.

II – Pode-se afirmar que um determinado veículo em movimento retilíneo uniforme possui aceleração escalar constante diferente de zero.

III – Uma partícula em movimento retilíneo uniformemente variado apresenta aceleração escalar variável diretamente proporcional ao tempo.

IV – No movimento retardado, ocorre a redução do módulo da velocidade escalar com o passar do tempo.

Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas verdadeiras.

  • A. I, II e IV.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II, III e IV.
  • E. I e II.

Uma partícula se desloca em movimento circular uniforme por uma trajetória horizontal de raio igual a 5 m e velocidade angular igual a 20 rpm. Determine o módulo da aceleração centrípeta dessa partícula. Considere π = 3.

  • A. 200 m/s2.
  • B. 40 m/s2.
  • C. 80 m/s2.
  • D. 20 m/s2.
  • E. 100 m/s2.

  • A. 2,4 km/h; 6 m.
  • B. 0,5 km/h; 6 m.
  • C. 0,5 km/h; 12 m.
  • D. 1,8 km/h; 12 m.
  • E. 1,0 km/h; 12 m.
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