Lista completa de Questões sobre Magnetismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura a seguir mostra (esquematicamente) como funciona o espectrômetro de Dempster.
Esses raios são tais que
Física - Magnetismo - - 2015
O efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente elétrica. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser comprovada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformações, relés, etc. Sobre as aplicações do efeito magnético da corrente elétrica, assinale a alternativa CORRETA.
Em dois fios retilíneos muito longos I e II, paralelos entre si e separados por uma distância de 60 cm, são estabelecidas correntes contínuas de mesmo sentido e de intensidades i1 = 10 A e i2= 20 A, respectivamente. Determine a intensidade Bp do vetor indução magnética resultante devido a esses fios, num ponto P, situado no plano dos fios e a uma distância d1=10 cm do fio I e a distância d2=50cm do fio II. Dado: μo=4π x 10-7 T.m/A (permeabilidade do meio)
Calcule a indução magnética do campo no centro de uma espira quadrada, de lado 1 m, onde circula uma corrente de 1ª. Dados: km = 10-7 N/A2 (constante magnética) e sen 45º = 0,7.
Ao aproximar o ímã do circuito, a força eletromotriz induzida produzirá uma corrente elétrica na espira de forma que o sentido do campo magnético induzido tenderá a aumentar a variação do fluxo magnético originado pelo movimento do ímã.
No eletromagnetismo, a Lei de Faraday estabelece que a força eletromotriz induzida em um circuito fechado é determinada pela taxa de variação do fluxo magnético que atravessa o circuito.
Com relação às propriedades dos materiais destinados a aplicações industriais, julgue os itens que se seguem. O ferro alfa puro à temperatura ambiente possui um momento magnético (ferromagnetismo) permanente, que depende de seus planos cristalográficos, podendo os aços austeníticos serem usados em projetos com características ferromagnéticas.
a velocidade do ímã diminui, mas não pode ficar constante, o processo pode ser descrito somente pelas leis de Ampère e de Faraday, e somente a componente longitudinal (ao longo do eixo) do campo magnético do ímã é importante no mecanismo de frenagem.
a velocidade do ímã diminui, mas não pode ficar constante, o processo pode ser descrito somente pela lei de Ampère e pela força de Lorentz, e somente a componente radial do campo magnético do ímã é importante no mecanismo de frenagem.
a velocidade do ímã pode ficar constante, o processo pode ser descrito somente pela lei de Faraday e pela força de Lorentz, e também a componente radial do campo magnético do ímã é importante no mecanismo de frenagem.
a velocidade do ímã pode ficar constante, o processo pode ser descrito somente pelas leis de Ampère e de Faraday, e também a componente radial do campo magnético do ímã é importante no mecanismo de frenagem.
a velocidade do ímã diminui, mas não pode ficar constante, o processo pode ser descrito somente pela lei de Ampère, e também a componente radial do campo magnético do ímã é importante no mecanismo de frenagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...