Lista completa de Questões sobre Elétrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Física - Elétrica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um íon, de carga q e massa m, entra com velocidade V em uma câmara na qual o campo magnético uniforme B é perpendicular à trajetória do íon (veja a figura). Sob a ação do campo magnético, o íon descreve um semicírculo de raio R, dado por:
Física - Elétrica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio consiste em considerar o núcleo em repouso e o elétron em movimento numa órbita circular de raio R. Indique entre as opções abaixo, a que expressa a dependência da energia cinética do elétron com o raio da órbita.
Física - Elétrica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A freqüência mínima para emissão de fotoelétrons em um certo metal é 5,0 x 1014 Hz. Qual o comprimento de onda correspondente, no vácuo, em nm (10-9 m)?
300
400
500
600
700
O circuito elétrico esquematizado abaixo é constituído de um gerador, de f.e.m. E = 30 V e resistência interna r = 2,0 Ω, alimentando uma associação de resistores ôhmicos cujas resistências elétricas estão indicadas e um amperímetro A que pode ser considerado ideal.
Nestas condições, a indicação do amperímetro, em ampères, vale
Qual a intensidade da corrente elétrica que circula pela resistência de uma pequena lâmpada quando em funcionamento normal, se nela está escrito 3,6 W 12 V?
Para o circuito mostrado na figura, os valores de R, E1 e E2 , respectivamente, são:
100 , 20V e 10V
100 , 50V e 30V
200 , 50V e 30V
200 , 60V e 40V
400 , 50V e 30V
A equação diferencial
representa o modelo matemático de um circuito RLC série, ligando a corrente i(t) que circula nos componentes com a tensão v(t) da fonte que o alimenta.
A razão de amortecimento, que neste tipo de circuito é calculada por , vale:
0,2
0,5
0,7
0,85
1,0
Um circuito RC (Resistor-Capacitor) ligado em série é alimentado por uma fonte de tensão CC. Uma chave on-off, inicialmente desligada, conecta a fonte aos componentes. Estando o capacitor inicialmente descarregado, a partir do instante t=0, quando a chave é ligada, a expressão para o cálculo do tempo consumido até o capacitor se carregar com 20% da tensão da fonte é:
RC
0,2RC
RC ln(0,2)
RC ln(1,25)
RC ln(5)
Um motor DC (corrente contínua), cujo esquema está apresentado na figura e cujas variáveis envolvidas estão definidas na tabela, tem o campo excitado por um ímã permanente e tem o seu modelo matemático representado pelas seguintes equações diferenciais:
Considere o Motor DC como um sistema onde a entrada é a tensão na armadura, a saída é a velocidade angular do motor e um vetor de estado é definido como: x1 a corrente da armadura e x2 a velocidade angular. A matriz da dinâmica para uma representação em espaço de estado de 2ª ordem deste sistema é:
Um equipamento elétrico, com resistência de 16Ω, ligado em uma rede com tensão de 220V, dissipa uma potência, em W, igual a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...