Lista completa de Questões sobre Física de Materiais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Avalie as afirmações que seguem com base no tema Resistência dos materiais.
I. Extensão é uma grandeza física que permite definir os esforços internos de maneira independente das dimensões e da geometria do corpo sólido ou da massa líquida.
II. Tensão é uma grandeza física que permite definir os esforços internos de maneira independente das dimensões e da geometria do corpo sólido ou da massa líquida.
III. Deformação é uma grandeza física que permite definir os esforços internos de maneira independente das dimensões e de geometria do corpo sólido ou da massa líquida.
Está correto o que se afirma em:
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: Um motor de combustão interna, monocilíndrico tem o diâmetro do cilindro com 82mm, e o pistão se desloca do ponto morto superior até o ponto morto inferior (curso) em 8,2cm.
Qual o valor em litros do volume varrido por este pistão?
Considere a situação a seguir.
Um estudante tem um pai apaixonado por carros antigos e que sempre comparece a eventos em que alguns desses veículos são expostos. Em uma oportunidade de acompanhar seu pai, o estudante percebe que tais veículos possuem uma lataria muito mais resistente que a dos carros atuais.
Isso se deve principalmente por causa da:
Física - Física de Materiais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Muitas propriedades dos materiais estão intrinsecamente ligadas a suas microestruturas. Materiais, como o óxido de zircônio, podem apresentar-se quebradiços, ser utilizados na forma de pó e servir como sensores de presença de oxigênio. Para isso, será necessário algum tratamento térmico ou inclusão de um elemento de liga que funcione como modificador da sua microestrutura. Dessa forma, os diagramas de fases podem fornecer informações importantes sobre as fases presentes, por exemplo, em uma liga metálica. A figura abaixo apresenta o diagrama de fases no equilíbrio para ligas de Ag-Cu.
Considerando as informações e o diagrama de fases acima apresentados, julgue os itens subsequentes.
Caso uma liga de prata com 20% em massa de cobre seja mantida a 500 °C, a microestrutura dessa liga apresentará uma fração mássica da fase alfa, rica em cobre, próxima de 80%.Muitas propriedades dos materiais estão intrinsecamente ligadas a suas microestruturas. Materiais, como o óxido de zircônio, podem apresentar-se quebradiços, ser utilizados na forma de pó e servir como sensores de presença de oxigênio. Para isso, será necessário algum tratamento térmico ou inclusão de um elemento de liga que funcione como modificador da sua microestrutura. Dessa forma, os diagramas de fases podem fornecer informações importantes sobre as fases presentes, por exemplo, em uma liga metálica. A figura abaixo apresenta o diagrama de fases no equilíbrio para ligas de Ag-Cu.
Considerando as informações e o diagrama de fases acima apresentados, julgue os itens subsequentes.
Em se tratando de ligas metálicas, as transformações de fases no estado sólido podem gerar expansões volumétricas quando a peça está em um processo de resfriamento lento, tal como ocorre no caso dos aços, quando a austenita se transforma em perlita.Conhecer as propriedades dos materiais é de extrema importância para sua seleção e aplicação. As propriedades de tenacidade e resiliência podem ser definidas, respectivamente, por:
Em relação à natureza e fundamentos que regem o comportamento dos dispositivos semicondutores, é INCORRETO afirmar:
Nos semicondutores existem dois tipos de portadores de cargas: lacunas e elétrons.
Um material semicondutor tipo N tem como portadores majoritários as lacunas.
Em uma junção PN de germânio, a barreira de potencial varia entre 0,2 e 0,3 V.
Um material semicondutor dopado com impurezas pentavalentes tem como portadores majoritários os elétrons.
Nos semicondutores, devido ao fenômeno térmico, pares elétron-lacunas são gerados permanentemente, mas desaparecem simultaneamente pelo processo da recombinação.
O petróleo, para se acumular no reservatório, deve deslocar- -se desde a rocha geradora. Nesse contexto, afirma-se que
a primeira acumulação de petróleo na armadilha, após o deslocamento através do reservatório, caracteriza o fenômeno de migração primária.
a estratificação dos fluidos, água, petróleo e gás, dentro do reservatório, indica que ocorreram três fases de migração, respectivamente do gás, do óleo e da água.
a migração secundária ocorre dentro do reservatório, sendo responsável pela acumulação dos hidrocarbonetos na armadilha.
a migração entre rocha geradora e rocha reservatório só ocorre se essas duas rochas estiverem em contato direto.
a expulsão do petróleo da rocha geradora caracteriza o processo de migração, que só ocorre quando a geradora for uma rocha porosa e permeável.
Com relação aos ensaios, os materiais classificam-se como destrutivos e não destrutivos. Assinale a alternativa que apresenta um ensaio que NÃO pertence à classe dos destrutivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...