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A direção cristalográfica dada por índices é bem representada pela célula unitária cúbica dada por:
Em relação ao Sistema Internacional de Unidades (SI), são adotadas as seguintes grandezas fundamentais:
força (newton), comprimento (metro), massa (quilograma), tempo (segundo), corrente elétrica (ampère), temperatura termodinâmica (kelvin), quantidade de matéria (mol).
velocidade (metro/segundo), massa (quilograma), tempo (segundo), corrente elétrica (ampère), temperatura termodinâmica (kelvin), quantidade de matéria (mol), intensidade luminosa (candela).
comprimento (metro), tempo (segundo) e massa (quilograma).
comprimento (metro), massa (quilograma), tempo (segundo), corrente elétrica (ampère), temperatura termodinâmica (kelvin), quantidade de matéria (mol), intensidade luminosa (candela).
velocidade (metro/segundo), massa específica (quilograma/metro cúbico), viscosidade (Centistoke) e aceleração da gravidade (metro/segundo ao quadrado).
Física - Grandezas e Unidades - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Lagrangeana de uma partícula de massa m é
Podemos concluir que a força sobre a partícula é igual a:
Os fluidos nos quais a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação são chamados:
compressíveis.
newtonianos.
rotacionais.
uniformes.
não viscosos.
Considere que, em uma mineradora, exista um sistema de transporte de minério equivalente a uma montanha-russa. Analogamente a uma montanha-russa, um conjunto de carros, conectados como os vagões de um trem, é colocado sobre trilhos, formando um circuito fechado. Esse conjunto é inicialmente deslocado, por meio de um sistema motorizado, até o ponto mais alto do trajeto ponto A e, de lá, continua o percurso impulsionado apenas pela força da gravidade. Considerando que todos os carros do conjunto estão vazios e são idênticos, bem como são idênticas as estruturas que os interligam, e que não há acionamento de freio antes do término do percurso ponto B , julgue os seguintes itens.
É possível a determinação da perda de energia por atrito entre os pontos A e B do circuito, apenas com o conhecimento das velocidades do conjunto de carros nos pontos A e B.
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