Lista completa de Questões sobre Hidrostática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das propriedades dos fluidos e da estática dos meios fluidos, julgue os itens a seguir.
A pressão aplicada em um ponto de um fluido em repouso é transmitida apenas ao ponto de aplicação.
No estudo de mecânica dos fluidos, líquidos e gases são modelados e classificados a partir de características básicas. Dentre essas, tem-se que
líquidos não são dilatáveis, e gases são dilatáveis.
líquidos não são dilatáveis, e gases são incompressíveis.
líquidos são dilatáveis, e gases são incompressíveis.
líquidos são dilatáveis, e gases são compressíveis.
líquidos e gases são compressíveis.
Um fluido incompressível, com peso específico 9.000 N/m3, escoa em uma tubulação de diâmetro uniforme desde a cota z1 = −5 m até a cota z2 = 10 m, onde a pressão é atmosférica. Se a perda de carga associada ao escoamento é de 3 m de coluna do referido fluido, a pressão manométrica na tubulação na cota z1 é
1,16 x 104 N/m2
1,80 x 104 N/m2
7,20 x 104 N/m2
1,08 x 105 N/m2
1,62 x 105 N/m2
Uma tubulação conduz água a uma vazão de 10 m3/s. Considerando que a massa específica da água é μágua = 1,0 x 103 kg/m3, o fluxo de massa desse escoamento, em kg/s, é
A indicação de nível de água em tanque de armazenamento está sendo apresentada em determinada tela de um sistema supervisório dedicado ao acompanhamento dessa informação. Após uma consulta a dados históricos referentes a essa medida, observou-se que, às 23 h, o valor apresentado era de 75,0%. Sabendo-se que este transmissor é um instrumento pneumático e o tanque em questão possui limites operacionais entre 0 e 100%, qual o sinal de saída do transmissor, em psi, naquele instante?
Qual é a vazão, em litros por segundo, de água que é transportada através de um tubo de 4 cm de diâmetro, a uma velocidade de 10 m/s?
(Considere 1 cm = 10−2 m, 1,0 l = 10−3 m3 e o valor aproximado de μ = 3,0.)Dadas as dimensões primárias M, L e T — massa, comprimento e tempo, respectivamente — e dado o número de parâmetros envolvidos, é correto afirmar que há três grupos adimensionais distintos que determinam o problema.
Para que o estudo em um modelo reduzido seja equivalente ao estudo em um protótipo de tamanho real, é suficiente apenas garantir que a geometria do modelo e a do protótipo mantenham exatamente as mesmas proporções e que as razões das forças atuantes sejam iguais para o caso do modelo e do protótipo.
Os grupos adimensionais podem ser identificados em uma análise dimensional do fenômeno. O grupo conhecido como número de Reynolds, é um dos grupos adimensionais importantes na mecânica dos fluidos.
Os mesmos parâmetros adimensionais encontrados para o caso da queda de pressão no escoamento de fluido viscoso através de uma tubulação podem ser usados, e são suficientes, para a análise de escoamentos plenamente desenvolvidos laminares ou turbulentos.
No fenômeno descrito, deve-se garantir que, pelo menos, quatro grupos adimensionais sejam totalmente idênticos entre um modelo e um protótipo, para que os estudos no modelo e no protótipo sejam considerados semelhantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...