Lista completa de Questões sobre Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No circuito esquematizado na figura, o elemento à esquerda contém uma bobina ligada a um fio retilíneo, com uma extremidade livre e outra ligada à Terra. O elemento à direita é constituído de uma bobina e um capacitor.
Tal circuito poderia representar, basicamente, uma estação transmissora de rádio, sendo função do elemento à esquerda,
difundir, como antena, a onda eletromagnética correspondente à corrente produzida no circuito oscilante à direita.
enviar, como antena, a onda eletromagnética que é captada pelo receptor representado pelo elemento à direita.
amplificar, como efeito do fio terra, a onda eletromagnética gerada pelo elemento à direita.
gerar tensão variável, que será difundida como onda pelo circuito oscilante à direita.
transformar em dente de serra o sinal senoidal produzido pelo circuito capacitivo à direita.
O circuito elétrico acima é alimentado por uma fonte de tensão senoidal cuja freqüência angular é igual a T. Considerando que esse circuito funcione em regime permanente, julgue os itens subseqüentes.
Caso a amplitude da tensão da fonte seja igual a 100 V e a freqüência angular seja finita e diferente de zero, circulará pelo circuito corrente cuja fase estará sempre adiantada em relação à fase da tensão.
Uma emissora de rádio, cujo circuito oscilante gera a onda portadora com um indutor de 32 mH (32.10–6 H) e um capacitor de 2 pF (2.10–12 F), poderá ser sintonizada por um rádio receptor de
ondas médias de 535 a 1 606 kHz.
ondas tropicais de 3 200 a 3 400 kHz.
ondas curtas de 5 950 a 21 750 kHz.
VHF de 30 a 300 MHz.
UHF de 300 a 3 000 MHz.
O circuito elétrico acima é alimentado por uma fonte de tensão senoidal cuja freqüência angular é igual a T. Considerando que esse circuito funcione em regime permanente, julgue os itens subseqüentes.
A relação entre a magnitude da tensão da fonte e a magnitude da corrente no circuito varia linearmente com a freqüência da fonte.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
Um certo dispositivo emite radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é 2.10–5 metros. Tal dispositivo poderia ser
um rádio-transmissor.
um forno de microondas.
um controle remoto de TV.
uma lâmpada fluorescente.
um aparelho de raio-X.
O esquema representa o espectro de radiações eletromagnéticas, em ordem crescente das freqüências. Utilize-o para responder às questões de números 67 a 69.
Observando-se os valores de freqüência cuja radiação tem origem na camada eletrônica ou no núcleo atômico, pode-se estimar que a energia de radiação liberada por uma bomba nuclear, relativamente à liberada pela explosão de uma dinamite é da ordem de
1020 vezes maior.
1015 vezes maior.
1010 vezes maior.
104 vezes maior.
102 vezes maior.
Controles sem fio, como os de de abertura de portas de garagem geralmente fazem uso da radiação infra-vermelha, enquanto que telefones sem fio e celulares utilizam radiofreqüências. A escolha dessas diferentes faixas de radiação eletromagnética se deve a
uma consideração de ordem econômica, em função da demanda de energia das baterias.
diferentes decaimentos da intensidade em função da distância, ou seja, diferentes alcances.
razões práticas dadas em função da diferente radiotransparência das paredes a cada freqüência.
princípios de segurança no uso e na privacidade estratégica das radiações nas comunicações.
opção dos fabricantes, pois pode-se operar celular com infravermelho e controle com rádio freqüência.
Durante o século XX apareceram várias técnicas de microscopia de alta resolução, muitas delas designadas por siglas. Microscópio eletrônico de transmissão (MET), microscópio eletrônico de varredura (MEV), microscópio de tunelamento varredura (STM) e microscópio de força atômica (AFM) são aparelhos associados a algumas dessas técnicas. Em relação às microscopias eletrônica, de tunelamento varredura e de força atômica, julgue os itens que se seguem.
No STM, é possível obter informações a partir da corrente elétrica que flui entre a ponta de prova do microscópio e a amostra.
Considerando as informações do texto acima, julgue os itens a seguir.
A função trabalho para o sódio é maior que 4,0 × 10-19 Joules.
Completando o ciclo da dualidade partícula-onda, Louis de Broglie sugeriu que, assim como a luz, a matéria também teria um comportamento dual onda-partícula. De modo análogo ao caso da luz, o caráter ondulatório de uma partícula deveria ser comprovado através de uma experiência de difração ou interferência. O trabalho de de Broglie foi publicado em 1923 e, já em 1927, Davisson e Germer realizaram uma experiência na qual se observava a difração de um feixe de elétrons através de um cristal de níquel.
Hoje, sabe-se que os avanços tecnológicos alcançados pelo homem, nestes últimos séculos, passaram necessariamente pelos conhecimentos adquiridos na solução da polêmica estabelecida por Newton e Huygens sobre o comportamento do fenômeno luz. Em especial, podem-se citar as diferentes técnicas espectroscópicas e a microscopia óptica, largamente usadas nas técnicas de perícia criminal. Acerca da dualidade onda-partícula da matéria, julgue o item seguinte.O comprimento de onda de um elétron, cuja massa vale 9,11×10-31 kg, é 100 vezes menor que o comprimento de onda de uma bola de boliche de 1,0 kg, quando ambos estiverem em movimento e com a mesma velocidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...