Questões sobre Mecânica

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Uma equipe de astronautas, em uma missão espacial à Lua, tem como um dos objetivos estimar experimentalmente a aceleração da gravidade naquele satélite. Para tal, faz uso de um pêndulo simples de 1,6 m de comprimento com uma massa de 5 kg em sua extremidade. A equipe de astronautas, então, coloca o pêndulo oscilando de forma a garantir que o mesmo descreva um movimento harmônico simples, constatando que o seu período é 6 s. Assinale a alternativa com o valor estimado da aceleração da gravidade da Lua obtido a partir desse experimento. Considerar π = 3.

  • A. 1,6 m/s2.
  • B. 9,8 m/s2.
  • C. 0,8 m/s2.
  • D. 0,5 m/s2.
  • E. 0,25 m/s2.

No que diz respeito ao tema dos mecanismos planos e das barras articuladas, assinale a alternativa que apresenta a exata correspondência entre:

(1) Tipo de junta;

(2) tipo de par; e

(3) tipo de conectividade do par no movimento planar (em número).

  • A. (1) Revolução ou pino; (2) Inferior; (3) 1.
  • B. (1) Prisma ou par deslizante; (2) Superior; (3) 2.
  • C. (1) Came; (2) Inferior; (3) 1.
  • D. (1) Engrenagens; (2) Superior; (3) 2.
  • E. (1) Evoluções; (2) Inferior; (3) 1.

Ainda sobre o tema análise estrutural, qual alternativa está INCORRETA?

  • A. Momentos fletores, momentos torçores, esforços cortantes e esforços normais são esforços básicos e a maioria presente nas grandes e pequenas estruturas.
  • B. O momento fletor é um esforço ao qual tende a alinhar uma base estrutural; este momento provoca esforços de compressão nas fibras externas e tração nas internas.
  • C. O momento torçor tende a torcer o objeto, um parafuso quando é acochado recebe este momento, há tendência de girar para um lado e a porca girar para outro.
  • D. Esforço cortante é um esforço que tende a “cisalhar” o objeto, quando se é colocado um esforço e a tendência é partir sem rotação e/ou curvatura (momento fletor), se dá o nome de esforço cortante.
  • E. Esforço normal, são esforços no sentido normal do objeto, podem ser de tração ou compressão. A tração tende a “esticar” o objeto; já o esforço de compressão tende a comprimir as fibras dos objetos.

Um automóvel que se desloca a uma velocidade constante de 15 m/s percorrerá a seguinte distância em meia hora:

  • A. 22 km;
  • B. 25 km;
  • C. 27 km;
  • D. 30 km;
  • E. 36 km;

Estamos fazendo uma viagem de 400 km. Começamos a viagem há meia hora e já percorremos 40 km. Se mantivermos a mesma velocidade média, chegaremos a nosso destino daqui a:

  • A. 4h;
  • B. 4h30min;
  • C. 5h;
  • D. 5h30min;
  • E. 6h.

Um automóvel está se deslocando com aceleração constante. Num certo instante, sua velocidade era de 14 m/s e, 10 segundos após, era de 20 m/s. A aceleração do automóvel nesse trecho era, em m/s2, igual a:

  • A. 0,6
  • B. 0,8
  • C. 1,0
  • D. 1,2
  • E. 1,5

Que gráfico abaixo melhor representa a aceleração em função do tempo no caso de um movimento uniformemente acelerado?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Uma peça tem massa de 6,72 × 10-2 kg e volume de 5,60 cm³ . A massa específica dessa peça, expressa emunidades do sistema internacional, é:

  • A. 18,0 × 103
  • B. 12,0 × 103
  • C. 10,0 × 103
  • D. 24,0 × 103
  • E. 15,0 × 103

O gráfico a seguir representa o movimento de uma partícula. Analise as afirmativas seguintes:

I. A velocidade escalar média entre t = 4s e t = 6s é de –1m/s.

II. O módulo do deslocamento entre t = 4s e t = 10 s é de 1 m.

III. A distância total percorrida desde t = 0 até t = 10s vale 8m.

A sequência correta é:

  • A. Somente as assertivas I e III são corretas.
  • B. Somente as assertivas II e III são corretas.
  • C. Somente as assertivas I e II são corretas.
  • D. As assertivas I, II e III são corretas.

Em um relatório da perícia, indicou-se que o corpo da vítima havia caído de um andaime localizado a 20 m de altura em relação ao solo. Considerando que a aceleração da gravidade tem valor igual a 10 m/s2 e desprezando-se a ação do ar contra o movimento, pode-se determinar que o choque fatal contra o chão ocorreu a uma velocidade, em m/s, de

  • A. 20.
  • B. 15.
  • C. 10.
  • D. 25.
  • E. 5.
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