Lista completa de Questões sobre Óptica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A lupa, mostrada na figura, é um instrumento óptico que consiste em uma lente biconvexa, de pequena distância focal, que, por sua capacidade de ampliar imagens, também é chamada de microscópio simples. Com relação a esse instrumento óptico, julgue os itens a seguir.
I A lente que constitui uma lupa é divergente.
II A ampliação produzida por uma lupa depende sempre da distância mínima de resolução do observador.
III Quando uma lente biconvexa é usada como lupa, a um objeto real corresponderá sempre uma imagem virtual ampliada.
IV A imagem produzida por uma lente biconvexa não pode ser projetada em um anteparo.
Estão certos apenas os itens
Na realização de uma medida radiométrica, a não correção da variação da sensibilidade espectral de um detector pode ser classificada como uma incerteza do tipo A.
Fotomultiplicadoras, também conhecidas como PMTs (photomultiplier tubes), destacam-se por sua alta detectividade, mas não respondem bem na região de infravermelho do espectro.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
I Conhecendo-se o período de revolução de uma das luas mencionadas no texto, bem como o raio médio de sua órbita em torno de Urano, pode-se estimar a massa desse planeta.
II A lua S/2003 U1 tem um período de revolução maior porque tem uma massa maior que a lua S/2003 U 2.
III A medida do período de uma das duas luas citadas no texto pode ser feita por observação direta.
IV O movimento orbital das duas luas em torno de Urano não é perturbado pela presença das outras luas.
Estão certos apenas os itens
Em detectores fotocondutores, a presença de radiação altera a condutividade do elemento detector devido a transições de elétrons a partir de estados cheios, na banda de condução, para estados ligados vazios no gap do material de que é feito.
O tempo de resposta de detectores fotocondutores depende de processos de captura de carga em estados de impurezas ou defeitos, cuja densidade pode ser controlada externamente por meio de um resistor.
Em detectores do tipo fotovoltaico, o processo de absorção de fótons leva a uma separação de carga no dispositivo, gerando uma tensão que é proporcional ao fluxo de fótons que atinge o detector.
O espectro obtido com um detector do tipo termopilha (thermopile) precisa ser corrigido para compensar a variação da detectividade do detector com o comprimento de onda.
A detecção fotovoltaica não requer que o dispositivo seja polarizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...